BelezaO que é e para que serve o tônico de alho? Veja como usar


Se você já ouviu falar em tônico de alho, mas não tinha ideia da serventia desse produto, vai tirar suas dúvidas agora. Esse tônico já é comercializado há alguns anos e tem o principal objetivo de promover o crescimento dos cabelos.

Claro que ele serve como coadjuvante ao tratamento que você já faz e que o resultado vai depender dos cuidados diários que você já tem com os fios. Mas na maior parte dos casos ele funciona muito bem. Veja quais são os benefícios, como usar e uma receita caseira.

Benefícios do tônico de alho

Além do efeito principal do tônico de alho para os cabelos crescerem ele vai agir também como anticaspa, vai reduzir a queda, diminuir a oleosidade e fortalecer os fios. Tudo isso por causa do seu efeito adstringente e fungicida.

No produto comprado pronto, não é apenas o alho que oferece seu efeito. Há também outros componentes como extrato de aloe vera e calêndula, que atuam como hidratante e no combate da queda.

Já na receita que você vai ver ao final do artigo o componente que atua junto com o alho é o óleo de rícino. Ele ajuda a hidratar, fortalecer e devolver o brilho aos fios, contribuindo para redução da queda e aceleração do crescimento saudável.

Como usar?

O modo de aplicação do tônico de alho nos cabelos é simples. Não precisa fazer uma lavagem antes, pode colocar nos fios sujos.

Aplique o tônico em todo o couro cabeludo e massageie fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos.


 Deixe o tônico agir no couro durante uma hora ou, se comprar pronto, conforme o tempo recomendado na embalagem. Passado esse tempo, remova no banho, com água morna, e lave normalmente com os produtos de costume.

Receita de tônico de alho caseiro

Se você não pode ou não quer comprar um tônico pronto nas lojas de cosméticos, não tem problema. Tem uma receita bem fácil para fazer em casa e promover o crescimento dos fios. Veja o que vai precisar:

Ingredientes

  • Cebolas: 2 unidades;
  • Alho: 1 cabeça;
  • Óleo de rícino: 2 colheres de chá;
  • Água: 100 mililitros.

Modo de preparo

1. Comece descascando a cabeça de alho, as cebolas, e cortando-as em rodelas.

2. Coloque esses ingredientes no liquidificador junto com a água e bata muito bem.

3. Coe o líquido e misture o óleo de rícino.

4. Coloque em um dosador, como um frasco de creme para pentear.