Como fazer óleo de hibisco para tratar a pele e os cabelos


O hibisco é uma planta usada no mundo todo por causa dos seus excelentes efeitos medicinais. Normalmente ele é comprado em forma das flores em botões secos e usado para fazer chá, mas também é possível fazer óleo de hibisco caseiro e obter seus benefícios para o crescimento dos cabelos e para a saúde da pele. Veja como fazer a receita.

Como fazer óleo de hibisco caseiro: passo a passo

Essa receita é especificamente para usar nos cabelos e na pele, não para ingerir. Só vai precisar de três ingredientes. Veja quais são.

Ingredientes

  • Flor de hibisco seca: 100 gramas;
  • Óleo de rícino: 120 mililitros
  • Óleo de coco: 50 mililitros.

Modo de preparo

1. Para fazer o óleo de hibisco você precisa colocar todos os ingredientes em um frasco de vidro pequeno, fechar bem, chacoalhar para misturar e deixar guardado por uma semana antes de usar.

Benefícios do óleo de hibisco

Os benefícios que você verá a seguir são relacionados à saúde dos cabelos e da pele, já que o óleo não deve ser ingerido. Se fosse fazer na forma de chá para beber, haveria ainda muitos outros benefícios a relacionar, como:
  • Diurético;
  • Anti-inflamatório;
  • Emagrecedor;
  • Protetor do fígado;
  • Digestivo;
  • Controlador da pressão alta.

Mas agora veja o que a versão do hibisco em óleo pode proporcionar à pele e aos cabelos:

1. Acelera o crescimento dos cabelos

As propriedades do hibisco que ajudam a controlar a queda e acelerar o crescimento dos cabelos são a combinação de vitaminas A e C, além do ferro, dos aminoácidos. Ele estimula os folículos pilosos e a produção de colágeno, ajudando os fios a crescerem mais fortes e saudáveis.


2. Ajuda a tratar inflamações da pele

Pelo fato de ter efeito hidratante e anti-inflamatório, o óleo de hibisco é uma opção para aplicar sobre inflamações da pele, ajudando a tratar e a cicatrizar.

3. Rejuvenesce a pele e os fios de cabelo

O hibisco tem um grande efeito antioxidante, o que quer dizer que ele promove a renovação das células, incluindo as da pele e do couro cabeludo. Sendo assim, ele beneficia a saúde da pele, previne rugas, manchas e ainda acelera o crescimento do cabelo.

Como usar para acelerar o crescimento do cabelo?

A receita que você viu anteriormente é usada para acelerar o crescimento dos cabelos, além do seu uso na pele. Não somente por causa das propriedades do hibisco que ele funciona, mas o óleo de rícino para os cabelos também tem efeitos positivos, assim como o óleo de coco. Eles têm a função de hidratar os fios, prevenir a queda, devolver o brilho e engrossar.

Então, para ter todo o efeito dessa poderosa combinação de ingredientes você só precisa aplicar esse óleo no couro cabeludo, massageando bastante.

Depois aplique também um pouco no comprimento do cabelo, faça um coque e deixe agir por algumas horas. Lave normalmente com xampu, condicionador e água morna até remover totalmente o óleo.

Volte a fazer o procedimento três vezes por semana e aguarde pelos resultados.