Como fazer cebola durar mais: veja passo a passo


Apesar de ter muita gente que detesta, a cebola é um dos principais ingredientes para dar tempero às comidas e também pode ser servida como petisco e acompanhamento. Fazer cebola durar mais é essencial para garantir boas refeições.

Afinal, assim como qualquer outro vegetal, ela também pode estragar, ficar com gosto ruim ou murchar. Veja como evitar que isso aconteça.

Como fazer cebola durar mais: técnicas e dicas

Para manter o sabor, a textura e a crocância da cebola é necessário seguir alguns passos básicos de armazenamento.

Não guarde na geladeira

A baixa temperatura faz com que o amido da cebola seja convertido em açúcar, o que aumenta as chances de ela estragar mais rápido, além de deixar todos os alimentos com o cheiro.

Mantenha longe das batatas

Batata e cebola só combinam quando fritas e servidas como porção. Quando armazenadas juntas, a batata libera umidade, que acelera o processo de decomposição da cebola e faz com que ela dure menos.

Guarde em local arejado e seco

Fazer cebola durar mais não é difícil: basta armazená-la em local seco, fresco e arejado. Pode até ser na despensa, desde que atenda a esses requisitos.

Prefira saquinhos de tecido do que de plástico

As cebolas precisam respirar para durar mais tempo. Por isso guarde-as em sacos de malha ou até em uma meia-calça velha em local arejado, seco e fresco.


Entre 7ºC e 10ºC

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o ideal é que as cebolas sejam guardadas em ambiente com temperatura entre 7ºC e 10ºC. Se não tiver como, porém, pode guardar em temperatura ambiente, em um local em que elas vão durar uma semana.

Cortada em pote fechado

Se sobrou metade ou apenas um pedaço da cebola cortada, guarde em um pote fechado e seco, ponha na geladeira e consuma em até dois dias. Se quiser fazer cebola durar mais, pique, misture com sal e azeite e consuma em até cinco dias.

Como conservar cebola picada

1. Pique a cebola ou corte em rodelas.

2. Seque os pedaços com papel toalha.

3. Separe porções pequenas em saquinhos para congelamento.

4. Deixe no congelador por até três meses.

5. Use para pratos quentes.