Chá de boldo: para que serve e como fazer


Atualmente, as rotinas estressantes e apertadas têm gerado diversos problemas de saúde. O ideal é procurar é procurar os remédios naturais para equilibrar de novo o organismo. Um desses remédios é o chá de boldo, ingrediente que traz diversos benefícios para o corpo humano.

Para que serve

Com diversas propriedades medicinais, ele pode ser usado para diversos fins. Confira abaixo quais são os benefícios que o chá de boldo pode trazer para você.

Combate a azia

Sabe aquela insuportável sensação de queimação que fica na boca do estômago? A azia é realmente uma sensação muito ruim, gerada pelo ácido gástrico entrando em contato com o esôfago, que não deve entrar em contato com um pH tão baixo.

Esse chá é um poderoso ingrediente contra a azia. Ele regula a acidez descontrolada e acaba com essa sensação incômoda.

Combate inflamações

Ele é um eficaz anti-inflamatório natural, especialmente para estômago, fígado, intestino grosso e delgado, assim como o sistema digestivo como um todo.

Além disso, ele colabora no tratamento de inflamações causadas pelo uso excessivo de álcool ou narcóticos e alimentos picantes.

Auxilia o fígado

O chá dessa planta também ajuda a incentivar a liberação da bile pelo fígado, fazendo com que haja uma remoção muito eficaz das toxinas e de resíduos, evitando o acúmulo de substâncias nocivas no corpo.

Além disso, sua capacidade antioxidante promove a proteção celular do fígado e bloqueia os efeitos dos radicais livres, evitando desgastes.

Por esses fatores, possui um enorme potencial de proteção hepática, sendo muito importante desintoxicar o corpo como um todo.

Calmante

O consumo antes de dormir pode proporcionar um sono bem relaxante e tranquilo, porque auxilia na produção da melatonina, hormônio do sono.

Possui também efeitos poderosos sobre o sistema nervoso, podendo ser usado para estimular sensações relaxantes, calmantes e tranquilizantes. Serve também para gerar efeitos analgésicos sobre os nervos, mesmo se usado em doses muito pequenas.


É, então, uma fantástica opção para o combate da insônia, facilitando o sono. Experimente tomá-lo depois de um longo dia de trabalho desgastante, para acalmar a mente e entrar em sintonia de calma.

Chá de boldo emagrece?

Sim, o chá de boldo emagrece! Isso porque ele melhora o metabolismo gástrico e hepático, assegurando que a quantidade certa de bile e enzimas digestivas sejam secretada, o que evita o ligamento e formação das células adiposas.

Outro fator responsável pelo emagrecimento é o fato de ele ser diurético e auxiliar na desintoxicação do organismo, o que elimina consideravelmente a sensação de inchaço.

Como fazer

Confira abaixo como fazê-lo em casa.

Ingredientes

Folhas de boldo: 1 xícara (chá);
Água: 1 xícara (chá);
Limão: ½ unidade.

Modo de preparo

  1. Coloque a água e as folhas no fogo;
  2. Deixe ferver;
  3. Deixe descansar por 15 minutos;
  4. Adicione o suco de meio limão e pronto.

Como e quando beber

Ele pode ser tomado através de uma infusão da folha do boldo, sendo preferencialmente consumido de manhã, ainda em jejum. Isso porque nesse horário e desse modo, são favorecidos os agentes responsáveis pela aceleração do metabolismo no organismo.

Contraindicações

Se consumido em doses elevadas, pode gerar náuseas, dores de cabeça, convulsões, problemas nervosos e até mesmo coma. Sendo muito importante que se consuma esse ingrediente com cautela.

Além disso, seu consumo excessivo pode estar relacionado à infertilidade masculina, obstruir as vesículas biliares e ser abortivo, não podendo ser consumido por gestantes.

Por isso, tome-o apenas quando necessário ou por indicação de um médico ou nutricionista.