Como esterilizar potes e para que serve esse processo


A esterilização feita em qualquer material tem o objetivo de promover a desinfecção. Materiais esterilizados ficam livres de ter micro-organismos grudados na sua estrutura, causadores de doenças. E é por isso que você deve esterilizar potes de plástico e de vidro antes de armazenar alimentos neles. Veja como fazer e depois para que serve isso, exatamente.

Como esterilizar potes de vidro

Esterilizar é mais do que apenas lavar com esponja e detergente. Esse processo envolve altas temperaturas capazes de eliminar os micro-organismos causadores de doenças. Veja o passo a passo:

1. Mesmo assim, o primeiro passo da esterilização é lavar o vidro normalmente. Se for um pote que você estiver reaproveitando, remova o máximo que conseguir do rótulo e escolha os herméticos, que tem uma tampa bem vedada. Lave bem a tampa também.

2. Depois deixe os potes e tampas secarem naturalmente sobre papel toalha.

3. Coloque um pano bem limpo dentro de uma panela que caiba os potes por completo e encha com água. A função do pano é evitar que os potes quebrem em contato com o fundo da panela.

4. Leve para ferver durante 10 minutos.

5. Com muito cuidado, com ajuda de uma ferramenta própria, retire os vidros da água. Coloque-os emborcados para secarem naturalmente sobre mais papel toalha limpo. Não use o pano para secar, pois ele pode conter qualquer bactéria e estragar sua esterilização.

6. Depois repita o mesmo procedimento com as tampas.

Como esterilizar potes de plástico

Mesmo sendo possível esterilizar potes de plástico, você deve evitá-los. O plástico absorve as bactérias para o seu interior, enquanto o vidro não. Mas se não tiver outra opção, faça a esterilização e já será mais seguro. Confira:

1. O primeiro passo, assim como para o pote de vidro, é lavar com esponja nova e detergente bactericida e colocar sobre folhas de papel toalha para secar.


2. Depois de seco, pegue um papel toalha ou um pano bem limpo e passe álcool 70% puro por todo o recipiente.

3. Encha um recipiente que esteja bem limpo, pode ser a pia, com 5% a 10% de cloro e preencha com água. Deixe por poucos minutos.

4. Depois volte a lavar bem, escaldando o pote com água quente. Cuidado para não se queimar e não use água fervente para não derreter o plástico.

Por que esterilizar?

Todo alimento fresco ou acabado de preparar tem uma vida útil curta, ou seja, em horas ou dias começa a se deteriorar. Isso ocorre por causa da ação das próprias enzimas naturais do alimento e da interferência de micro-organismos externos.

Quando começa essa ação, o alimento deixa de estar bom para o consumo, pois muitas toxinas são liberadas nele para que ocorra a decomposição. Como você não quer ingerir alimentos em decomposição, precisa esterilizar os potes em que guarda os alimentos.

Assim, mesmo se ficarem na geladeira, fora dela ou enquanto estiverem descongelando, não haverá bactérias dentro do pote para começarem a reagir com as enzimas do alimento. Mas vale lembrar que mesmo em potes esterilizados, não é todo tipo de alimento que pode ficar fora da geladeira. Os alimentos frescos, que não sejam secos, precisam ser refrigerados.

1. Preservação do alimento

Um dos motivos para esterilizar potes antes de guardar comida neles é aumentar a preservação do alimento, permitindo que ele dure por mais dias e em ótimas condições de consumo.

2. Evitar contaminação

Depois, mas não menos importante, você deve esterilizar potes para evitar ser contaminado por toxinas, fungos bactérias e outros micro-organismos que podem estar dentro dos potes não esterilizados.