Como organizar armário de cozinha com 6 dicas


Aprenda agora como organizar armário de cozinha, deixando-o arrumado e em harmonia com o restante do ambiente. Quando cada coisa tem seu lugar, fica mais fácil de mantê-las em ordem. Chame a família toda para participar!

6 Dicas para organizar armário de cozinha

Existem algumas técnicas práticas que facilitam na hora de encontrar alguma coisa dentro do armário e até deixa-o mais bonito. Quem não quer, não é?

1. Divida em setores

Dividir em setores talvez seja uma das dicas mais importantes para organizar armário de cozinha. Com isso, cada coisa passa a estar perto dos seus semelhantes e, assim, você já saberá onde encontrá-la.

Alimentos perecíveis utilizados com menor frequência podem ser bem fechados com grampos ou colocados em caixas de plástico. Se não precisam ser consumidos todos os dias, deixe-os mais para atrás, mas sempre à vista, para consumi-los antes de estragarem;

Coloque alimentos não-perecíveis em potes de vidro ou plástico, como macarrão, arroz, açúcar e café. Isso evita perdas por derramamento de produtos e ajuda na setorização.

2. Use etiquetas

As etiquetas são ótimas para ajudar na organização da cozinha e também de qualquer outro armário. Elas servem de duas maneiras:

  • Use-as para delimitar o espaço de cada alimento. Cole onde ficará os não-perecíveis, os itens com mais uso e assim por diante. Com um espaço já estabelecido, é mais fácil de encontrar e de devolver ao lugar na hora de arrumar;
  • Se quiser tirar alguns alimentos como o feijão das suas embalagens originais ou então reaproveitar aqueles vidros já vazios para estocar alguns itens, use etiquetas para colocar o nome e a data de validade daquilo que está no vidro.

3. Aproveite a altura do espaço

Você sente que o seu armário tem uma altura maior do que você precisa? Atualmente, é possível encontrar no mercado itens especiais para organização que fazem as vezes de prateleiras.


São armações de metal ou plástico que adicionam um andar em móveis com muita altura. Eles dão mais área útil para organização e ainda deixam tudo à mostra.

4. Varie a altura das prateleiras

Se ainda há tempo de planejar novos espaços, pense em prateleiras de alturas variadas. Cada coisa – seja alimento ou item de cozinha – requer um espaço de diferente.

Inclusive, com alturas diferentes, ficará mais difícil encaixar qualquer coisa num lugar diferente, onde ele não cabe. Lembre-se sempre de deixar os itens usados com mais frequência sempre à mão, em espaço mais baixos e na altura dos olhos; aqueles que são necessários só de vez em quando podem ir mais para cima.

5. Use suportes

Aproveite todos os espaços que você tem, isso inclui portas e paredes.

Vá em lojas de produtos para casa, lá você encontrará vários itens para organizar armário de cozinha. Pendure canecas e utensílios, por exemplo.

Aproveite também ganchos com ventosas (aquelas que grudam em superfícies lisas) para guardar aquilo que está sem lugar e está sempre em um lugar diferente.

Outra dica fácil é posicionar na lateral da geladeira potinhos de vidro com imã colado na tampa, guardando coisas leves, como temperos.

6. Use caixas organizadoras

Seja para os talheres ou para as comidas, não abra mão das caixas organizadoras. Aqui também use as etiquetas para detalhar o que fica em cada caixa.

As caixas também são ótimas para os produtos de limpeza caseiros ou não. Você pode deixar os produtos semelhantes juntos ou então separar por áreas: todos os que usa para limpar o banheiro juntos, em outra os que usa na cozinha e assim por diante.