Como fazer chá de casca de abacaxi e benefícios


A maioria das pessoas descarta a casca do abacaxi e nem sabe que grande parte dos nutrientes está presente nela. Preparar suco ou chá de casca de abacaxi é uma alternativa ao desperdício altamente benéfica para a saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a casca da fruta tem 38% a mais de vitamina C do que a polpa do abacaxi. Que tal usufruir disso?

Aprenda a fazer chá de casca de abacaxi

Além de nutritivo e saudável, o chá pode ser consumido quente nos dias frios do ano ou geladinho, acompanhado de hortelã, para refrescar.

Ingredientes

  • Abacaxi: um terço da casca de uma unidade;
  • Água: 3 xícaras de chá;
  • Mel para adoçar.

Modo de preparo
1. Descasque o abacaxi e lave bem a casca, com o auxílio de uma escovinha.

2. Misture a casca com água em uma panela e leve ao fogo alto.

3. Quando ferver, passe para fogo médio e deixe cozinhar por 15 minutos.

4. Coe, adoce e sirva em seguida.

Chá de casca de abacaxi com gengibre

O gengibre acelera o metabolismo e é um aliado para quem quer perder peso. Além disso, deixa o chá mais refrescante, principalmente quando servido gelado.
Ingredientes

  • Abacaxi: meia de xícara de chá;
  • Gengibre: 1 rodela;
  • Água: 3 xícaras de chá;
  • Melaço para adoçar.

Modo de preparo
1. Lave bem a casca do abacaxi e coloque em uma panela com a água.

2. Leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe para fogo baixo e adicione o gengibre.

3. Deixe cozinhar por 20 minutos com a panela semi tampada.


4. Coe, adoce e beba.

Como e quando tomar o chá

O chá é muito usado para desintoxicar o organismo e perder peso. Se esse é seu desejo pode consumir a bebida até duas vezes ao dia, de preferência no café da manhã e antes do jantar. Pessoas com pressão baixa e problemas estomacais devem evitar a bebida, assim como grávidas e lactantes.

4 Benefícios do chá

O chá não é só uma alternativa refrescante para os dias mais quentes do ano, mas também um amigo da saúde! Veja o que ele pode fazer pelo seu organismo.

1. Mais nutritiva que a própria fruta

Além da vitamina C, a casca do abacaxi também tem mais antioxidantes, manganês, vitaminas do complexo B, betacaroteno, cálcio, potássio e ferro que a polpa da fruta.

2. Ajuda na perda de peso e funcionamento do intestino

A casca também possui mais fibras que a polpa e tanto o suco quanto o chá dão sensação de saciedade, fazendo com que você não precise comer tanto para se sentir mais satisfeito.
Além disso, as fibras promovem o bom funcionamento do intestino, o que também tem como consequência a redução do inchaço e a perda de peso. Se tomar a bebida com gengibre, melhor ainda!

3. É um ótimo anti-inflamatório

A bromelaína é uma enzima presente na casca e no caule do abacaxi, reconhecida por combater a inflamação no organismo. O chá de casca de abacaxi é recomendado principalmente para quem sofre de artrite e fibromialgia.

4. Previne o câncer e o envelhecimento precoce

Tudo isso graças aos antioxidantes, bromelaína, manganês e vitamina C, que combatem os radicais livres e inibem a formação de células cancerígenas, além de evitar o envelhecimento precoce.