Como fazer e benefícios da máscara de pepino para pele


De nome científico Cucumis sativus, o pepino é o fruto do pepineiro, uma planta rasteira e trepadeira de ampla utilização mundial. Sua forma de consumo mais comum é nas saladas e pratos frios, como também para fazer suco de pepino com diferentes combinações de ingredientes. Mas existe outro uso que é a máscara de pepino para a pele.

Homens e mulheres vaidosos vivem em busca de soluções simples para manter a boa saúde e aparência da pele, pois assim preservam sua jovialidade. No caso da máscaras de pepino, elas são uma boa solução e podem ser encontradas prontas em farmácias e lojas de cosméticos. Mas é claro que possuem muitos outros aditivos químicos na composição, o que não é bom para muitas pessoas.

Sendo assim, a dica da vez é sobre os benefícios da máscara de pepino caseira, bem como opções de receitas para testar. São todas misturinhas muito fáceis de fazer e aplicar sem sair de casa. Veja algumas opções, como fazer a aplicação e os benefícios que o pepino proporciona para a pele.

7 Receitas de máscaras de pepino caseiras

As opções variam de acordo com o seu objetivo. Tem receita hidratante, esfoliante, cicatrizante, anti-inflamatória, calmante e rejuvenescedora. Todas fáceis de fazer e de aplicar.

1. Máscara de pepino esfoliante para acne

Se o seu problema é com a acne, saiba que primeiro deve ir ao dermatologista para saber qual é o grau do problema. Algumas vezes somente a máscara de pepino não vai conseguir resolver, até porque pode ter a ver com a alimentação e outros hábitos de vida.

Mas depois disso, se o médico permitir, então você pode fazer uso dessa máscara algumas vezes por semana. Veja o que vai precisar.

Ingredientes

  • Aveia em flocos: 1 xícara;
  • Pepino: 1 unidade pequena;
  • Iogurte natural: 1 colher de chá.

Modo de preparo e aplicação

1. Coloque no liquidificador o pepino bem lavado e gelado, junto com a aveia. Bata somente para o pepino se desfazer.

2. Depois, transfira a mistura para um potinho e adicione o iogurte, também gelado. Misture bem e aplique sobre a pele limpa e seca, deixando agir por 30 minutos. Depois enxague com água da torneira e aplique soro fisiológico com um algodão para finalizar.

2. Máscara de pepino rejuvenescedora

Essa opção de máscara leva clara de ovo, que vai fornecer uma ação rejuvenescedora da pele, no sentido de ativação da produção de colágeno, que é essencial para conferir a firmeza da pele. Veja como fazer:

Ingredientes

  • Água mineral: 100 mililitros;
  • Clara de ovo: 1 unidade;
  • Pepino médio: 1 unidade.

Modo de preparo e aplicação

1. Deixe o pepino na geladeira para que fique bem gelado e faça o mesmo com a água e o ovo.

2. Na hora de fazer a máscara, já esteja com o rosto bem limpo e seco para fazer a aplicação na hora bem geladinha.

3. Descasque o pepino e coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata até virar uma pasta que consiga aplicar no rosto sem escorrer.

4. Faça a aplicação em todo o rosto, em uma camada fina, e deixe até secar, o que deve levar uns 15 minutos.

5. Você vai perceber que se formou uma película por causa da clara, então remova aos poucos e com cuidado, das bordas para o centro.

6. Quando tiver removido tudo, lave o rosto com água morna para soltar o que ainda estiver grudado. Finalize com água fria e aplique soro fisiológico com um algodão ou o seu creme de costume, conforme a recomendação médica.

3. Máscara hidratante de pepino com abacate

Se não tiver um problema de pele específico a ser tratado, e apenas quiser que a máscara tenha uma função de manter a pele bonita e hidratada, essa opção é uma boa alternativa. Vai ajudar a limpar a pele morta também, pois tem ação esfoliante.

Ingredientes

  • Pepino picado: meia xícara;
  • Abacate picado: meia xícara;
  • Clara de ovo: 1 unidade;
  • Leite em pó: 2 colheres de chá.

Modo de preparo e aplicação

1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até formar uma pasta, nem muito mole, nem dura. Apenas cremosa e que fique no rosto sem escorrer.

2. Transfira a pasta para um potinho com tampa e coloque na geladeira para ficar bem geladinha.

3. Enquanto isso, faça a sua limpeza facial normal, removendo a maquiagem e deixando a pele bem limpa e seca.

4. Aplique então a máscara, com ajuda de uma espátula ou com as mãos mesmo, e vá esfoliando todo o rosto com os dedos, com movimentos circulares.

5. Depois de aplicar em tudo, inclusive no pescoço, deixe agindo durante 30 minutos. Depois desse tempo, com a máscara já seca, remova com água morna.

4. Máscara calmante com pepino e lavanda

A utilização da lavanda é boa para relaxar a pele e também a sua mente, por causa do aroma calmante. Então é uma boa opção para fazer antes de dormir, momento em que seu corpo se preparar para o descanso.

Ingredientes

  • Pepino: um quarto de unidade;
  • Óleo essencial de lavanda: 2 gotas.

Modo de preparo e aplicação

1. Coloque o pepino e o óleo no liquidificador e bata até virar uma pastinha.

2. Deixe na geladeira para ficar gelado.

3. Com o rosto já limpo, faça a aplicação e deixe agir por 15 minutos. Depois remova muito bem com água e finalize com os produtos de costume.

5. Máscara energizante de pepino com alecrim

Para obter o efeito oposto da máscara com lavanda, a opção com alecrim é muito boa. O alecrim estimula o cérebro, ajuda a ter uma boa memória e clareza mental. Então é uma boa opção de máscara para começar o dia, quando precisa ir para o trabalho com boa disposição.

Ingredientes

  • Pepino: um quarto de unidade;
  • Óleo essencial de alecrim: 2 gotas.

Modo de preparo e aplicação


1. Da mesma forma que na versão anterior, bata o pepino sem casca junto com o óleo no liquidificador até misturar.

2. Lave bem o rosto, como faz todas as manhãs. Se o pepino já estiver gelado, pode aplicar a máscara na hora. Se não estiver, transfira a máscara para um potinho e deixe uma meia hora na geladeira, enquanto faz outras coisas.

3. Depois aplique a máscara, deixe agindo por 15 minutos e remova com água fria.

6. Máscara tonificante de pepino com mel

O mel oferece efeito calmante para a pele e também serve como esfoliante. Enquanto o pepino vai hidratar, limpar e rejuvenescer, além de tonificar.

Ingredientes

  • Pepino pequeno: 1 unidade;
  • Mel: 2 colheres de chá.

Modo de preparo e aplicação

1. Comece tirando a casca do pepino e cortando em pedaços menores. Coloque no liquidificador e bata para desfazer.

2. Transfira para um potinho e misture muito bem com o mel.

3. Depois, com o rosto já limpo, aplique a máscara e faça movimentos circulares com os dedos para ativar e esfoliar ao mesmo tempo. Quando terminar, deixe a máscara no rosto por mais 15 minutos. Depois remova com água da torneira e finalize com os cremes de tratamento que já costuma usar com orientação do seu médico.

7. Máscara com argila para limpeza profunda e nutrição

As máscaras de argila são ótimas para nutrir a pele, pois elas possuem uma riqueza mineral muito importante. Promovem uma limpeza profunda, hidratam e estimulam a produção de colágeno para deixar a pele mais firme. Junto com o pepino, esse efeito se duplica.

Ingredientes

  • Argila da cor que desejar: 1 colher de sopa;
  • Pepino: um quarto de unidade;
  • Água: suficiente para dar consistência.

Modo de preparo e aplicação

1. Comece batendo o pepino descascado no liquidificador até se desfazer.

2. Depois, em um potinho, misture a argila com um pouquinho de água, apenas para o pó virar uma pasta. Adicione o pepino batido e misture mais, deixando a pasta mais grossa. Se ficar muito líquida, adicione mais argila. A consistência é de uma pasta que fique firme no rosto e seja fácil de aplicar.

3. Com o rosto bem limpo, faça a aplicação da máscara até o pescoço. Deixe agir por 20 minutos, até perceber que a argila secou.

4. Depois é só remover com água em temperatura ambiente e finalizar com o tratamento de costume ou com um algodão embebido em soro fisiológico gelado.

Como e quando aplicar?

Como você já viu nas receitas, cada máscara precisa ser aplicada na pele limpa, depois que você já removeu a maquiagem e já passou seus produtos de limpeza facial recomendados pelo dermatologista.

Depois deve aplicar a máscara a partir da testa até o queixo e o pescoço, sempre da parte central para as extremidades do rosto. Se for uma máscara esfoliante, deve ir fazendo movimentos circulares para promover a esfoliação que vai soltar a pele morta.

Nunca é necessário aplicar uma camada muito grossa, apenas o suficiente para que toda a pele seja coberta.

O tempo de ação varia entre 15 a 30 minutos. Menos que isso pode não fazer efeito, e mais do que isso pode causar efeito contrário, de ressecamento, dependendo do produto que estiver utilizando.

De modo geral, a máscara de pepino, de qualquer tipo, pode ser aplicada 3 vezes por semana ou menos. Mas é ideal que você tenha recomendação do seu dermatologista ou esteticista, pois cada pele tem necessidades diferentes e também vai depender se você já estiver fazendo algum outro tratamento.

Benefícios do pepino para a pele

Agora que já conhece as melhores receitas de máscara de pepino, bem como sua forma de aplicação, veja por que usá-las no dia a dia, com base em seus benefícios para a pele:

1. Hidrata, acalma e cicatriza

A máscara de pepino tem uma poderosa ação hidratante e revitalizante para a pele. Essa ação fica ainda mais intensa se o pepino estiver gelado, deixando a pele com um aspecto ainda mais bonito e saudável. Ela acalma, evitando a vermelhidão e o inchaço, também estimula a cicatrização de ferimentos e inflamações, como as causadas pela acne.

2. Possui propriedade clareadora

Para quem tem manchas na pele e olheiras, a máscara de pepino também é uma grande aliada. Suas propriedades clareadoras ajudam a deixar a pele mais uniforme, eliminando as manchas com o tempo de uso. Claro, esse efeito necessita da ajuda do filtro solar no dia a dia, bem como de uma alimentação saudável.

3. Atua como rejuvenescedor

Para ficar perfeito, além de hidratar, acalmar, cicatrizas e uniformizar a pele, a máscara de pepino também ajuda a rejuvenescer. Nesse sentido, suas propriedades atuam contra a oxidação das células. Por conter vitaminas que agem como antioxidantes, elas vão eliminar os radicais livres que oxidam as células, permitindo que elas voltem a se renovar e, assim, melhorar o aspecto jovial da pele.

Como usar pepino para tirar olheiras

A máscara de pepino é útil no combate às olheiras, seja por causa do inchaço ou do escurecimento que provocam. Mas também existe o método mais tradicional que é utilizando apenas o pepino.

Para fazer esse tipo de aplicação, você só precisa deixar o pepino na geladeira para ficar bem fresquinho. Depois lave bem o rosto e seque. Corte duas fatias de pepino na hora e coloque sobre os dois olhos, de modo que fique por cima das olheiras. Fique deitada, de olhos fechados, durante 15 minutos para que o pepino entre em ação.

Passado o tempo, lave o rosto com água em temperatura ambiente e aplique um tônico ou soro fisiológico gelado, com um algodão, em todo o rosto, inclusive na região das olheiras. Esse tratamento pode ser feito diariamente, de preferência antes de ir dormir, assim evitar ter que aplicar qualquer outro produto na pele logo depois.