Chá de 7 ervas ajuda a emagrecer! Conheça suas propriedades


Não há como negar o poder das ervas medicinais e chás para perda de peso e emagrecimento saudável. Se apenas um ingrediente, como gengibre ou hibisco, é capaz de reduzir medidas imagine, então, um chá de 7 ervas diferentes!

Pois ele existe, é bem famosinho, mas também cercado de controvérsias. Confira quais são as ervas utilizadas, seus efeitos colaterais e como preparar a bebida.

O que é e para que serve o chá de 7 ervas

A bebida é composta por 7 ervas diferentes. Pode ser consumida quente ou fria e seu sabor é único, assim como as misturas, que variam bastante, dependendo do objetivo de quem consome.

Por exemplo, o chá de 7 ervas com benefícios espirituais reúne arruda, guiné, alecrim, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, manjericão e pimenteira, plantas conhecidas pelo seu uso para proteção em algumas religiões.

No entanto, a maioria das pessoas busca o chá de 7 ervas para emagrecer. Nesse caso, a bebida é composta das plantas a seguir:

Carqueja

Possui ação diurética e depurativa e regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes. Além disso, auxilia na digestão, pois contribui para produção de suco gástrico, biliar e pancreático.

Mate verde

Estimula a circulação sanguínea, tem função diurética e facilita a digestão, benefícios que favorecem a perda de peso. Também promove sensação de bem-estar, recuperação muscular e estimula a circulação sanguínea.

Chá verde

Um dos mais conhecidos termogênicos para perda de peso, também ajuda na queima de gorduras acumuladas, é altamente diurético e facilita a digestão. O chá verde ainda previne acidentes vasculares e estimula o sistema nervoso central.

Melissa

Antidepressiva, sedativa e hipotensora, a melissa combate gases, cólicas intestinais e inchaço, além de contribuir para produção de bile, o que ajuda na digestão.


Camomila

Com efeito calmante e antidepressivo, protege a mucosa intestinal e estomacal e alivia as cólicas menstruais e intestinais. Ajuda no processo digestivo e no tratamento de gripes e bronquite asmática.

Hortelã

Com propriedades digestivas, a hortelã previne os gases intestinais, a síndrome do cólon irritável e as inflamações intestinais. É também usada para tratar doenças respiratórias.

Capim cidreira

Com ação analgésica e calmante, é indicada para tratar ansiedade, nervosismo e estresse, condições que favorecem o ganho de peso.

É possível substituir algumas ervas por outras cujas funções sejam específicas para perda de peso.

Bons exemplos são a cavalinha, que combate as toxinas flacidez resultante do emagrecimento; erva tostão, um diurético altamente eficaz; espinheira santa, considerada um laxante natural; e fucus, que atua na regulação da tireoide.

Contraindicações do chá de 7 ervas

O chá, de modo geral, é altamente digestivo e tem função diurética, o que ajuda a emagrecer com saúde. Porém, é preciso tomar alguns cuidados.

Grávidas e lactantes devem evitar a bebida, pois a mistura de ervas pode ter efeitos abortivos e prejudicar a produção de leite. Quem sofre de problemas renais ou de fígado também devem evitar o chá.

Os diferentes princípios ativos podem causar efeitos colaterais, como queda de pressão, cólicas abdominais e diminuição da absorção de vitaminas e minerais devido ao efeito diurético; em excesso, pode provocar sobrecarga renal.

O ideal é consultar um médico especializado, de preferência um nutricionista, para saber se a bebida é indicada para o seu caso e não vai prejudicar sua saúde.

Loading...