Como limpar ferro de passar? Dicas e truques simples


Já aconteceu com você, com certeza! Foi lá passar uma roupa na pressa e o ferro colou, estragando a roupa e o aparelho. Mas antes de você ficar chateado e jogar tudo fora,saiba que existe uma forma de como limpar ferro de passar e recuperá-lo, mesmo queimado.

Pode acontecer por um momento de distração, de pressa ou até mesmo de falta de conhecimento a respeito dos tecidos que podem ou não ser passados a ferro. Recuperar o eletrodoméstico é simples e você pode fazer seguindo alguns truques. Veja abaixo e não fique sem ter como passar roupas!

Como limpar ferro de passar roupa?

Antes de qualquer coisa, convém você saber que tipo de ferro de passar você tem. Eles podem ser de inox ou com base em teflon ou cerâmica, daqueles tipos antiaderentes. O ferro a seco e o a vapor também precisam de cuidados distintos, uma vez que o ferro a vapor necessita de ser limpo por dentro também.

Os ferros com base antiaderente não podem ser limpos com qualquer substância, muito menos esfregados com bucha ou esponja de Bombril. Eles são feitos com materiais sensíveis, como na imagem acima, e por isso precisam de um tratamento diferenciado.

A melhor forma de limpar ferro antiaderente é passando um pano com vinagre branco no ferro morno. Ou então aplique uma misturinha de água e sabão de lavar louça neutro com uma esponja macia. Depois tire o excesso de produto com um pano limpo e úmido.

Também não se esqueça de desligar o ferro na hora de limpá-lo, para evitar choques e queimaduras.

5 Formas de limpar ferro de passar aderente

Veja abaixo como limpar ferro aderente com receitas caseiras e baratas!

1. Com sal

Em ferros com base de inox ou ferro, ou seja, que não sejam antiaderentes, você pode aplicar uma mistura com sal e vinagre, em partes iguais. Leve essa combinação, em uma panela, ao fogo e aqueça sem deixar ferver.

Com a solução quente, molhe um pano nela e esfregue direto no seu aparelho de passar roupa, até que saia a crosta de sujeira. Também pode usar uma escovinha. Lembre-se de usar luvas para evitar machucados nas mãos e porque você deve manipular a mistura ainda quente.

Também não se esqueça de fazer isso sobre uma superfície protegida por um pano, pois o vinagre pode manchar bancadas de mármore, granito claro ou pedra.

Outra forma de usar sal na limpeza do ferro é colocar um punhado de sal grosso sobre um pano e esfregar o ferro quente em cima. Isso ajuda na remoção de crostas mais grossas.

2. Com creme dental

Para fazer isso, use pasta de dente branca, pois ela espuma menos que as de gel. Pode aplicar com o dedo da luva ou usando um cotonete, se área queimada for pequena. Em movimentos circulares, esfregue a zona com o creme dental com um pano úmido em água.

Caso esteja muito sujo o seu ferro, opte por escovar com uma escovinha de dente macia. Remova muito bem o creme dental, senão as suas roupas ficará com resquícios da substância, podendo até manchá-las.

3. Com vela

Esse truque é bem simples e promete remover as manchas mais difíceis do ferro de passar roupa. Tudo que você precisa é de uma vela branca larga. Ligue o ferro na tomada e deixe-o esquentar. Quando estiver morno para quente, desconecte-o, por razões de segurança, e esfregue a vela direto na base suja do aparelho.

Use luvas de borracha para evitar o contato com a base quente e conseguir esfregar com mais facilidade. Depois que terminar, ligue novamente o ferro e passe um pano velho (que possa jogar fora depois) para retirar a cera e a sujeira do eletrodoméstico. Pronto!

4. Com Bombril

Se o queimado do ferro for muito grosso e fizer relevo na base, você pode esfregá-lo com um pouco de água e Bombril. Mas faça isso somente até a sujeira ficar menos espessa. Depois continue a limpeza com algum dos métodos acima, para não arranhar o seu ferro.


5. Com suco de limão

O limão é um excelente aliado da limpeza da casa. Principalmente se misturado ao bicarbonato de sódio. Você pode fazer uma receitinha simples na falta do vinagre. Veja como!

Ingredientes

  • Suco de limão: 1 colher de sopa;
  • Bicarbonato de sódio: 1 colher de sopa.

Modo de preparo e aplicação

1. Prepare a pasta e aplique na região do aparelho que deseja limpar.

2. Esfregue com a ajuda de uma esponja macia.

3. Deixe agir alguns minutinhos e então retire bem o excesso com um pano úmido.

Como limpar ferro de passar queimado com vinagre

O ferro queimou e queimou feio? Um pouco de vinagre e bicarbonato e você tem um ferro de passar novo. Veja abaixo como fazer!

Ingredientes

  • Água: 1 colher de sopa;
  • Vinagre: 2 colheres de sopa;
  • Bicarbonato de sódio: 1 colher de sopa.

Modo de preparo e aplicação

1. Em um recipiente alto de vidro, misture as três substâncias até formar uma pasta. Cuidado, pois o vinagre e o bicarbonato reagem, por isso convém proteger a boca e o nariz com uma máscara.

2. Com o auxílio de uma esponja macia, aplique sobre a base do ferro e esfregue no sentido horário.

3. Remova o excesso com um pano úmido. Se o ferro for a vapor, encha-o com água e ligue no máximo do vapor em cima de uma toalha velha, por alguns segundos ou um minuto. Assim removerá todo e qualquer resíduo das entradas.

Como limpar ferro quando gruda na roupa?

Usou o ferro em um tecido que não deveria e ficou tudo grudado? Uma das melhores formas de se livrar desse tipo de resíduo é apelar para o saponáceo. Primeiro, com um pano úmido apenas e o ferro morno, remova o excesso do tecido colado.

Depois, com água, saponáceo e uma esponja macia, esfregue até que o queimado ou a mancha saiam por completo. Se isso não funcionar, pode usar um pouco de cera de polir carro. A gordura da cera ajuda a soltar os resíduos mais resistentes.

Como tirar cola do ferro de passar?

Sabe quando você sem querer gruda o ferro em uma estampa de camiseta e ela transfere para o ferro? Tem solução! Com o ferro ainda morno, aplique um bom pedaço de algodão embebido em água oxigenada. Isso soltará a substância colada.

Feito isso é só passar um pano úmido com água para tirar qualquer resíduo que tenha ficado e evitar que o aparelho manche outras roupas.

Como fazer o ferro de passar deslizar?

Para ter um ferro que desliza sobre a roupa deixando-a lisinha e macia você deve cuidar bem do seu eletrodoméstico. Não adianta limpá-lo apenas quando ele está muito sujo ou até queimado. O ideal é fazer uma limpeza nele toda a semana, se você usa muito o aparelho.

Isso porque as roupas soltam substâncias no ferro, seja do amaciante ou até mesmo dos líquidos que você usa na hora de passar, para amaciar mais o tecido.

Outras coisas para levar em consideração são: a temperatura e as funcionalidades do ferro. Você lê as etiquetas das roupas antes de submetê-las aos processos de lavagem e secagem? Pois é! É essencial usar o ferro apropriadamente. A temperatura muito alta em determinados tecidos tranca o aparelho e faz com que ele cole nas roupas.

É ideal usar o ferro sempre com a função do vapor ativada e não se esqueça de alimentá-lo com água. Assim evita que ele cause aderência nos tecidos ou queime-os. O vapor também ajuda a desamarrotar a roupa mais rápido, fazendo com que você passe suas roupas muito mais rápido. Assim você poupa energia também!