Comer pipoca engorda: sim ou não?


A pipoca é considerada uma guloseima e não um alimento para dieta. Porém, muitos nutricionistas incluem esse alimento no cardápio de quem quer emagrecer, desde que seja preparado do jeito certo. Então, se você acha que pipoca engorda, não está totalmente errado, mas tudo vai depender de como a preparar e a quantidade de comer.

Pipoca engorda ou emagrece?

Pipoca contribui para o aumento de peso se for feita com óleo ou manteiga, se fizer pipoca doce com açúcar, leite em pó, chocolate ou afins. Quer dizer que não é o milho estourado que faz engordar, e sim, os complementos que usar no preparo.

Além disso, os momentos de comer pipoca e o tamanho da porção também contam para quebrar o mito de que pipoca é muito calórica. Ela deve ser comida como lanche, entre as refeições, pois contem fibras e vai ajudar a saciar até a refeição seguinte.

A porção não deve ser exagerada, seguindo as recomendações do nutricionista, mas basicamente pode comer em média uma xícara de pipoca estourada. Seguindo essas instruções, a pipoca vai colaborar com o emagrecimento.

Calorias da pipoca

Se você se preocupa com as calorias do que come, lembre-se que esse não é um fator essencial para o emagrecimento. Existem alimentos muito calóricos, porém saudáveis, que não engordam. Mesmo assim não é o caso da pipoca.


Uma xícara de pipoca estourada feita sem óleo e sem manteiga, apenas com ar quente, tem em média 31 calorias e 0,4 grama de gordura. Já se escolher uma pipoca de micro-ondas com sabor de manteiga, uma xícara vai ter 42 calorias e 2,4 gramas de gordura, que não é uma gordura saudável.

Como fazer pipoca saudável que não engorda

Então, agora que já desvendou-se o mito de que pipoca engorda, desde que coma uma versão mais saudável e sem exagero, veja como pode fazer essa versão mais saudável.

O ideal é fazer pipoca em casa ao invés de comprar as de micro-ondas. Compre o milho para pipoca e pode colocá-lo em um saco de pão para estourar no micro-ondas, mantendo a praticidade. Pode investir em uma pipoqueira ou fazer a pipoca na panela mesmo, sem usar nenhum tipo de gordura, que é possível.

Também pode optar por temperos naturais, de ervas, e colocar menos sal possível para evitar a retenção de líquidos. Já no caso da pipoca doce, a melhor opção é utilizar o mel na hora do preparo na panela. Ele também é calórico, mas é melhor do que usar açúcar.

 

Veja no vídeo abaixo como pode fazer pipoca na panela sem usar nenhum tipo de gordura e sem queimar:

Loading...