Como limpar utensílios de aço inox


O inox é uma liga de ferro e cromo que pode conter níquel, molibdênio e outros elementos. Além de apresentar propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, tem alta resistência à oxidação atmosférica. As peças são bonitas, quando cuidadas de maneira correta.

Você sabe cuidar das peças de aço inox?

DIA A DIA

Para a limpeza diária, basta:

  1. Usar água quente e um pano ou esponja para limpeza do aço inoxidável.
  2. Adicionar um pouco de detergente líquido de qualidade, se necessário.
  3. Fazer isso em todos os utensílios, de talheres a panelas.

MANCHAS LEVES

Quando as manchas forem leves e a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita com bicarbonato de sódio, dissolvido em álcool de uso doméstico, até formar uma pasta, depois com um pano macio esfregue a superfície do aço inox.

Se seu problema são as manchas de água e impressões digitais, você também pode usar um limpador de vidro para limpar o aço inoxidável.

SUJEIRAS E MANCHAS ACENTUADAS

Faça uma pré-imersão em detergente morno ou quente, ou uma solução de um removedor à base de amônia (removedores caseiros) e água. Se isso não for suficiente para amolecer alimentos queimados ou depósitos carbonizados, recorra a produtos mais agressivos, como removedores a base de soda cáustica utilizados na limpeza doméstica.


COMO POLIR E PROTEGER O INOX

  1. Compre um polidor específico para aço inoxidável.
  2. Use alternativas naturais. Depois de usar o limpador de aço inoxidável e removê-lo, ponha vinagre ou suco de limão diretamente em um pano e aplique sobre a superfície.
  3. Use óleo de bebê ou azeite de oliva. Coloque uma pequena quantidade em um pano seco e esfregue-o no utensílio seguindo as linhas do material em lugar de usar movimentos circulares. Deixe o óleo ou o azeite por alguns minutos e depois remova-o com um papel-toalha.

ATENÇÃO

  1. Rótulos ou Etiquetas: nunca raspe a superfície do aço com lâminas, espátulas ou abrasivos grossos.
  2. Manchas de Ferrugem: Tais manchas, com uma auréola no seu contorno, indicam que algum fragmento de aço comum ficou agarrado à superfície do aço inox. Para limpar use um cotonete embebido em água e ácido nítrico a 10%, faça aplicações tópicas, mantendo o local umedecido durante 20 a 30 minutos, repetindo a operação se necessário.