Chá de abacaxi: benefícios e como fazer


O abacaxi é uma fruta tropical, rica em suco e fibras, muito benéfica à saúde. De utilização muito versátil, é possível consumi-lo in natura, seja em pedaços ou como suco, mas ele também faz parte de inúmeras receitas doces e salgadas. Além disso, o chá de abacaxi é outra alternativa para absorver seus nutrientes, que você vai ver quais são a seguir e também vai aprender a fazer algumas receitas.

10 Benefícios do chá de abacaxi

Fazer o chá de abacaxi é uma boa maneira de absorver todos os seus nutrientes liberados durante a infusão da fruta com a água. Confira a quantidade de benefícios que ele oferece à saúde:

1. Controle do colesterol

No abacaxi está presente uma enzima chamada bromelina que tem um efeito benéfico no aumento do colesterol bom, o HDL, e na redução do colesterol ruim, o HDL.

2. Ação antioxidante

As vitaminas C e do complexo B existentes no abacaxi possuem muitas funções no organismo. Entre elas, o poder de se transformarem em agentes antioxidantes para proteger as células da oxidação provocada pelo excesso de radicais livres. Assim, promove o rejuvenescimento de todos os tecidos e a prevenção de diversas doenças, inclusive do câncer.

3. Fortalecimento do sistema imunológico

Para ter uma saúde de ferro, além das células saudáveis, é preciso ter um sistema imunológico forte. Só assim é possível manter boa parte das doenças longe. A riqueza de vitaminas e minerais presentes no abacaxi, como potássio, cálcio, ferro e manganês, atuam nesse sentido.

4. Melhor funcionamento intestinal

O abacaxi é riquíssimo em fibras, que por sua vez são essenciais para o melhor funcionamento do intestino. Nesse caso, é bom fazer o chá com a polpa picada e não coar, para comer os pedacinhos junto, pois é neles que as fibras vão estar em maior quantidade.

5. Controle do peso

Da mesma forma que as fibras auxiliam no trânsito intestinal, elas também ajudam a manter a saciedade por mais tempo. Assim evita-se ficar comendo fora de hora, o que é um hábito prejudicial ao emagrecimento.

6. Combate ao inchaço

Por ser diurético, rico em suco, o abacaxi e o seu chá oferecem ação diurética, ou seja, estimulam a eliminação dos líquidos retidos no corpo. Quanto ao inchaço provocado pro inflamações ele também contribui, já que colabora com o tratamento de reumatismo, artrite e prisão de ventre.

7. Auxilia o ganho de músculos

A bromelina presente nele é vital para auxiliar o ganho muscular. Isso se explica pelo fato de que essa enzima favorece a ação da proteína do corpo, o que gera mais metabolização e ganho de massa muscular.

8. Evita a queda de cabelo

É uma bebida bastante rica em antioxidantes e em vitamina B. Então, é essencial para auxiliar no combate à queda de cabelo, através do fortalecimento das raízes.

9. Fortalece os ossos

Por possuir altos teores de manganês, ele ajuda bastante no fortalecimento dos ossos. Essa propriedade deriva do fato de que o manganês é essencial para a manutenção do bom estado do tecido ósseo.

Por isso, para quem possui suspeitas de doenças ósseas, é recomendado o consumo diário desse chá.

Vale lembrar que para usá-lo com intenções de tratamento de doenças, é necessário que se contacte um médico previamente. Desse modo, o profissional irá avaliar as chances de reações alérgicas e de outros riscos.

10. Colabora para a saúde ocular

Essa propriedade é explicada pela forte presença de betacaroteno na fruta principal utilizada na infusão. Por isso, ele contribui para a preservação da córnea e das funções oculares como um todo.

Quando tomar

É necessário que se preste atenção a alguns detalhes de como se tomar chá de abacaxi. Para isso, depois de prepará-lo, deixe a infusão descansar por 5 minutos. Depois disso, pode beber assim que puder, evitando armazená-lo por muitas horas.

Vale destacar que o melhor horário para se ingerir essa bebida é durante a manhã. Desse modo, o seu corpo irá armazenar mais energia, por meio da aceleração do metabolismo.


Beba esse chá em jejum, principalmente se você quiser emagrecer, para que suas propriedades sejam melhores absorvidas pelo organismo. Isso também contribuirá na digestão da refeição seguinte.

Como fazer o chá

O chá de abacaxi pode ser feito com a polpa e com a casca da fruta, que também é rica em nutrientes essenciais. Veja opções com essas duas formas, incluindo especiarias que agregam sabor e potencializam o efeito.

1. Receita tradicional

Você vai aproveitar o abacaxi todo nessa receita, que leva a polpa e a casca. Escolha uma fruta bem doce para não precisar adoçar.

Ingredientes

Água filtrada: ½ litro;
Abacaxi: ½ unidade cortada em cubos;
Cascas de abacaxi: ½ unidade.

Modo de preparo

  1. Em uma panela, ferva a água com as cascas do abacaxi por 10 minutos;
  2. Retire do fogo, acrescente o abacaxi picado e bata tudo no liquidificador. Sirva quente ou gelado.

2. Com maçã

Nessa receita usa-se a casca da maçã, que também, assim como o abacaxi, é rica em fibras e vitaminas importantes para a saúde.

Ingredientes

Cascas de abacaxi: ½ unidade;
Água: 2 xícaras (chá);
Cascas de maçã: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Bata no liquidificador as cascas do abacaxi com a água;
  2. Coe e leve ao fogo junto com as cascas de maçã e deixe ferver por 3 minutos;
  3. Desligue o fogo e aguarde 5 minutos antes de servir.

3. Com canela e cravo

A canela é um ótimo termogênico, assim como o abacaxi. Juntos eles irão promover a aceleração do metabolismo, contribuindo para uma maior queima de calorias. Beba esse chá meia hora antes do exercício físico.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Casca de abacaxi: 1 unidade;
Cravo: 5 unidades;
Canela: 1 pau;
Adoçante: a gosto.

Modo de preparo

  1. Lave muito bem a casca do abacaxi antes de descascá-lo;
  2. Depois, leve ao fogo a água com a casca e deixe ferver por 10 minutos;
  3. Desligue o fogo, adicione o cravo e a canela, tampe e deixe amornar uns minutos;
  4. Por fim é só coar, adoçar e beber ao longo do dia.

4. Chá gelado com limão e hortelã

Essa receita acaba virando um suco, mas a diferença é o processo de infusão que faz com que as frutas liberem seus nutrientes em maior quantidade na água que será consumida.

Ingredientes

Abacaxi: 200 gramas em cubos;
Limão: 1 unidade cortada em gomos;
Água: 150 mililitros;
Hortelã: 1 raminho pequeno;
Adoçante: a gosto;
Gelo picado: a gosto.

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver e, assim que entrar em ebulição, desligue;
  2. Misture o abacaxi, o suco de limão e a hortelã, tampe e deixe em infusão até esfriar;
  3. Depois retire as folhas de hortelã, adoce, coloque o gelo e está pronto para beber.

5. Chá de abacaxi com gengibre

Colocar o gengibre nas receitas de chá e de outros alimentos é uma ótima maneira de aproveitar seu efeito termogênico, anti-inflamatório, antifúngico e bactericida.

Ingredientes

Água: 3 xícaras (chá);
Casca de abacaxi: ⅓ da fruta;
Gengibre: ½ polegar.

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver com a casca do abacaxi e o gengibre durante 10 minutos;
  2. Depois tampe, deixe a infusão descansar por 5 minutos, coe e está pronto para beber.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.