Benefícios e como fazer chá de beterraba


A beterraba é um alimento riquíssimo em vitaminas e em minerais. Uma das diferentes formas de aproveitar a riqueza nutricional desse alimento é pelo do chá de beterraba, que além de ter um preparo muito simples, também pode ser combinado com outros alimentos muito nutritivos.

3 Receitas de chá de beterraba

O chá de beterraba pode ser preparado com uma variedade de ingredientes que acrescentam ainda mais benefícios a sua saúde.

1. Chá de beterraba

Você pode fazer pela manhã, em grande quantidade, para que vá tomando o chá ao longo do dia.

Ingredientes

  • Beterraba média: 1 unidade;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. Comece lavando e descascando a beterraba. Corte-a em pequenos pedaços e coloque-os em um pote que tenha tampa.

2. Coloque a água para aquecer e, quando levantar fervura, tire do fogo e despeje o líquido no pote da beterraba.

3. Feche o pote com a tampa e deixe descansar por 30 minutos.

4. Coe o conteúdo e beba durante o dia.

2. Chá de beterraba com limão

Você pode preparar também uma variação da receita do chá de beterraba acrescentando suco de limão. O limão é rico em vitamina C, e a combinação desses dois ingredientes torna-se muito nutritiva, contendo ferro, manganês, cálcio, fósforo e proteínas. Saiba como preparar esse chá nutritivo e saboroso.

Ingredientes

  • Beterraba média: 1 unidade;
  • Limão: 1 unidade;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. Lave e descasque a beterraba. Corte-a em pequenos pedaços e coloque-os em um recipiente com tampa.

2. Ferva a água e despeje-a por cima da beterraba.

3. Esprema o suco de 1 limão e adicione à mistura.

4. Em seguida, tampe o recipiente e espere 30 minutos antes de coar e consumir.

3. Chá de beterraba com gengibre

Essa receita, além de nutritiva, é também uma boa fórmula para o emagrecimento, pois o gengibre ajuda a acelerar o metabolismo e é um excelente antioxidante. O gengibre também ajuda a dar mais sabor ao chá, tornando-o ainda mais delicioso.

Ingredientes

  • Beterraba média: 1;
  • Gengibre: 1 colher de sopa;
  • Água: 1 litro.

Modo de preparo

1. Lave e descasque a beterraba antes de cortá-la em cubinhos e reservá-la em um recipiente.


2. Descasque e rale o gengibre. Adicione-o ao recipiente da beterraba e reserve.

3. Aqueça a água e tire-a do fogo quando levantar fervura.

4. Despeje a água no recipiente. Em seguida, tampe o pote e aguarde por 30 minutos.

5. Passado o tempo, coe e sirva o chá de beterraba e gengibre.

5 Benefícios do chá de beterraba

O chá de beterraba, assim como a maioria dos chás, é benéfico ao organismo como um todo justamente porque é natural. Ele atua nas mais diversas funções do seu corpo, ainda mais se você incorporar outros ingredientes. Veja abaixo alguns de seus benefícios.

1. Eliminar toxinas

A beterraba ajuda a eliminar toxinas do corpo, tornando-se um excelente ingrediente também para os sucos detox. A eliminação de substâncias tóxicas do organismo ajuda a combater a obesidade e até as tão temidas celulites.

2. Combater a anemia

A beterraba é excelente para combater a anemia por ser rica em ferro. O chá de beterraba com limão ou gengibre também ajuda a reduzir os sintomas da anemia, como a fadiga e tontura, pois ajuda a melhorar a circulação de oxigênio no organismo e recompõe os nutrientes que o corpo necessita para manter um bom funcionamento.

3. Prevenir o câncer

Esse vegetal é rico também em betacianina e nitrosamina. Elas ajudam a inibir as células cancerígenas do organismo, evitando que o corpo desenvolva células com câncer que afetam o cólon, as mamas e a pele.

4. Melhorar a digestão e emagrecimento

Além de ser rica em minerais, a beterraba também é rica em fibras, o que resulta em um melhor funcionamento do aparelho digestivo. Por esse motivo, o chá de beterraba também é capaz de auxiliar na perda de peso, pois melhora também a evacuação e regula o funcionamento do intestino

5. Aliada da pele

Tanto a beterraba quanto o gengibre e o limão são ótimos antioxidantes, o que os torna bons aliados da pele. Eles ajudam a eliminar as toxinas e a combater os radicais livres que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. O chá de beterraba também ajuda a diminuir as inflamações de pele, como as espinhas e os furúnculos, e também melhora sua elasticidade.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.