Causas e como tirar manchas vermelhas no rosto


O rosto é a parte do corpo que primeiro chama a atenção quando uma pessoa olha para a outra. Por isso é que existe tanta preocupação em manter a aparência da pele do rosto sempre bonita e saudável. Mas algumas causas fazem essa tarefa ser mais difícil, pois deixam marcas e manchas. Então veja neste artigo quais são as causas e como tirar manchas vermelhas no rosto.

Causas das manchas vermelhas no rosto

As manchas vermelhas não acontecem por acaso. Há problemas e doenças de pele responsáveis por desencadeá-las. Essas manchas podem ser leves ou bem marcadas, podem aparecer de vez em quando ou estarem sempre presentes.

No caso de uma doença de pele que tenha as manchas como sintoma, pode ser que elas estejam sempre ali, mas fiquem aparentes apenas quando a pessoa come determinado alimento ou passa por determinada emoção que traz a mancha à tona.

Então, como é algo bastante variável, veja quais são as principais causas das manchas vermelhas no rosto e depois confira os métodos mais seguros para aliviá-las ou curá-las.

1. Acne

Chama-se de acne as comuns espinhas e cravos que tantas pessoas desenvolvem no corpo. Sua maior incidência ocorre na pele do rosto, deixando manchas vermelhas no rosto por causa da inflamação causada.

A acne começa a se desenvolver na pré-adolescência, quando os hormônios se manifestam de forma mais acentuada. Nessa fase a pele tende a ficar mais oleosa, e esse óleo vai gerar uma produção de sebo abaixo da pele que entope os poros. Quando isso acontece, surge uma espinha.

A intensidade da acne em cada pessoa é muito variável. Enquanto algumas só percebem alguns pontinhos pretos ou brancos na pele, com ou sem manchinhas vermelhas, outras acabam tendo o rosto quase coberto por inflamações maiores e mais sérias, que causam dor.

Em algumas pessoas a acne acaba reduzindo com o tempo, conforme ficam mais velhas, e outras continuam sofrendo por mais anos com o problema.

O grande erro de quem sofre com a acne é ter o hábito de tentar remover os cravos e espinhas por conta própria, com as mãos.

O problema é que essa forma aumenta o risco de causar inflamação, pois ao apertar uma espinha e abri-la, vai permitir que a parte interna da pele entre seja exposta aos germes que estão na mão e no ar.

Então o que era algo pequeno e só incomodava por causa do visual, pode se tornar uma inflamação grande e dolorosa, com manchas vermelhas no rosto. Esses são os cistos, pústulas ou pápulas, que são as inflamações mais profundas e que normalmente necessitam de tratamento médico.

2. Rosácea

Outro problema de pele que causa manchas vermelhas no rosto é a rosácea. Muitas pessoas demoram anos para ter o diagnóstico por conta dos sintomas, que parecem ser de outros problemas de saúde.

A rosácea é considerada pelos dermatologistas como uma doença vascular inflamatória crônica. O que faz muitas pessoas deixarem de procurar tratamento é que uma de suas características é desaparecer e reaparecer de tempos em tempos.

Então quando desaparece, a pessoa pensa que não tinha nada, mas na verdade a doença só está adormecida e pode ressurgir a qualquer momento.

A rosácea é mais frequente em pessoas entre 30 e 50 anos de idade, e que sejam mulheres. Quando ocorre em homens é comum que os sintomas sejam mais graves.

Um dos fatores mais comuns que desencadeia o seu aparecimento é o estresse e a ansiedade. Muitas vezes, só quando vive um momento de forte estresse e percebe o surgimento de manchas vermelhas no rosto é que a pessoa descobre que tem rosácea.

Em algumas pessoas a doença vai fazer com que a pele, especialmente na região das bochechas, abaixo dos olhos, fique rosada ou avermelhada, como em pessoas que estão vermelhas de calor ou envergonhadas.

Em outros casos mais graves podem surgir inflamações, que é quando muito confundem com a acne. Na verdade acaba sendo uma mistura de ambos os problemas, pois a pele está muito afetada.

Outros sintomas além das manchas vermelhas na pele são o aumento da sensibilidade, ressecamento, irritação com vários tipos de produtos, mesmo sabonetes e hidratantes. Quando vai ficando permanente, a pessoa percebe a presença de vasinhos finos de sangue no rosto.

Por ser um problema vascular, ou seja, dos vasos sanguíneos, e não das glândulas sebáceas, como ocorre na acne, ainda podem surgir sintomas como olho seco e sensível à inflamações nas bordas, tipo do terçol.

3. Alergias

As alergias são a terceira causa de manchas vermelhas no rosto e elas podem ser desencadeadas por diferentes fatores. As pessoas alérgicas, não importa qual tipo de alergia tenham, são aquelas em que quando o corpo entra em contato com o fator alérgeno, seu sistema de defesa reage de forma exagerada, causando os sintomas da alergia.

Então, por exemplo no caso de pessoas alérgicas a picadas de insetos, ao invés de apenas ficarem com uma pequena mancha e coceira na região, vão ter manchas mais acentuadas, muita coceira, podem ficar inchadas em outras partes do corpo, inclusive na região da garganta, dificultando a respiração. Tudo isso porque os agentes do sistema imunológico chamados de histaminas vão reagir à picada de forma muito exagerada.

Veja quais são os principais tipos de alergias ou doenças que são desencadeadas por reações alérgicas, gerando as manchas vermelhas no rosto e outros sintomas.

4. Dermatite de contato

Na maioria das causas de alergias, um dos sintomas são as manchas vermelhas no rosto. Elas ocorrem, por exemplo, em quem tem dermatite de contato, que é uma resposta inflamatória da pele quando é exposta a substâncias que o organismo considera estranhas e ameaçadoras. Essas substâncias podem ser sabonetes, cremes, maquiagens, pomadas, perfumes, bijuterias, tintura de cabelo, óculos, loções de barbear, entre outros.


5. Picadas de insetos

Há também, como já mencionado a causa das picadas de insetos, que além de causar as manchas vermelhas no rosto, podem gerar efeitos mais graves, como o choque anafilático, em pessoas que possuem uma reação alérgica considerada de alto grau de gravidade.

6. Dermatite atópica

Essa doença é de natureza hereditária e tem relação com problemas respiratórios, como a asma, a conjuntivite alérgica e a rinite alérgica. Por isso que é comum pessoas terem mais de um tipo de alergia, como de pele e respiratória. Pois tudo está ligado à reação das histaminas no seu sistema de defesa.

Essa doença, a dermatite atópica, gera inflamação que incluem as manchas vermelhas na pele, a descamação e o espessamento de camada da pele. Esse efeito pode gerar coceira. Há casos em que a pele fica mais úmida também.

7. Urticária de contato

A urticária é outra reação alérgica que deixa manchas vermelhas no rosto e em outras partes do corpo. É comum que essas manchas causem bastante coceira e, se a pessoa coçar demais, podem evoluir para inflamações ou infecções.

Ela é considerada um efeito colateral de alergias variadas, como a determinados alimentos, medicamentos, picadas de insetos, calor, estresse e todos os produtos mencionados na dermatite de contato.

8. Lúpus

Por fim, outra doença que causa manchas vermelhas na pele, e vários outros sintomas é o lúpus. Essa é uma doença autoimune. Isso significa que o próprio sistema imunológico da pessoa vai atacar o corpo ao invés de protegê-lo, causando os sintomas da doença.

O lúpus é mais comum em mulheres e existem vários fatores desencadeadores, como a luz do sol, infecções, medicamentos e estresse. Os sintomas podem ocorrer de repente ou lentamente, de forma moderada ou grave, por um curto período de tempo ou de forma permanente. Varia muito de pessoa para pessoa.

Esses sintomas incluem febre, fadiga, rigidez muscular, inchaços no corpo, manchas vermelhas no rosto em forma de borboleta, lesões na pele, dificuldade para respirar, dor no peito, queda de cabelo, feridas na boca, sensibilidade ao sol, ansiedade e desconforto.

Como tirar?

Como você viu, são muitas as causas das manchas vermelhas no rosto. Há as hormonais, as alérgicas e as autoimunes. Então, os tratamentos para tirar essas manchas também são muitos, de acordo com a causa do problema.

Como são causas sérias, que muitas vezes surgem junto com outros sintomas que podem ser muito graves, o ideal é não tratar sozinho. Veja a seguir o que deve ser feito para tirar as manchas vermelhas do rosto.

1. Procurar um dermatologista

O médico de trata da saúde da pele é o dermatologista. Então, mesmo que o problema seja alergia, pode ir a esse médico. Se for necessário consultar com outro, o dermatologista vai fazer o encaminhamento. Mas o importante é que a primeira atitude ao perceber manchas vermelhas na pele que sejam insistentes, é ir ao médico, sem aplicar nada por contra própria.

2. Medicamentos

Para cada tipo de doença que causa as manchas vermelhas na pele existem tipos específicos de medicamentos que podem aliviar. Alguns servem para tratamento contínuo, no caso de doenças sem cura, e outros servem para um tratamento passageiro que visa a cura. Alguns são anti-inflamatórios, outros antialérgicos, antibióticos, corticoides, conforme a causa. Somente o médico poderá prescrever a medicação adequada.

3. Cremes, pomadas e géis

Também é possível que o médico receite medicação tópica, ou seja, para aplicar na pele e obter um outro tipo de efeito, seja aliviando os sintomas ou fazendo o tratamento. No caso do lúpus, o protetor solar é essencial, já que um dos principais sintomas é a pele vermelha ao entrar em contato com o sol.

4. Limpezas de pele

Para os casos de acne, além do tratamento focado na causa do problema, que é a hormonal, também é importante manter a pele bem-cuidada. Isso quer dizer que o médico irá recomendar uma rotina de limpeza e hidratação, com produtos específicos. Também precisa ter o cuidado de usar produtos e maquiagens à base de água para não deixar a pele ainda mais oleosa.

5. Produtos especiais

No caso das dermatites, a pessoa vai ter que também trocar todos os produtos que costuma usar por versões antialérgicas e neutras. Se possível, utilizar uma quantidade menor de produtos na pele, aplicando somente os que forem necessários.

6. Alimentação adequada

A alimentação adequada é importante para o tratamento de manchas vermelhas na pele, independentemente da sua causa. Em todos os casos uma alimentação saudável é essencial para reduzir o risco dos sintomas de todas as doenças.

Isso porque uma alimentação deficiente pode elevar o estresse, a oleosidade da pele, aumentar a pressão, aumentar o açúcar no sangue e desregular os hormônios. Assim, todas as doenças mencionadas tornam-se mais perigosas e difíceis de tratar.

Então, invista em uma dieta rica em água, fruta, verdura, legumes, cereais integrais, ovos e carnes magras. Evite todos os alimentos industrializados, em especial os ricos em açúcares e gorduras trans. E por fim, se for alérgico a alimentos, procure o quanto antes um médico para fazer testes e descobrir o que não poderá mais comer.