Como limpar rejunte: aprenda 3 soluções caseiras


Dez entre dez pessoas simplesmente detestam limpar rejunte, já que deixar o espacinho entre os azulejos sem nenhuma sujeirinha é tarefa das mais difíceis. Isso porque acumula muita gordura e outros tipos de impureza nesse espaço.

Só que permitir que essa sujeira se acumule deixa o ambiente inteiro com cara de sujo. Além disso, se torna um espaço excelente para proliferação de fungos e de mofo, principalmente em locais úmidos, como o banheiro..

Existem alguns tipos de rejunte que possuem ação antifungos e antimofo na fórmula. Outra possível solução é a existência de produtos próprios para sua limpeza. No entanto, as soluções caseiras também dão conta do recado.

3 formas de limpar rejunte

A dica para evitar limpar rejunte com frequência é manter as regiões com concentração de gordura e umidade sempre limpas, como os banheiros, a cozinha, áreas externas e piscinas. Mantenha o local arejado para evitar mofo e tome cuidado com produtos como óleo corporal e xampu. Eles podem até alterar a cor do rejunte. Veja abaixo excelentes soluções caseiras para esse problema.

1. Solução de vinagre

Com a ajuda de uma escova de dentes, basta aplicar vinagre de álcool branco e deixar agir por cerca de vinte minutos. Tome cuidado para não deixar secar, pois depois desse tempo é preciso esfregar com um paninho para retirar a sujeira amolecida. Em seguida, enxague com água limpa e use um desinfetante para tirar o cheiro do vinagre do ambiente.


2. Solução de bicarbonato de sódio

Outro queridinho da limpeza doméstica, muito eficiente na remoção de manchas. Misture uma parte de bicarbonato de sódio com duas partes de água oxigenada e aplique no rejunte sujo com a ajuda de uma escova de dentes.

Esfregue bem e enxague em seguida para retirar os vestígios. Seque bem, pois rejunte molhado é paraíso dos fungos e mofo. Outra ideia é misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com meio limão e aplicar a solução com a ajuda de uma escova de dentes. Depois de cinco minutos, enxague e veja os rejuntes ficarem bem mais limpos.

3. Pasta para limpeza pesada

Por fim, se os rejuntes estiverem muito sujos, faça uma pasta com bicarbonato de sódio, sabão líquido e sal. Passe por todo o local e deixe agir por cinco minutos. Depois esfregue levemente com pano e enxague para retirar vestígios.

O que não usar para limpar rejunte

Atenção para os produtos que não devem ser usados na limpeza de rejuntes, pois podem provocar manchas, mudar a coloração ou agredir o material:

  • Sabão em pó;
  • Produtos para realçar brilho, como cera;
  • Água sanitária;
  • Acetona;
  • Soda cáustica;
  • Produtos ácidos em geral;
  • Escovas abrasivas.

Loading...