Como congelar frutas da forma correta?


Todos os alimentos podem ser congelados para que fiquem preservados por mais tempo, inclusive as frutas. É uma ótima maneira de aproveitar os alimentos frescos de cada safra durante alguns meses. Mas para que continuem com qualidade, sabor e textura, veja com congelar frutas da forma correta.

6 Dicas para congelar frutas sem perder nutrientes

A princípio parece bem óbvio que para congelar as frutas é só colocá-las em um recipiente fechado e levar ao congelador. Mas lembre-se desses detalhes que vão fazer com elas preservem seus nutrientes, o sabor e a textura:

1. Lave bem as frutas e descasque

Antes de congelar a fruta ela já deve estar bem higienizada. Aquelas que quiser congelar com casca, não tem problema. Mas aquelas que for consumir descascadas, já devem ir ao congelador sem a casca.

2. Pique as frutas e tire os caroços

O ideal é já congelar as frutas prontas para o uso que você pretende dar a elas. Então já deixe-as picadinhas e sem o caroços, até porque se for usá-las ainda congeladas, não vai precisar passar o trabalho.

3. Faça purê ou rale

Além de picar, algumas frutas já podem ser guardadas em forma de purê um raladas, como o coco, assim você ganha muito mais praticidade na hora de usar.

4. Congele pequenas porções

Essa é uma dica bem interessante que você não lembra logo na primeira vez e é o pulo do gato para que as frutas não percam os nutrientes. Procure congelar pequenas porções, também já pensando no uso. Assim você não precisa descongelar um pote cheio só para tirar uma colher de sopa e acabar fazendo com que o restante perca os nutrientes, a textura e o sabor.

5. Coloque em saquinhos

Dê preferência para saquinhos plásticos ao invés de potes. Assim, além de economizar espaço no congelador, você pode retirar todo o ar de dentro do saquinho e deixar a fruta no vácuo, o que ajuda a preservá-la muito mais.

6. Coloque no fundo do congelador

Para que as frutas permaneçam com qualidade até o momento do uso, coloque-as no fundo do congelador. Assim elas não sofrem com o aumento da temperatura sempre que você abrir a porta para pegar alguma coisa.


3 Motivos para congelar frutas

Agora que você já sabe como é prático e rápido congelar frutas, precisa conhecer também os motivos para começar a fazer isso na sua casa.

1. Aumento do prazo de validade

Frutas amadurecem muito rápido e não tem o que fazer depois que isso acontece. Se não comer, perdeu. Então um dos grandes motivos para congelar frutas é poder comê-las durante alguns meses, ainda gostosas e com nutrientes.

2. Frutas prontas para usar

Você pode congelar frutas já picadinhas e maduras, no ponto perfeito para usar de forma bem prática em diversas receitas. Inclusive, muitas receitas levam a fruta congelada, como vitaminas e sorvetes, então nem precisa esperar descongelar para usar.

3. Aproveitar alimentos da estação

Como já mencionado no início, uma excelente vantagem de congelar as frutas é poder ir na feira e trazer para casa as frutas da época, bem fresquinhas e mais baratas. Aí você come as que quiser e congela as que começarem a amadurecer. Assim você evita comprar frutas fora da estação que contêm mais agrotóxicos e menos qualidade.

Como descongelar frutas?

Assim como para todos os alimentos congelados, a forma correta de descongelar é naturalmente. Se estiver muito calor, coloque o alimento congelado na geladeira e deixe lá até que esteja descongelado.

Se tiver com pressa e o clima estiver ameno, pode deixar fora da geladeira, em um pote com água para acelerar o descongelamento. Mas a fruta não deve ficar em contato direto com essa água, deve estar ainda dentro do pote ou saquinho onde foi congelada. Essa é a melhor forma de não fica muito mole e esponjosa.

Por fim, lembre-se da dica de congelar porções individuais para usar uma única vez. Evite descongelar e congelar de volta, ou você terá frutas com menos qualidade.