Cenoura no cabelo: saiba os benefícios e como usar


A cenoura é um super alimento quando se trata de nutrientes. Ela possui diversas vitaminas e minerais que só fazem bem à saúde. Isso provavelmente você já sabia, o que talvez não saiba é que pode-se usar cenoura no cabelo. A ação dela nos fios é super potente e pode ser usada de diversas maneiras, e o melhor, dá para fazer receitas caseiras sem gastar muito.

Benefícios da cenoura para o cabelo

Rica em diversas vitaminas, minerais e antioxidantes, é um vegetal muito completo. Assim como na saúde corporal, usá-la diretamente nos fios também faz bem. E graças a todos esses componentes nutritivos, existem muitos benefícios, como hidratação e brilho.

Diminui a queda de cabelo

Ao usar, seus fios se tornam mais fortes. As vitaminas presentes na cenoura estimulam a circulação sanguínea do couro cabeludo, fazendo com que o cabelo cresça mais forte e dificultando que ele caia ou quebre.

Estimula o crescimento

Isso acontece graças às vitaminas A, C e E. Como ela fortalece a raiz dos fios e os impedem de quebrar ou cair, o resultado são fios mais grossos e saudáveis. Isso agiliza muito no crescimento do cabelo.

Ação antioxidante

Seus antioxidantes promovem um cabelo mais saudável e livre de caspa, pois limpa profundamente, sem agredir. O melhor ainda é que os antioxidantes retardam o envelhecimento dos fios, impedindo que os temidos cabelos brancos apareçam tão cedo.

Como usar

Assim como na alimentação, em que é muito versátil, existem várias formas de se usá-la no cabelo. O importante é escolher qual você se adapta mais, mas lembre de não exagerar e utilizar todas, pois com isso o cabelo pode ficar saturado e acabar ficando feio.

Hidratação

A hidratação é a maneira mais simples de usar, pois muito possivelmente você já vai ter os ingredientes em casa, evitando assim gastar dinheiro. Existem diversas receitas caseiras, como a que você vai aprender a seguir, que podem ser feitas 1 ou 2 vezes na semana, deixando o seu cabelo radiante.


Shampoo

O shampoo pode ser encontrado em algumas lojas, mas também existem receitas caseiras bem fáceis. Ele vai fazer o seu cabelo crescer mais rápido e dar um brilho intenso, graças às vitaminas. É um jeito prático se você não tem tempo de fazer hidratação sempre.

Óleo

O óleo de cenoura fortalece a raiz dos fios, hidrata e diminui a queda de cabelo. Ele pode ser comprado pronto, mas também existe a possibilidade de fazer em casa sem muito esforço. Ele deve ser usado no couro cabeludo antes da lavagem, pelo menos 3 vezes na semana.

Receita de hidratação com cenoura e Maizena

A Maizena tem um alto poder hidratante, deixando os cabelos macios, brilhantes e alinhados. Já a cenoura traz uma carga potente de vitaminas para o fio e auxilia a acelerar o crescimento do cabelo.

Ingredientes

Cenoura: 1 unidade média;
Água filtrada: 1 xícara (chá);
Maizena: 3 a 4 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Descasque a cenoura e a corte em pedaços pequenos;
  2. Coloque-a no liquidificador e cubra com a água filtrada. Não é necessário colocar muita água, só até cobrir os pedaços é suficiente;
  3. Bata a mistura até que obtenha um suco. Peneire e reserve;
  4. Dilua a Maizena em ½ xícara de água. Mexa bem;
  5. Coloque essa mistura em uma panela e leve ao fogo baixo;
  6. Mexa sem parar, até que se forme um mingau mais grosso;
  7. Retire a panela do fogo e espere esfriar um pouco;
  8. Quando estiver morno, acrescente o suco de cenoura já coado e misture. Caso desejar, adicione algum óleo vegetal para incrementar mais a receita.
  9. Utilize a hidratação depois de lavar o cabelo. Deixando agir de 20 minutos a 1 hora.