Como fazer e benefícios do xarope de alho para a saúde


O alho é um antibiótico natural que ajuda a tratar e a prevenir muitos problemas de saúde. O fato de ele deixar a comida mais gostosa é apenas um benefício extra. Seu real valor está nas propriedades medicinais, que podem ser obtidas através do xarope de alho. Aprenda a seguir como fazer 4 receitas desse xarope, conheça seus benefícios e os cuidados que deve ter ao consumir.

4 Formas de fazer xarope de alho

A razão para preferir tomar xarope de alho ao invés de um chá ou de consumir apenas como tempero na comida é o grau de concentração. O modo de preparo do xarope faz com que o alho mantenha suas propriedades mais concentradas e puras, garantindo uma melhor absorção pelo organismo. Veja as receitas e faça com os ingredientes que tiver em casa.

1. Xarope de alho simples

A primeira receita é simples, mas vai ao fogo. É um xarope eficiente, com alho concentrado e sem adição de outros componentes medicinais.

Ingredientes

  • Alho: 2 dentes grandes;
  • Açúcar: 200 gramas;
  • Água: 150 mililitros.

Modo de preparo

1. Comece descascando e espremendo o alho para extrair o líquido. Reserve.

2. Leve ao fogo uma panela com a água e açúcar, até que ele esteja totalmente derretido.

3. Depois, misture o líquido do alho espremido e fique mexendo até que engrosse. Quando ferver e começarem a surgir as bolhas maiores, pode desligar o fogo.

4. Deixe o xarope esfriar, depois passe por uma peneira e armazene em um vidro esterilizado e com tampa para quando precisar usar.

2. Xarope de cebola e alho

Assim como o alho, a cebola também é um antibiótico natural. Logo, ao misturar os dois ingredientes em um xarope concentrado, o efeito se potencializa. Nessa opção também vai o limão, que equilibra o pH do sangue e fortalece o sistema imunológico. Veja como fazer.

Ingredientes

  • Limão: suco de 2 unidades;
  • Cebola: 1 unidade;
  • Água: 1 xícara;
  • Alho: 3 dentes;
  • Mel: 2 colheres de sopa.

Modo de preparo

1. Descasque os alho e a cebola. Esprema o suco do limão na hora em que for usar.

2. Coloque a cebola, os alhos e o suco de limão no liquidificador e bata bem para virar um caldo.

3. Coe a mistura e coloque em uma panela ao fogo junto com a água e o mel. Fique mexendo lentamente até começar a ferver.

4. Feito isso, desligue o fogo e espere esfriar. Depois armazene em um frasco de vidro esterilizado e bem fechado. Tome no máximo 3 colheres de sopa ao longo do dia quando precisar de tratamento.

3. Xarope de alho e mel

Nessa receita, junto com o alho e o mel vai o vinagre de maçã. Ele ajuda a limpar o organismo do ataque por bactérias e fungos que são a causa de diversas inflamações e infecções.

Ingredientes

  • Mel: 200 mililitros;
  • Vinagre de maçã: 200 mililitros;
  • Alho: 8 dentes.

Modo de preparo

1. Coloque todos os ingredientes em um frasco de vidro esterilizado e fique mexendo por 30 segundos para misturar bem.

2. Depois, tampe o frasco e deixe por 5 dias na geladeira.

3. Passado esse tempo, durante mais 5 dias, chacoalhe o frasco para misturar uma vez ao dia e depois disso está pronto para usar.

4. A quantidade recomendada é de duas colheres de chá de xarope misturadas a um copo de água. Beba em jejum, diariamente, mas não mais do que 15 dias seguidos e com uma pausa de pelo menos 1 mês a cada novo tratamento.

4. Xarope de gengibre e alho

Para finalizar, uma opção de xarope de alho com gengibre, a famosa e poderosa raiz oriental com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a limpar o organismo e a respirar melhor.


Ingredientes

  • Gengibre em lascas com casca: 1 xícara;
  • Canela: 5 paus;
  • Alho: 2 dente grande;
  • Limão: 1 unidade;
  • Açúcar cristal: 1 xícara;
  • Folhas de guaco e alfavaca: 1 punhado.

Modo de preparo

1. Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo para derreter e virar um caramelo.

2. Junte o gengibre e as folhas de guaco e alfavaca. Deixe por 20 minutos.

3. Depois coloque o limão cortado em rodelas e descascado. Deixe mais 10 minutos.

4. Quando estiver fervendo, misture a canela, a casca do limão e o alho. Misture. Se estiver uma calda muito grossa, adicione meio copo de água e deixe ferver de novo.

5. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o xarope de alho com gengibre descansado por meia hora.

6. Depois já beba meia xícara ainda morno. Essa quantidade por dia é suficiente. Depois armazene tudo junto, sem coar, em um frasco de vidro esterilizado e bem fechado por até 10 dias.

Para que serve o xarope com alho?

O alho tem um poderoso efeito contra as bactérias que causam doenças, por isso que ele é chamado de antibiótico natural. Mas não é só isso que ele oferece de bom. Aliás, os benefícios que você vai ver a seguir também incluem os efeitos da cebola, do mel, do limão e do gengibre, todos usados nas receitas de xarope de alho.

1. Efeito antioxidante

Os ingredientes do xarope de alho contêm propriedades que viram antioxidantes quando são digeridas. Isso quer dizer que elas vão agir na limpeza da células de todo o corpo, restaurando sua saúde. As células ficam danificadas com o excesso de radicais livres, e células doentes geram doenças. Esse é um efeito tanto preventivo quanto para tratamento.

2. Poder antibiótico

O que faz com que o alho seja um antibiótico natural é o seu composto chamado alicina, o mesmo que faz com que ele tenha o odor e sabor característicos. Para o alho, a função da alicina é protegê-lo contra os predadores. Já no corpo humano, ela age combatendo bactérias através do reforço que dá ao sistema imune.

3. Melhora a pressão sanguínea

Também por causa da alicina, o alho tem um benefício parecido com o da aspirina, que é deixar o sangue mais fino. Sendo assim é uma forma de prevenir e de eliminar a formação de coágulos, melhorando a circulação e evitando problemas como derrame e doenças cardíacas.

4. Tratamento de gripe, resfriado e seus sintomas

Junto com os demais ingredientes, o xarope de alho é muito bom para o tratamento de gripes e resfriados. Aliás, essa a razão pela qual a bebida é mais procurada. Ao mesmo tempo em que reforça o organismo para combater o vírus, também alivia os sintomas como tosse, dor de garganta e nariz entupido.

Cuidados a ter ao tomar

O xarope de alho é uma mistura doce. Em uma receita vai açúcar, na outra vai mel, então é preciso cuidar caso você tenha problemas com glicose ou insulina. Não tome o xarope doce sem o consentimento do seu médico.

Outro cuidado é quanto ao poder de afinar o sangue que o alho contém. Sendo assim, deve ser evitado por pessoas com problema de coagulação no sangue, podendo estimular hemorragias.

Quanto aos demais ingredientes, de modo geral não há restrições, a menos que você tenha algum proibição médica para consumir o gengibre, a canela ou outro ingrediente. O único cuidado que deve ter é em não exagerar na dose.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Se os sintomas não melhorarem, procure um médico e sempre mantenha uma alimentação saudável, junto da prática de atividade física.

Loading...