Como fazer alvejante caseiro para economizar


O alvejante é um produto químico que provavelmente você usa na desinfecção doméstica, incluindo pisos, paredes, roupas, louças e até alimentos. Sim, até alimentos porque a água sanitária, que pode ser usada para higienizar vegetais, é um tipo de alvejante. Então, se você o usa para tantas coisas, é uma ótima ideia fazer alvejante caseiro e economizar ainda mais. Veja as receitas a seguir.

2 Formas de fazer alvejante caseiro

Antes de partir para as receitas, é importante você saber que existe uma diferença entre a água sanitária pura e outros tipos de alvejante.

A água sanitária é composta apenas por água comum e uma pequena quantidade de cloro, que na embalagem vai estar descrito como hipoclorito de sódio. Mas tem outros tipos de alvejante que levam mais ingredientes na sua composição e por isso não podem ser usados para higienizar vegetais, oferecendo risco de intoxicação.

Então a água sanitária pode ser usada para tudo, mas se houver outros ingredientes na mistura além de água e cloro, use apenas para a limpeza da casa e para branquear as roupas.

Sendo assim, como não é recomendado fazer a água sanitária em casa porque envolve contato com o hipoclorito de sódio puro, que é muito forte, você vai ver a seguir receitas de alvejantes caseiros que misturam outros ingredientes na água sanitária comum para usar na limpeza doméstica e nas roupas.

1. Alvejante para roupas brancas

A primeira opção de alvejante caseiro é ideal para usar nas roupas, pois os ingredientes são especialmente úteis para essa finalidade. Você até pode usar na limpeza de piso, parede, ralo e vaso sanitário, mas lembre-se de nunca usar para higienizar alimentos.

Ingredientes

  • Água sanitária comum (Super Cândida, Q Boa ou outra): 1 litro;
  • Detergente neutro: 500 mililitros;
  • Sabão líquido para roupas brancas: 500 mililitros;
  • Bicarbonato de sódio: 3 colheres de sopa;
  • Água da torneira: 5 litros.

Modo de preparo

1. Em uma bacia grande, coloque primeiro 2 litros de água. Em seguida, adicione o bicarbonato e misture bem, usando uma colher de pau, cuidando para não respingar nos olhos.

2. Quando estiver totalmente misturado, adicione o detergente e misture de novo.

3. Adicione a água sanitária e torne a misturar. Tome cuidado para não encostar em nada colorido porque pode manchar, e faça isso longe das crianças e animais.

4. Por último, misture o sabão de roupa. Mexa muito bem essa mistura.


5. Por fim adicione os restantes 3 litros de água e misture. Depois é só armazenar em frascos limpos e com tampa e guardar em local arejado e que não bata sol, que seja seguro, longe do alcance das crianças.

2. Alvejante para pisos e paredes brancas

Essa segunda opção requer os mesmos cuidados de manuseio e armazenamento que a anterior. Os ingredientes utilizados são próprios para deixar o piso bem branquinho e também as paredes que já sejam brancas, mas estejam encardidas ou manchadas.

Ingredientes

  • Água da torneira: 400 mililitros;
  • Bicarbonato de sódio: 2 colheres de sopa;
  • Sal: 1 colher de sopa;
  • Água sanitária: 400 mililitros;
  • Detergente: 500 mililitros;
  • Água oxigenada 20 volumes cremosa: 1 colher de sopa;
  • Desinfetante: 300 mililitros.

Modo de preparo

1. Em um recipiente coloque a água, o sal e o bicarbonato. Mexa bem para dissolver.

2. Em seguida adicione o desinfetante, a água sanitária, a água oxigenada e misture bem.

3. Por fim, misture do detergente e volte a misturar tudo. Está pronto seu alvejante caseiro. Armazene em uma garrafa pet e pode utilizar para deixar os pisos bem branquinhos.

Dicas para deixar roupas mais brancas com alvejante caseiro

O alvejante tem esse nome porque um dos significados da palavra alvejar é tornar mais branco. Essa é a principal função do produto, e ele faz isso através da desinfecção, matando os micro-organismos que deixam as manchas e o encardido.

Portanto, depois de fazer alvejante caseiro, a primeira dica quando for utilizá-lo para deixar as roupas mais brancas, é que somente deve escolher roupas brancas mesmo. Jamais coloque alvejante em roupas coloridas, pois ele vai manchar ou desbotar a peça, mesmo que seja apenas um detalhe de cor muito pequeno na estampa.

Outra dica é que não use esses produtos com cloro todas as vezes que for lavar roupa branca. Dependendo da fragilidade do tecido, com o tempo de uso do produto as fibras podem ser danificadas. Assim, ao invés de deixar a roupa mais branca, ela pode ficar amarelada. Então, use apenas quando necessário.

Por fim, para deixar as roupas mais brancas com o alvejante caseiro, deixe as peças de molho por 15 minutos na solução. Enxágue o coloque na máquina para lavar normalmente. Mesmo depois de enxaguar, só coloque as peças brancas na máquina, pois ainda vai ter vestígio do produto no tecido e vai manchar outras peças que não sejam brancas.