Cabelos tingidos: conheça os cuidados necessários


Quem se propõe a manter os cabelos tingidos precisa ter em mente que não é só ir ao salão e pintar os fios. Existe uma série de cuidados que precisam ser levados em consideração, e praticados, para que os fios se mantenham sempre saudáveis, macios e brilhosos.

Se você tem os cabelos coloridos, não se preocupe, esses cuidados acabam se tornando parte da rotina e não são nenhum bicho de sete cabeças. Mantenha o foco no resultado e divirta-se sendo linda do jeitinho que você é!

Cuidados necessários com os cabelos tingidos

Shampoo e condicionador para cabelos tingidos

No mercado já existem shampoos e condicionadores que são especialmente formulados para cabelos tingidos ou coloridos. Esses produtos possuem em sua composição aditivos especiais que ajudam a nutrir e manter a nova cor dos fios. Eles também ajudam a mantê-lo mais brilhante por um período maior.

Use água morna ou fria para lavar os cabelos

A água quente abre as cutículas dos fios, fazendo com que eles percam nutrientes e, consequentemente, fiquem mais fracos. Além disso, a química presente também vai embora. Já a água mais fria ajuda a fechar as cutículas do cabelo, deixando-os mais úmidos, mantendo a cor por mais tempo, sem desbotar.

O primeiro tingimento precisa de maior atenção

Se você vai tingir os cabelos pela primeira vez experimente uma cor mais próxima do seu tom natural. Assim os fios vão começar a se acostumar com o processo de tingimento. Além de você não assustar com uma mudança muito radical e acabe se arrependendo.

Aumente a frequência de hidratação

Não tem o costume de hidratar os cabelos com frequência? Tingidos ou não, é melhor você começar a mudar essa rotina. Os fios coloridos precisam de uma atenção especial nesse quesito.

Como a tintura tira uma parte dos óleos naturais do cabelo, podendo deixá-lo um pouco mais seco e frágil, a hidratação irá compensar essa falta. Utilize cremes ou máscaras.

Existem diversos produtos no mercado e muitos são bons e não tão caros. Sabe o famoso “banho de creme”? Siga por essa linha.


Óleo quente para cabelos tingidos

Só por garantia, são óleos especiais para os cabelos! Faça uma pesquisa rápida e você encontrará diversas marcas. O objetivo desse tratamento é restaurar a umidade natural dos fios e fortalece-los.

Deixe um pouco de lado o secador, chapinha e “baby liss”

Especialmente se forem usados juntos, porque agridem – e muito! – o cabelo quando somado à coloração. Evite ao máximo usar aparelhos quentes no cabelo, apenas quando for extremamente necessário. Alguns especialistas indicam uma vez por mês.

Cuidado com o Sol

Isso porque o excesso de sol no cabelo junto com a coloração resseca muito os fios. Isso pode acabar prejudicando a estrutura do cabelos. E não apenas a aparência deles. Quando ficar muito tempo exposta ao sol, para proteger os cabelos, utilize chapéu, lenço ou boné.

Quando entrar em piscina ou mar

Depois de se refrescar, vá imediatamente lavar os cabelos com shampoo anti-resíduos. alguns especialistas aconselham molhar bastante os cabelos com água ‘normal’ (doce) antes de entrar na piscina com cloro, para diluir um pouco a concentração de cloro nos fios.

Tanto piscina quanto mar, antes de entrar use produto sem enxágue com filtro solar quaternizado. Para aumentar a proteção você também pode usar um fluido de silicone nos fios, para criar uma camada protetora.

Seja cliente assíduo da mesma marca de tintura

Se a tintura que você está usando está dando certo, mantenha-se com ela. Ficar mudando as marcas não é bom para o cabelos e, ainda, pode criar resultados que você nã espera. Além disso, siga sempre as instruções e nunca pule etapas.

Recuperação de fios

Use cremes ou máscaras de queratina para recuperar os fio, já que a queratina faz parte da composição natural dos fios.

Mantenha o corte em dia

Principalmente se estiver com pontas duplas. Cortar as pontinhas vai ajudar na recuperação dos fios.

Loading...