Como limpar o ar condicionado em casa: passo a passo


Em um país tropical e abençoado por Deus, há quem prefira ficar no conforto do ar condicionado – e com razão! Esse grande parceiro dos dias de calor também precisa de manutenção, pois trabalha durante boa parte do dia.Limpar o ar condicionado é fundamental para a manutenção da saúde dos que o utilizam, além de economizar energia.

Deixar esse equipamento sujo pode acumular fungos, ácaros, vírus e até bactérias! Além disso, armazena sujeira da poluição, podendo iniciar crises respiratórias diversas.

Então se você quer economizar energia elétrica e garantir um ar de qualidade no seu ambiente, aprenda a limpar o ar condicionado de uma maneira fácil.

Como limpar o ar condicionado passo a passo

1. Desligue o aparelho

A primeira coisa a fazer é desligar o ar condicionado da energia elétrica, para evitar acidentes.

Sempre lembre-se de desligar qualquer equipamento antes de realizar a limpeza. Assim, você evita riscos de tomar choque, causando dores, lesões ou até mesmo morte.

2. Retire o painel

Para realizar a limpeza, você vai ter que retirar o painel frontal do ar condicionado.

Cada modelo tem sua especificidade, então veja no manual qual é o procedimento adequado ao seu e retire cuidadosamente, para não arranhar nem danificar a peça.

Limpe-o com um pano seco ou úmido, caso esteja muito empoeirado.

3. Retire e limpe o filtro de ar

De acordo com as instruções do seu aparelho, retire o filtro de ar e leve para o tanque. Lave bem com água da torneira mesmo, tomando cuidado para não danificar. Use uma bucha macia e sabão neutro, enxaguando muito bem.

Quando já estiver livre de poeira, passe um pano seco e deixe terminar de secar antes de recolocá-lo. Lembre-se de que cada aparelho tem suas especificidades, leia sempre o manual primeiro.


4. Limpe o aparelho

Agora pegue um pano seco e passe em toda a área externa e depois interna do ar condicionado. Assim ele vai ficar pronto para receber as peças de volta.

Se estiver muito sujo, não utilize produtos abrasivos e nem tente alcançar partes mais complicadas. Para uma limpeza profunda, é melhor contratar um profissional que desmonte e faça a limpeza das peças.

5. Monte novamente

Agora é só recolocar o filtro já seco e o painel. Encaixe bem as peças e aproveite um ar mais fresquinho e com qualidade.

Veja também algumas dicas úteis para quem tem ar condicionado.

Dicas úteis

Apesar de ser um equipamento fantástico, alguns cuidados são necessários:

  • Limpe o filtro a cada 15 dias e realize sua troca de acordo com as recomendações do fabricante;
  • É necessário que um profissional faça a limpeza completa a cada 6 meses, para limpar partes inacessíveis como a evaporadora, bandeja, serpentina, rotor e cano de dreno;
  • Se o ar condicionado fica ligado o dia todo, é importante que você coloque no ambiente algum umidificador, para evitar problemas respiratórios e de pele. Aproveite para colocar algum óleo essencial para perfumar o espaço;
  • Sempre que desligá-lo, deixe as portas e janelas abertas para circular ar novo;
  • Deixe que a luz do sol entre no ambiente, para ajudar na remoção de fungos e ácaros.

Com essas dicas, você vai ter mais saúde, evitando a contaminação por micoorganismos, além de uma maior economia na conta de luz.

Loading...