Aprenda a fazer uma limpeza eficiente na sua garrafa térmica


Se você tem garrafa térmica em casa, o ideal é que ela seja usada apenas para colocar água e café. Quando é utilizada para colocar leite ou outros lácteos, existe um risco muito maior de contaminação por bactérias.

O que muitas pessoas acreditam ser suficiente é limpar a garrafa com água fervente, já que é de conhecimento popular que a água em 100 graus mata quase tudo. Mas essa técnica não funciona para o caso do leite. Veja quais são os métodos mais eficazes para fazer uma limpeza eficiente na sua garrafa térmica.

Detergente e escova

Utilize aquelas escovinhas de lavar mamadeira para limpar cada cantinho interno da garrafa térmica com água e detergente comum.

Esfregue bastante e enxágue muito bem para remover todo o detergente. Uma esponjinha presa em um arame, que possa alcançar até o fundo da garrafa, também é uma opção.

Bicarbonato de sódio

Esta substância amiga das donas de casa é inimiga de fungos e bactérias. Portanto é ótima para lavar a garrafa térmica que teve contato com lácteos. Uma vez por semana, encha a garrafa com uma solução de 2 colheres de sopa de bicarbonato em 1 litro de água e deixe de molho algumas horas.


Mesmo para garrafas que só recebem café preto, a solução com bicarbonato é útil para remover as manchas e o cheiro forte. Para essa finalidade, utilize a mesma solução, mas com água fervente, e deixe agir por 12 horas.

Para limpar também a bomba da garrafa, remova a solução bombeando o líquido para fora. Depois enxágue bem a garrafa, ponha água limpa e bombeie novamente. A garrafa deve ser guardada seca e fechada até o próximo uso.

Para limpar a parte externa

No exterior da garrafa não tem segredo. Esponja e detergente são suficientes. Para os cantinhos mais difíceis volte a confiar na solução de bicarbonato.

Mergulhe a escovinha de mamadeira na solução e passe nas partes mais difíceis de limpar. Deixe agir algumas horas e enxágue com água fervente para evaporar e secar na hora.