Benefícios e como usar óleo de citronela


O óleo de citronela possui propriedades medicinais que têm a capacidade de trazer bem-estar e outros benefícios para a saúde. Por conta do seu odor agradável, é comum usar o óleo na aromaterapia. O composto é adicionado na fabricação de incensos, odorizadores e velas. Veja outros benefícios!

Benefícios do óleo de citronela

Utilizado como repelente natural, o produto afasta pernilongos, moscas, formigas, borrachudos e até mesmo o Aedes aegypti, o mosquito da dengue.

O produto também pode ser utilizado como essência em difusores elétricos, defumadores e velas. Seu aroma ajuda a acalmar e relaxar. Além disso, o óleo também ajuda a aliviar coceiras, dores de cabeça, musculares e nas articulações.

Antisséptico, antibacteriano e antifúngico

O óleo contém capacidades antissépticas, antibacterianas e antifúngicas que agem em conjunto com tratamentos infecciosos e auxiliam na cicatrização de lesões.

Analgésico

A aplicação de algumas gotas de óleo de citronela em uma região lesionada ajuda a aliviar dores musculares e das articulações, pois o óleo tem efeito analgésico.

Diurético

A eliminação de toxinas através da urina também é um dos benefícios do produto. Ele ajuda a reduzir a retenção de líquidos no corpo, e a desintoxicação é benéfica para a saúde dos rins e de todo o canal urinário.

Acne

As propriedades antibacterianas do óleo ajudam em tratamentos infecciosos como a acne, espinhas e infecções de pele, por exemplo.

Como usar?

Para garantir todos os benefícios do óleo é preciso utilizar as doses recomendadas para cada situação, mas também é possível usar a própria folha natural da planta.


  • Chá: corte algumas folhas e ferva com água fazendo um chá;
  • Limpeza: o chá também pode ser utilizado na limpeza da casa;
  • Aromatização: coloque alguns galhos da erva em vasos e espalhe pela casa para perfumar o ambiente. Outra maneira é adicionar algumas gotas do óleo em difusor elétrico ou acenda velas e incensos de citronela em diferentes ambientes da casa.

Como fazer o óleo em casa?

A preparação do óleo caseiro é muito simples e é uma boa forma de economizar. Prepare um papel para anotar esse passo a passo super prático.

Ingredientes

  • Folhas de citronela;
  • Água;
  • Álcool de cereais;
  • Vidro com tampa (para conservar).

Modo de preparo

1. Corte as folhas e deixe as secar por algumas horas.

2. Corte em pedaços pequenos e coloque dentro de um vidro hermético, bem fechado.

3. Cubra com 70% de álcool de cereais e 30% de água até cobrir completamente as folhas.

4. Agite bem e deixe descansar de um dia para o outro antes de utilizar.

Onde Comprar

Tanto o óleo como as velas e incensos da citronela podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, farmácias e supermercados. Além de lojas especializadas na internet que comercializam o extrato puro e concentrado da planta.

Cuidados a ter

Não é recomendável beber o óleo da planta, a não ser por recomendação médica, pois pode causar náuseas e queimação. Até o momento não foram encontrados efeitos colaterais, mas caso possua alguma alergia em contato com a planta, lave bem as mão e não consuma mais.