Como fazer o contorno para cada tipo de rosto


Para conseguir fazer o contorno para cada tipo de rosto, primeiro você precisa saber qual é o seu tipo de rosto. Existem diversos formatos de rosto, mas podemos dividir – de forma básica – nos seguintes formatos: oval, quadrado, triangular, triangular invertido e redondo.

A maquiagem básica para você conseguir o efeito desejado é: um corretivo mais escuro que o tom da pele, um pó bronzeador e um iluminador.

A regrinha básica é: a parte que você quer disfarçar deve ser contornada com o corretivo escuro. Enquanto o iluminador deve ser aplicado na parte que você quer realçar.

Como fazer o contorno para cada tipo de rosto

Rostos arredondados

Por não ter ângulos bem definidos, o contorno tem objetivo de aumentar a ‘altura’ do rosto. Fazendo com que ele pareça mais comprido.
Para conseguir esse efeito, escureça toda a lateral do rosto e ilumine apenas o eixo central.

Rostos triângulo invertido ou coração

Nesse tipo de rosto, a linha da testa é mais larga que a do queixo, que geralmente é mais alongado.

Para acertar no contorno, suavize a diferença entre a parte de cima – que é mais larga – e a parte de baixo – que é mais fina.

Use o corretivo para escurecer as laterais da testa e do maxilar. Enquanto o iluminador você aplica na zona “T”.

Rostos triangulares

Aqui a parte de cima é mais estreita. Alargando na linha do maxilar. Fazendo com que essa parte do rosto fique em evidência.


Para atenuar essa diferença, é preciso chamar atenção para a linha dos lábios. Então, escureça as laterais do maxilar com o corretivo mais escuro.

E ilumine a área da testa, sob os olhos e o queixo, para ganharem atenção especial.

Esse tipo de rosto é facilmente identificado pela sua fisionomia mais larga e forte. O maxilar é amplo e os traços marcantes.

Além disso, existem dois tipos bem comuns, que é o mais largo, dando aparência completamente quadrada. E os mais afilados, que lembram um retângulo.

Para o contorno desse tipo de rosto, suavize as linhas mais retas e angulares. Isso irá criar uma aparência mais leve e delicada. Use o corretivo escuro para fazer o contorno das laterais da testa e do maxilar.

Já o iluminador, use no centro da testa e do queixo, além do topo do nariz.

Rostos ovalados

São os mais fáceis de fazer contorno. Como eles têm as linhas totalmente arredondadas e são caracterizados, principalmente por terem as maçãs do rosto sutilmente em evidência. Sendo mais largas que a testa e o maxilar.

Aqui é só escurecer a parte de baixo das maçãs do rosto e iluminar a área abaixo dos olhos. Ilumine, também, o eixo central da face.