Cabelo platinado: 4 coisas que você precisa saber antes de adotar o visual


Se ficar loira já exige cuidados especiais com os fios, quem opta pelo cabelo platinado precisa saber “onde” está entrando. Isso porque, apesar de ter um resultado lindo e ficar bem para qualquer tom de pele, chegar até o platinado exige uma descoloração agressiva, que acaba fragilizando a saúde dos fios.

Aliás, é exatamente por isso que a qualidade do profissional escolhido na hora de passar pela transformação é tão importante. Esse fator também explica o valor alto desse procedimento.

Mas, calma, se você sonha em ter o cabelo platinado pelo menos uma vez na vida, não é preciso jogar seu sonho pela janela. Como você vai ver abaixo, existem algumas questões meio chatas que você precisa conhecer antes de adotar o look, como os estragos inevitáveis à saúde dos fios.

No entanto, se você entender o que acontece durante a descoloração e adotar os cuidados necessários aos fios depois do processo, é possível restaurar seus cabelos aos poucos.

Antes de adotar o cabelo platinado você precisa saber dessas 4 coisas:

1. Seu cabelo não será mais o mesmo

Quem descolore os cabelos pela primeira vez costuma levar um susto. Isso porque o cabelo (a textura, o caimento, a hidratação e, principalmente, a saúde dos fios) não será igual ao que era antes.

É normal, por exemplo, que na primeira semana ela fique fragilizado, mas isso não significa que está tudo perdido. Depois de 15 dias, com os tratamentos corretos, os fios retomam a força, mas mesmo assim, não vai ficar como você havia se acostumado.

2. É possível descolorir os cabelos de uma só vez ou em duas partes

Uma coisa que todo mundo que quer ter o cabelo platinado precisa saber: o procedimento demora! E, como nem todo mundo aguenta o incômodo no couro cabeludo, que pode levar horas e horas a fio, é possível dividir a descoloração em duas partes.

3. Todas as mulheres ficam bem com cabelo platinado

Não importa a textura do cabelo, a cor da pele, a idade e assim por diante. Todo tipo de mulher fica magnífica com cabelo platinado, segundo o especialista.

Isso acontece por se tratar de uma tonalidade neutra, como o preto e o branco. Assim, para encarar o platinado basta a pessoa estar disposta à encarar a transformação radical.


A diferença, no entanto, está na fragilidade dos fios: cabelos mais grossos são mais frágeis e é preciso ter mais cuidado na hora da descoloração, como no caso do cabelo afro. As loiras, por outro lado, costumam ficar com os fios muito ressecados.

É por isso que o tópico número 1 é a primeira coisa que as aspirantes a platinadas precisam ter em mente.

4. Ficar careca é um perigo real

Tudo depende da habilidade do profissional. A descoloração é um processo muito delicado e agressivo aos fios e precisa ser feito por alguém especializado.

Quando se descolore os fios por completo, por exemplo, é comum que se perceba os fios mais porosos. O grande problema, no entanto, está no retoque da raiz, já que o cabelo descolorido (do comprimento) não deve ser descolorido novamente.

Bônus: Como cuidar do cabelo platinado

Apesar de lindo, quem escolhe deixar o cabelo platinado dá trabalho para se manter bonito e saudável. Quem escolhe platinar os fios não pode ter preguiça de colocar a mão na massa e ir ao salão de vez em quando para cuidados mais intenso.

Abaixo, como você vai ver, listamos algumas dicas de como cuidar do seu loiro loiríssimo:

. Usar xampu arroxeado uma vez na semana, para manter os fios longe do amarelado.

. Hidratação, tanto no salão como em casa, depois do procedimento é fundamental.

. Evite chapinhas e secadores muito próximos aos fios. Como os cabelos platinados ficam naturalmente mais frágeis, o calor excessivo pode acabar queimando os fios.

. Adote o cronograma capilar, para cuidar dos fios diariamente. Para quem não sabe do que se trata, um cronograma capilar tem a proposta mesclar sessões de nutrição, hidratação e reconstrução, que juntas, devolvem aos fios tudo o que eles precisam para ficar lindos e saudáveis.

E então, você sabia dessas “cositas” que listamos sobre o platinado? Você já passou por essa experiência ou conhece alguém que tenha passado? Como ficou a saúde dos fios depois do procedimento? Não deixe de comentar!