Como lavar roupa na mão


Está sem máquina de lavar ou com uma peça super delicada e não sabe como lavar roupa na mão? Aprenda agora como deixar suas roupas limpinhas e cheirosas, sem estragar.

Existem algumas peças de roupa que requerem cuidados especiais e não podem ir na máquina. Também acontece que por vezes temos apenas poucas peças para lavar e não justifica ligar o aparelho, economizando água e energia.

Como todas as máquinas, por vezes ela nos prega uns sustos e quebra, ou chega mesmo a estragar a nossa roupa favorita. Assim, o melhor mesmo é saber como lavar roupa à mão corretamente, caso seja necessário.

Passo a passo de como lavar roupa na mão

  1. Separe as roupas entre brancas, pretas, delicadas e coloridas;
  2. Deixe as roupas brancas de molho no sabão com vinagre e bicarbonato de sódio, em uma bacia ou balde;
  3. Em outra bacia, coloque o sabão de lavar roupas e água e misture bem;
  4. Coloque as peças delicadas e vá lavando delicadamente, sem esfregar. Enxágue e estenda sem torcer;
  5. Coloque as peças pretas e lave, esfregando somente a gola e as axilas. Enxague, torça e estenda à sombra;
  6. Faça o mesmo com as coloridas;
  7. Retire agora as peças brancas e esfregue cada peça, com uma escovinha se for necessário, o apenas com as mãos, utilizando o tanque. Para manchas de vinho e caneta, por exemplo, o procedimento é diferente;
  8. Após a lavagem, coloque as peças – ainda separadas por cor e tipo – de molho no amaciante já diluído, por ao menos 10 minutos;
  9. Retire, torça com cuidado e estenda.

5 Dicas infalíveis para lavar roupa na mão

1. Verifique se a sua roupa está necessitando de uma pré-lavagem

Tome o exemplo de umas meias brancas encardidas, ou a camisa da escola, do pedal ou outro esporte, cujo tecido seja mais resistente e na cor branca.

Antes de começar o processo de lavagem, deve primeiro remover o excesso de sujeira esfregando com um pouco de sabão e enxaguando.

Depois coloque as peças encardidas de molho com um pouco de sabão em pó e um pouco de alvejante, que pode ser a água sanitária ou alternativas naturais como o vinagre de álcool e bicarbonato ou menos nocivas do que a água sanitária, como o álcool.

2. Roupa delicada

Como foi dito no passo a passo, roupas delicadas não precisam ser esfregadas, bastando uma lavagem com as mãos, de forma que não estrague as fibras.

É importante tomar cuidado com apliques, pérolas, bordados e outros detalhes na hora de lavar.

Ao estender, evite o uso de pregadores de roupa para não marcar, deixando o varal em uma área sem sol ou vento – não se preocupe, pois elas secam rápido.

3. Como estender as roupas

Pode parecer bobagem, mas a forma como você estende a roupa faz diferença. Sabe aquela roupa com cheiro de guardado? Provavelmente ficou embolada no varal com outras roupas e demorou muito de secar e pior: provavelmente foi guardada úmida.

É indispensável manter todas as peças bem esticadas no varal, para reduzir o tempo em que secam. Para isso, é importante que se lave apenas a quantidade adequada ao espaço que você tem em casa.


É fundamental levar as roupas brancas para secar no sol; deixe-as longe das coloridas, que ainda podem manchá-las. Já as pretas e coloridas, devem secar à sombra, para não desbotarem.

4. Roupas pesadas

Quanto às roupas de algodão ou de tecidos mais encorpados, como as calças jeans, pode esfregar diretamente no tanque.

Por mais que o tecido seja bastante resistente, não esfregue com muita força, para aumentar a durabilidade e aparência de nova.

Opte por esfregar com suavidade, de forma a não danificar as fibras dos tecidos. Para isso, use uma escova macia, sem muita força ou esfregue a roupa nas ondulações do tanque.

5. Áreas que mais sujam

Esfregue por mais vezes as zonas onde se acumulam mais sujeira e suor e que estão em contato direto com as áreas mais quentes do corpo. Por isso, dê mais atenção às golas, punhos e à área das axilas, que normalmente ficam amareladas ou até mesmo mais escuras.

Para não deixar a gola esticada, em casos mais graves, coloque uma pastinha feita com bicarbonato e vinagre e deixe agir por 10 minutos antes de lavar.

Como torcer a roupa?

Parece simples, mas você pode perder uma peça se torcer a roupa de forma incorreta.

Se você não espremer, vai levar uma eternidade para secar, molhando todo o chão e criando um pequeno caos que pode resultar em uma roupa cheirando a guardado.

Se torcer muito forte, pode estragar as fibras, deformando a peça e até mesmo rasgando, a depender da textura.

Então, qual é o melhor jeito de se torcer a roupa? Simples, se for delicada, apenas coloque entre as mãos e aperte suavemente.

Se for mais pesada como a calça jeans, dobre ao meio e torça bem, removendo o excesso, porém sem danificar a peça.

Roupas de algodão e outras de fibras mais aparentes não devem ser muito torcidas, buscando um meio termo entre força e delicadeza.

Lavar roupa na mão ou na máquina?

Quando lavar roupa na mão ou na máquina? Algumas pessoas preferem lavar tudo na máquina, pois já há programas de lavagem adequados a todo tipo de peça, desde as delicadas até edredons.

Se for para diferenciar, o recomendado é que – se você tiver tempo e disposição para tal – separe somente as peças delicadas para lavar à mão, deixando o resto do trabalho para a máquina.

Afinal, a tecnologia está aí para simplificar a vida e deixar mais tempo para coisas importantes como estar com a família e – por que não – tomar uma taça de vinho ao lado de uma boa leitura ou companhia.

Loading...