Banana engorda ou emagrece? Confira aqui!


A banana é uma das frutas mais comuns do Brasil, muito versátil para o consumo e composta de diversos nutrientes importantes para a saúde. Mesmo assim há um outro lado que deixa muitas pessoas na dúvida se a banana engorda.

Existe uma razão para esse pensamento e você verá a explicação a seguir. Conheça melhor sobre a banana, mitos e verdades sobre o seu consumo e se há uma quantidade recomendada para comer ao dia.

Banana engorda ou emagrece?

A banana pode engordar ou emagrecer, vai depender da quantidade consumida e do que você faz depois que consome.

Isso porque a banana possui bastante açúcar, que é convertido em energia. Mas se você não gastar essa energia por meio de atividade física, ela vai se transformar em gordura.

Porém, se consumir a banana antes de um exercício físico, ela vai ser uma grande aliada para um melhor desempenho, refletindo em bons resultados no seu corpo e na sua saúde.

Mas não deve-se resumir a questão apenas se banana engorda ou emagrece. Ela é muito mais do que isso:

  • Rica em vitaminas A, B e C;
  • Possui antioxidantes que melhoram o funcionamento das células;
  • Fonte de ferro, nutriente essencial para a circulação sanguínea;
  • Fonte de triptofano, que atua no processo de liberação da sensação de bem-estar;
  • É um doce saudável para ajudar a matar a vontade de comer um doce menos saudável;
  • Possui fibras que ajudam a melhorar o funcionamento gastrointestinal;
  • Fornece potássio, ótimo nutriente para controlar a pressão arterial.

Outros mitos e verdades sobre a banana

Mais alguma dúvida além de saber se a banana engorda? Confira abaixo os mitos e verdades sobre a banana.

A banana tem muitas calorias?

Mito. Uma banana varia em média entre 87 e 130 calorias, conforme o tipo, por causa da quantidade de carboidratos, que são os açúcares. Porém, como já mencionado, se forem usados para gastar energia, serão ótimos aliados para a melhora da condição física.

Banana verde deve ser evitada?

Verdade. A banana verde pode causar irritação no estômago e no intestino, apesar de conter menos calorias. Isso porque quanto mais madura, mais açúcares a fruta libera.

Mas também vale lembrar que existe a biomassa de banana verde que é muito boa para substituir farinhas nas receitas. Nesse caso sua quantidade acaba sendo menor quando misturada em outros pratos, então tudo vai depender do quanto ingerir.

Todas as bananas são iguais?

Mito. Existem muitos tipos de banana, e elas são parecidas, mas não iguais. E essas diferenças vão além da aparência e do sabor.


No Brasil temos a banana-prata, banana-maçã, banana-ouro, caturra, figo, pacova, branca e muitas outras. Algumas possuem menos açúcares do que outras. A banana-da-terra é a mais calórica, enquanto a banana-maçã é a que tem menos calorias.

A casca da banana faz bem?

Verdade. Aliás, não só da banana. A maioria das frutas pode ser comida por completo, pois se no seu interior contém tantos nutrientes, logo na casca também vai ter. Com a banana é assim.

É claro que não vai ser gostoso comer uma banana com casca e tudo, mas antes de descascar, lave bem a casca. Depois que comer a banana, guarde a casca para o preparo de outras receitas saudáveis.

Banana substitui fontes de proteína animal?

Mito. Vegetarianos e veganos não podem usar somente a banana como substituta para a carne na questão da proteína. Embora exista proteína na banana, a quantidade é muito baixa, então necessita de uma variedade de outros alimentos para suprir a necessidade diária do organismo.

Quantas bananas posso comer por dia?

Ninguém além de um médico ou nutricionista pode dizer quantas bananas é o ideal para você comer ao dia, pois depende das necessidades do seu organismo.

Por exemplo, atletas de ata performance podem comer uma quantidade maior do que uma pessoa que caminha três vezes na semana. Além de os atletas necessitarem de mais energia, também vão metabolizar as vitaminas e minerais mais rápido, então logo o corpo vai pedir mais.

De modo geral, comer até duas bananas por dia, se você não tem nenhuma restrição médica, é uma quantidade normal. De preferência, que seja em refeições diferentes para dar tempo de o corpo digerir uma por vez sem acumular o açúcar e convertê-lo em gordura.

Lembre-se também que é muito importante variar os tipos de frutas que come, bem como de vegetais e outros alimentos naturais.

Embora grande parte dos alimentos tenham muitos nutrientes em comum, cada um tem a sua importância e o corpo necessita dessa variedade para se manter saudável.

Se quiser usar a banana como aliada no emagrecimento ou mesmo para manter a saúde sempre forte, procure um nutricionista para fazer uma avaliação.

Ele irá verificar sua condição física atual, a qualidade do seu sangue, e elaborar um cardápio composto por uma grande variedade de alimentos, conforme o que seu corpo mais precisa.