Como lavar travesseiro


Nada como deitar em uma cama confortável, limpa e cheirosa para ter uma ótima noite de sono. Para isso, é essencial ter a roupa de cama higienizada, inclusive os travesseiros. Então, você sabe como lavar travesseiro em casa? Veja a seguir como lavar os tipos de penas, da Nasa, de espuma e dicas de como tirar o amarelo do travesseiro.

Como lavar travesseiro de penas

Travesseiros de plumas e penas são muito confortáveis e proporcionam ótimas noites de sono, mas precisam estar em ótimo estado de conservação para isso. Então, o primeiro passo para lavar travesseiro de penas é verificar se não há qualquer rasgo na costura.

Outra dica muito importante é que escolha um dia de sol forte e lave-o logo cedo para que o travesseiro seque por completo, de uma só vez.

Coloque dois travesseiros na máquina de lavar para equilibrar o peso na hora de enxaguar. Programe uma lavagem para roupas de lã e para duplo enxágue. Coloque só uma pequena quantidade de sabão líquido.

Quando a máquina terminar de bater, coloque-os no sol, de preferência pendurado no varal para não precisar ficar virando e permitir que ventile. Antes de estender, dê batidinhas para as penas afofarem. Só recolha quando sentir que está completamente seco.

Se tiver uma secadora, coloque o travesseiro nela por 1 hora em temperatura baixa. Se, ao tirar e afofar, sentir que ainda não está completamente seco, coloque por mais 1 hora. Afofe novamente e, se precisar, coloque por mais um tempo até que esteja bem seco.

Travesseiro da Nasa

Para esse tipo de travesseiro, programe a sua máquina para fazer um molho longo, na água fria e com duplo enxágue. Caso a sua máquina seja de abertura superior, antes de fazer o segundo enxágue, abra-a e vire o travesseiro.

Não centrifugue esse tipo de travesseiro, pois poderá estragar sua máquina. Quando está molhado, ele fica muito pesado. Quando a máquina terminar o ciclo, retire o travesseiro com cuidado e paciência, pois vai estar inchado e pesado. Leve-o para o tanque e vá apertando até sair todo o excesso de água.


Depois coloque-o para secar em uma área externa da sua casa. Pode levar alguns dias até que seque por completo, já que é um modelo bastante compacto. Deixe-o no sol e no vento até apertar e sentir que está totalmente seco. Escolha uma época quente e com menos umidade.

Travesseiro de espuma

Esse é o modelo mais comum de travesseiro. Se a sua máquina for de abertura superior, encha-a de água primeiro para depois colocar dois travesseiros e afundá-los na água. Assim evita que fiquem boiando e demorem mais para começar a limpar.

Programe a máquina para o ciclo de roupas delicadas e use sabão líquido neutro ou de coco. No lugar do amaciante, use vinagre branco. Ele ajuda a limpar, amaciar e remover o odor.

Quando a máquina terminar o trabalho, retire os travesseiros e deixe-os secando ao sol bem quente. Quando mais sol e vento tiver, melhor. Se ainda não estiverem secos até escurecer, mantenha-os ao ar livre, porém em local coberto. No dia seguinte, deixe no sol novamente. Vá dando batidinhas para as espumas se soltarem e a secagem ser mais rápida.

Como tirar o amarelo do travesseiro

É muito comum que, com o passar do tempo, os travesseiros fiquem com manchas amarelas. Se eles forem muito velhos, o ideal é descartá-los e comprar novos, pois acumulam muitos ácaros e podem causar doenças.

De modo geral, para remover manchas, antes de lavá-los aplique sobre essas manchas uma mistura de sabão líquido com água oxigenada de 10 volumes. Deixe alguns minutos e faça a lavagem normalmente, conforme recomendado para cada tipo de travesseiro.