Como escurecer cabelo com casca de batata


Ter cabelos brancos é um sinal de que o tempo está passando e tudo bem! Apesar de ser um sinal natural, muitas pessoas optam por cobri-los. Se esse é seu caso, experimente escurecer cabelo com casca de batata, uma receita natural e que funciona.

As tinturas químicas podem até ser eficientes e possuem vários tons para embelezar os seus fios, mas saiba que está correndo riscos de saúde, pois elas estão repletas de químicos.

Além disso, trata-se de produtos nada baratos. Seja em casa ou em um salão de beleza, prepare-se para pagar alguns bons reais por tinturas de cabelo.

Por outro lado, há uma forma saudável e econômica para lidar com os fios brancos. O resultado será um cabelo saudável e com fios brilhantes: aprenda a escurecer cabelo com casca de batata.

Escurecer cabelo com casca de batata funciona?

A batata ajuda a escurecer os cabelos sim, porém de forma progressiva. Ela é rica em amido, potássio, cálcio, ferro e muitos outros nutrientes que ajudam a tonalizar os fios, funcionando como um poderoso antioxidante.

Apesar de ser natural e barata, a tintura com água da casca da batata é mais lenta, ao contrário daquelas feitas com tonalizantes químicos. Por outro lado, ao invés de agredir seus cabelos, ela hidrata e nutre.

Vale a pena testar, não é? Então anote a receita!

Como fazer água de batata para escurecer o cabelo

Ingredientes

Água: duas xícaras (chá);
Óleo essencial de alecrim/lavanda: 5 gotas;
Batata: 5 unidades.

Modo de preparo

  1. Retire as cascas das batatas;
  2. Coloque-as em uma panela com água e ferva por minutos;
  3. Retire do fogo e deixe esfriar;
  4. Junte algumas gotas de óleo essencial de alecrim ou lavanda e pronto.

Modo de uso


  1. Lave seus cabelos como de costume;
  2. Esprema bem, retirando todo o excesso de água;
  3. Aplique aos poucos a água de casca de batata;
  4. Massageie o couro cabeludo;
  5. Aplique toda a água e não enxágue.

Ao fim de alguns dias de aplicação, você começará a reparar os efeitos. Os cabelos brancos já não serão detectados e o seu couro cabeludo ganhará uma nova vida!

Antes de começar a usar, faça um teste em sua pele, em um lugar mais escondido, para saber se não causará desconforto ou alergia. Cada organismo reage de uma forma própria e o médico especialista deverá ser consultado para potencializar e acompanhar os resultados desejados.

Veja ainda um passo a passo bem explicado, em vídeo, de outra receita para escurecer cabelo com casca de batata, acrescentando também o chá preto, para potencializar o efeito.

Outros benefícios da casca de batata para o cabelo

Além de escurecer naturalmente e progressivamente os fios brancos, a casca desse tubérculo tem muitos outros benefícios para a saúde do cabelo.

Por ser muito rica em nutrientes como o potássio, vitamina C, tiamina, riboflavina e outros, hidrata o couro cabeludo, fortalecendo os bulbos capilares e os fios.

Tem também antioxidantes, impedindo a ação dos radicais livres nos cabelos, deixando-os jovens e vistosos por mais tempo. Também ajuda a reduzir a queda e o ressecamento, deixando os fios mais fortes e brilhantes.