Como fazer shampoo a seco caseiro


O shampoo a seco caseiro é uma solução para aqueles dias em que você tem um compromisso e não vai dar tempo de lavar os cabelos. A função desse produto é remover a oleosidade que já está aparente, mas temporariamente.

Se de vez em quando você se encontra em situações emergenciais como essa e adoraria ter uma solução para não aparecer com os fios oleosos e com aspecto de sujos, vai adorar essas receitas que pode fazer em casa. Confira:

5 Receitas de shampoo a seco caseiro

Existem opções de shampoo a seco para vender, mas se você quiser economizar, pode fazer os seus em casa. Há diferentes receitinhas, mas todas são à base de amido de milho, que é o grande segredo para absorver a oleosidade. Escolha aquelas para quais você já tem os ingredientes, para facilitar.

1. Com talco

Essa primeira opção é especial para quem já tem os cabelos naturalmente mais oleosos, pois só leva dois ingredientes e ambos são secos. Além do mais um deles é perfumado.

Ingredientes

Talco de bebê perfumado: 1 colher (sopa);
Amido de milho: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Misture muito bem os dois ingredientes e depois peneire para que fique um pó bem fininho;
  2. Coloque em um recipiente que facilite a aplicação, como um saleiro, com grãos de arroz para que o pó continue solto;
  3. Depois é só aplicar na raiz dos cabelos, pouco a pouco, até onde os fios estiverem oleosos. Vá chacoalhando os fios com os dedos para que o pó desapareça por completo. As morenas devem ter mais atenção do que as loiras nessa hora para não acabar parecendo que o pó é caspa;
  4. Por fim, penteie os cabelos ou finalize como de costume e pronto.

2. Com fermento

O fermento vai substituir o talco nessa receita. Como não vai ter perfume, se os seus cabelos não forem muito oleosos, pode misturar um pouco de óleo essencial com o aroma que preferir.

Ingredientes

Amido de milho: 2 colheres (sopa);
Fermento em pó: 1 colher (chá);
Óleo essencial: 6 gotas.

Modo de preparo

  1. Assim como na receita anterior, misture os ingredientes, inclusive o óleo essencial. Depois passe por uma peneira e coloque no saleiro;
  2. Aplique nos cabelos chacoalhando bem até que o pó desapareça e finalize como de costume.

3. Shampoo com bicarbonato de sódio

Se não tiver nem talco nem fermento em casa, pode usar bicarbonato como substituto. O efeito vai ser o mesmo, e ainda melhor, pois ele vai ajudar a limpar o couro cabeludo.

Ingredientes

Amido de milho: 2 colheres (sopa);
Bicarbonato: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Siga o mesmo procedimento das versões anteriores, misturando os dois ingredientes, peneirando e colocando no saleiro;
  2. Depois passe na raiz e até onde os fios estiverem oleosos e mexa bastante para absorver o óleo excessivo e desaparecer.

4. Para fios castanhos ou ruivos

Essa é a receita com segredinho para cabelos castanhos, pretos ou ruivos. Você pode usar qualquer uma das receitas anteriores, mas vai adicionar cacau em pó para cabelos castanhos ou canela em pó para cabelos ruivos. Essa versão usa argila, mas pode ser qualquer opção das anteriores.


Ingredientes

Argila em pó cosmética: 2 colheres (sopa);
Amido de milho: 2 colheres (sopa);
Cacau em pó sem açúcar: 1 colher (café);
Canela em pó: 1 colher (café).

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes. Escolha entre cacau ou canela, de acordo com a tonalidade dos cabelos. Se precisar de mais do que uma colher de café para que a mistura escureça, adicione;
  2. Passe tudo pela peneira, coloque no saleiro e aplique dos cabelos, mexendo bem para fazer o efeito de seco. Finalize como de costume e pronto.

5. Shampoo a seco em spray

Essa é uma versão molhada do shampoo a seco caseiro, mas que se aplica nos cabelos secos e evapora bem rápido. Pode ser uma alternativa melhor para quem não consegue misturar tão bem os pós e sempre acaba ficando um pouco da raiz.

Ingredientes

Água: ½ copo;
Amido de milho ou cacau ou canela (conforme a cor do cabelo): 2 colheres (sopa);
Álcool de cozinha (para acelerar a secagem): 2 colheres (sopa);
Óleo essencial do aroma que preferir: 6 gotas.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes dentro de um borrifador limpo e agite para ficar bem misturado;
  2. Depois faça a aplicação, conforme as outras receitas, é a mesma coisa.

Lembre-se que só deve fazer esse procedimento quando for necessário, pois o álcool pode ressecar os fios. E como ele é inflamável, não vá chegar perto de fogo logo que usar essa mistura.

Benefícios do shampoo a seco

É sempre bom ter uns truques na manga para manter a boa aparência, especialmente em momentos de imprevisto. O shampoo a seco caseiro ajuda em diferentes aspectos:

1. Remove a oleosidade instantaneamente

O efeito de absorver o óleo excessivo dos fios vai ser imediato. As receitas com melhor resultado são aquelas com o amido de milho, que absorve muito bem o óleo.

2. Contribui com a limpeza dos fios

Esse benefício ocorre apenas na receita de shampoo a seco caseiro com o bicarbonato de sódio, que é um ingrediente bactericida e fungicida. Mesmo assim, deverá lavar os cabelos assim que possível para evitar acúmulo de resíduos.

3. Pode levar para qualquer lugar

Se você comprar um recipiente, tipo um saleiro, mas com tampa e bem pequeno, pode mantê-lo na bolsa para as situações emergenciais, como aquele happy hour surpresa depois do trabalho em que não der tempo de ir para casa.

Loading...