Benefícios do vinagre de maçã: como sua vida pode melhorar com ele


O vinagre de maçã não é apenas um tempero para salada. Assim como outros produtos originalmente utilizados na cozinha, ele possui propriedades que atuam diretamente no bem-estar do organismo. Os benefícios do vinagre de maçã são conhecidos há milhares de anos. Ele tem sido utilizado pela medicina popular para tratar problemas estomacais, infecções, inflamações, entre outros problemas.

Além de o vinagre de maçã ser benéfico para a saúde, ele apresenta utilidades também no mundo da estética. Esse líquido é benéfico, por exemplo, para as unhas, para a pele e para o cabelo. É, portanto, um substituto natural e barato para produtos industrializados que muitas vezes fazem mais mal que bem para o corpo.

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde

Dentre os produtos naturais que impactam positivamente a saúde humana, o vinagre de maçã é um dos que mais apresenta benefícios. Quando consumido com moderação e da forma correta, é capaz de auxiliar na solução de problemas simples e mesmo de alguns mais graves.

O vinagre de maçã contém pelo menos trinta elementos nutricionais valiosos. Destaca-se a presença de minerais como silício, flúor, enxofre, magnésio, cálcio, sódio, cloro e fósforo. Possui boa concentração de ferro, potássio, ácido fólico e da vitamina B12. Ele é uma boa fonte de enzimas, de aminoácidos, além de betacarotenos, ácido acético e pectina.

Mas o que todos esses nutrientes fazem no organismo humano? A combinação dos mais variados elementos nutricionais do vinagre de maçã age de diversas formas em um indivíduo. Veja abaixo 15 benefícios do vinagre de maçã para sua saúde.

1. Deixa o hálito fresco

Um dos mais simples benefícios do vinagre de maçã. Basta diluir o vinagre em água e realizar bochechos.

2. Elimina refluxo gástrico

O refluxo gástrico ou refluxo ácido é causado não por haver ácido demais no estômago, mas sim o contrário. Como o vinagre de maçã é consideravelmente ácido, ele repõe a acidez que falta. Ingerir duas colheres do líquido por dia pode ajudar a acabar com esse problema e aliviar gastrites.

3. Diminui incômodos gastro-intestinais

O vinagre de maçã possui propriedades antibióticas e um nutriente chamado pectina, que ajuda a acalmar espasmos intestinais. Misturar duas colheres do líquido à água alivia os sintomas de diarreia e de outras infecções estomacais.

4. Evita a indigestão

Sabe aquela azia que vem depois que você come demais? Se você misturar uma colher de chá desse vinagre a um copo com água morna e beber antes de comer, evitará esse problema. Beba pelo menos 30 minutos antes de ingerir a comida.

5. Termina com os soluços

Soluços são incômodos recorrentes e existem diversas soluções populares e caseiras para acabar com eles. Se estiver sofrendo com isso, tente tomar uma colher de chá de vinagre de maçã.

6. Alivia dor de garganta

Um dos remédios caseiros mais eficazes para a dor de garganta é o vinagre de maçã. Ele é antibiótico e anti-inflamatório. Você pode gargarejar de hora em hora com uma mistura de água morna com vinagre. Uma alternativa é beber uma colher de chá do líquido misturada à água quente.

7. Controla as taxas de glicose no sangue

Alguns estudos realizados na primeira década do século XXI mostraram que o vinagre de maçã tem efeito positivo no combate ao diabetes. Uma pesquisa realizada com diabetes tipo 2 revelou algo interessante nesse sentido. Consumir duas colheres de sopa do líquido antes de dormir reduz de 4 a 6% dos níveis de glicose pela manhã.

8. Auxilia no emagrecimento

Um dos benefícios do vinagre de maçã mais procurados pelas pessoas. Um estudo realizado com pessoas obesas mostrou que, ao fim de 12 semanas, aquelas que consumiram o vinagre perderam pelo menos 4 quilos mais que as que não consumiram.

9. Reduz coceira e ardência após picadas de inseto

Após ser picado por mosquitos ou outros insetos, aplique diretamente vinagre na área afetada. Queimaduras do sol também podem ser aliviadas aplicando uma mistura de água e vinagre de maçã. Aplique com algodão e massageie por alguns minutos.

10. Diminui as caspas no couro cabeludo

Misture a mesma proporção de água e de vinagre de maçã e aplique na cabeça. Fique com uma touca capilar por no mínimo uma hora antes da lavar a cabeça. Se fizer isso pelo menos duas vezes na semana, as caspas em sua cabeça serão reduzidas.

11. Previne a fadiga muscular

Um dos motivos para a fadiga muscular pode ser a falta de minerais e de eletrólitos. Antes de um treino muscular ou aeróbico, tome uma colher de sopa do vinagre de maçã. Ele irá equilibrar o pH do organismo. Isso facilitará a eliminação do ácido lático em excesso e oxigenará mais facilmente as células durante as atividades físicas.

12. Combate o envelhecimento precoce

Os agentes antioxidantes presentes na composição do vinagre de maçã proporciona maior regeneração celular. Isso fará com que o corpo não envelheça rapidamente.

13. Trata inchaços e recupera ossos fraturados

O potássio presente em boa quantidade no vinagre de maçã evita inchaços na pele e acelera a recuperação de ossos fraturados.

14. Desentope o nariz

Quem costuma ter nariz entupido, pode fazer um rápido tratamento caseiro com vinagre de maçã. Por ser rico em cálcio, magnésio, potássio e vitaminas B e E, ele auxilia o corpo a diluir o muco nasal.

15. Reduz a incidência de cãibras

Pessoas que têm muitas cãibras podem ter um considerável deficit de potássio no organismo. Por isso muitos atletas e praticantes de atividades físicas de alta intensidade consomem banana, alimento rico nesse nutriente. Saiba que o vinagre de maçã também é um auxiliar na prevenção desse problema.

Os benefícios do vinagre de maçã no cuidado da beleza e na higiene

Além de apresentar diversos benefícios para a saúde, o vinagre de maçã tem sido um forte aliado da estética e da higiene pessoal. Ele é uma alternativa saudável, natural e de baixo custo aos produtos oferecidos pelas grandes marcas do mundo dos cosméticos. Veja abaixo 8 benefícios do vinagre de maçã para o cuidado estético e da higiene.

1. Retira o amarelo das unhas

Algumas pessoas podem ter as unhas amareladas, seja pelo contato com produtos químicos ou com fungos. Uma vez que o vinagre de maçã elimina fungos e toxinas do corpo, ele pode clarear as unhas se esses forem os motivos do amarelamento. Basta deixá-las de molho em uma solução de vinagre e água morna por trinta minutos. Depois é só enxaguar. Repita o processo no máximo três vezes por semana.


2. Clareia os dentes

Da mesma forma que clareia as unhas, o vinagre de maçã também torna os dentes mais claros. Aqui é preciso ter cuidado, no entanto. Se esse produtos for usado nos dentes com muita frequência, há grandes chances de danificá-los e causar hipersensibilidade. Portanto esse tratamento caseiro deve ser realizado no máximo duas vezes por semana.

Basta realizar bocejos de alguns minutos com uma solução de água filtrada e o vinagre. Use apenas meia colher de chá desse líquido, em um copo de 200 ml de água.

3. Elimina espinhas

Como o vinagre de maçã é antibacteriano e antisséptico, ele atua na eliminação completa de acnes e espinhas. Faça um composto com meia xícara de vinagre e uma de água. Use um algodão para aplicar o composto sobre as espinhas. Faça isso de manhã e à noite, todos os dias.

4. Reduz as celulites

Uma vez que o vinagre de maçã diminui a retenção de líquidos e elimina as toxinas do corpo, é um bom agente na redução das celulites. Crie um solução de vinagre e óleo de coco para massagear as áreas com celulite. Faça isso pelo menos duas vezes por dia.

5. Acaba com o chulé

Os odores ruins dos pés, o famoso chulé, é causado por bactérias. Devido às propriedades antibacterianas do vinagre de maçã, é possível acabar com o chulé. Tudo que é preciso fazer é deixar os pés mergulhados em uma solução de água morna e vinagre.

6. Deixa a pele tonificada

Por suas propriedades adstringentes, o vinagre de maçã trata problemas de dermatológicos e inflamações, além de tonificar a pele. Previne e reduz o surgimento de rugas e de linhas finas.

7. É um desodorante natural

Assim como o vinagre de maçã elimina os maus odores dos pés, ele é eficaz como desodorante. Basta aplicar com um algodão, diretamente nas axilas.

8. Devolve brilho aos cabelos

Cabelos volumosos, com frizz e secos têm um pH alcalino. Para equilibrar esse pH, é preciso produtos mais ácidos. O vinagre de maçã é o produto ideal, principalmente porque ele é natural. Ele fechará as cutículas dos cabelos e os deixará mais macios, sedosos, brilhantes e com menos volume.

Benefícios do vinagre de maçã na limpeza da casa

Outra função importante do vinagre de maçã é atuar como um produto de limpeza. A alta concentração de ácido acético em sua composição faz com que ele funcione como desengordurante e como desinfetante. Por ser barato, em comparação a outros produtos de limpeza típicos, pode ser uma alternativa interessante. Veja de que forma pode usar o vinagre em sua casa.

1. É bom para limpar superfícies

Pouca quantidade de vinagre de maçã misturada a água e um borrifador é tudo que você precisa. Pode limpar vidros das janelas, espelhos, carpetes, tapetes, pisos e mesmo rejuntes.

2. É um amaciante de roupa

Misture duas colheres de sopa do vinagre a duas colheres de sopa de bicarbonato e de sódio e quatro de água. Coloque essa solução no espaço reservado ao amaciante da máquina de lavar. Se lava roupas à mão, adicione a mistura ao último enxague.

3. Atua como desodorizador de ambientes

Pegue um borrifador e encha até a metade com água. Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de vinagre de maçã. Agite o objeto para misturar bem. Espere que a mistura pare de espumar, complete o interior do borrifador com água e use para eliminar cheiros ruins.

4. Desentope ralos

Todo mundo um dia já teve um ralo entupido. Saiba que não há necessidade de usar produtos químicos para solucionar o problema. Uma solução de bicarbonato de sódio e de vinagre de maçã aplicada ao ralo fará com ele deixe a água escoar novamente.

5. Tira ferrugens

Aplique o vinagre de maçã diretamente sobre superfícies e objetos enferrujados. Deixe secar e depois basta limpar normalmente com um pano ou esponja de cozinha.

6. Retira manchas de móveis

Manchou seu sofá com molho vermelho? Não se preocupe. Basta molhar um pano com vinagre de maçã e esfregar o local da mancha.

Como fazer vinagre de maçã caseiro

Você sabe de todos os benefícios do vinagre de maçã. Sabe que ele é um aliado para a saúde do seu organismo e que pode ser usado mesmo para fins estéticos. Além desses benefícios, esse produto pode ser usado também na limpeza da casa, o que é algo muito bom se pensar que os preços dos produtos de limpeza mais conhecidos costumam ser altos.

Apesar de o vinagre de maçã ser encontrado em qualquer supermercado perto de sua e por um preço baixo, é interessante saber como fazer em casa. Você pode fazer em grandes quantidades, dependendo da forma como pretende usá-lo. Veja abaixo os ingredientes que você irá precisar e o modo de preparo.

Receita caseira de vinagre de maçã

Primeiramente você deve saber que esta receita leva 30 dias para ficar pronta. Ela deve ser feita em um ambiente fresco e bem limpo para que o vinagre não seja contaminado por bactérias. Durante o processo, portanto, mantenha a mistura em um local fresco e sem a incidência de sol. Apesar da demora, você será recompensado com os muitos benefícios do vinagre de maçã.

Ingredientes

  • Açúcar Mascavo: 1 quilo;
  • Água Mineral: 5 litros;
  • Maçã Fuji: 1,5 quilos.

Modo de preparo

1. Lave bem as maçãs e pique-as em pequenas porções, retirando apenas o talo e mantendo a casca e suas sementes.

2. Coloque todos os ingredientes juntos e bata no liquidificador.

3. Coloque o batido em um recipiente com capacidade acima dos 5 litros e, com um pano novo e limpo, cubra este recipiente.

4. Deixe descansar durante 10 dias, com o pano por cima e, uma vez por dia, mexa com uma colher de pau.

5. Agora você irá mexer dia sim, dia não, por mais 10 dias. Lembre-se de colocar o pano toda vez que terminar o processo.

6. Deixe a mistura descansar por mais 10 dias, sem mexer ou retirar o pano de cima do recipiente.

7. Passados os 30 dias, você pode coar o preparado, armazenar em garrafas e fechá-las bem.