Como amadurecer bananas de forma mais rápida


A banana é uma das frutas mais famosas do Brasil e também uma das mais consumidas mundo afora. O consumo dessa fruta é cheio de benefícios que você não pode deixar de lado. Além de ser rica em vitaminas e potássio, é também rica em fibras, o que ajuda a promover saciedade e regula o funcionamento intestinal. Se a banana estiver verde, não se preocupe. Fique atento às dicas de como amadurecer bananas de forma mais rápida para consumo.

3 Formas de amadurecer bananas

Existem algumas formas diferentes de amadurecer bananas verdes com mais rapidez e são todas muito simples. Confira!

1. Conservar em um saco de papel

Ao amadurecer, a banana emite um gás, que estimula ainda mais o amadurecimento. Por isso, uma das formas de amadurecer bananas rapidamente é conservando-a dentro de um saco de papel, saco de pão ou enrolada em jornais. Dessa forma o gás será mantido sempre em contato com a banana e ela irá amadurecer mais rapidamente.

Você pode fazer o mesmo com outras frutas, como as maçãs e os kiwis, por exemplo, que também liberam o gás etileno.

2. Guardar as bananas no forno

Funcionando com a mesma lógica do saco de papel, ao guardar as bananas no forno durante a noite, ou no micro-ondas, a fruta emitirá o gás etileno e irá amadurecer com mais rapidez.

3. Levar ao forno

Uma forma fácil de amadurecer bananas, para quem tem pressa em consumi-las, é aquecendo-as no forno. Forre uma assadeira com papel-vegetal e distribua as bananas inteiras por ela. Leve ao forno preaquecido a uma temperatura de 80ºC a 150ºC e deixe-as assar por aproximadamente 20 minutos.


Passado o tempo, retire-as do forno e descasque-as. Se elas ainda estiverem verdes, pode deixar por mais alguns minutos assando e, em seguida, utilize-as.

Como evitar que a banana escureça?

Também existem formas variadas de conservar frutas que escurecem com facilidade. Conheça algumas delas:

1. Suco de limão

Esprema suco de limão e pincele a fruta já fatiada. Em seguida, armazene-a em um recipiente fechado, ou saco plástico, evitando contato com o ar. Mas atenção, pois não se deve abusar na quantidade de limão aplicada. Uma forma de controlar melhor é utilizando um borrifador ao invés do pincel. Dessa forma o suco fica bem distribuído e a quantidade de suco utilizado é mais controlada.

Você também pode optar por sucos de abacaxi, laranja ou toranja para realizar a técnica.

2. Água com gás

A água com gás também ajuda evitar as manchas pretas que aparecem nas bananas. Você pode borrifar ou pincelar uma pequena quantidade de água com gás nas fatias de banana. Outro método é mergulhar as fatias de banana rapidamente na água com gás e, em seguida, armazená-las na geladeira em um recipiente também fechado.

3. Vácuo

Uma das melhores formas de armazenamento de qualquer alimento é em sacos a vácuo. Esse método ajuda a evitar o contato do alimento com o oxigênio, e assim retarda o amadurecimento e decomposição.