Como passar roupa com ferro perfeitamente


Passar roupa não é das tarefas mais agradáveis que você tem para a semana, mas é necessário. Então, se não pode ter aquelas máquinas automáticas incríveis que fazem todo o processo sozinhas e lhe entregam a roupa perfeitamente passada e dobrada, a solução é aprender a passar roupa do jeito mais fácil para agilizar o trabalho e ter um ótimo resultado.

13 Dicas para passar roupa com ferro corretamente

As recomendações para passar roupa corretamente com o ferro já começam antes do momento de passar. A preparação das roupas desde o momento em que as coloca no varal para secar pode ajudar muito para acelerar o processo e deixar a roupa lisinha. Veja as dicas.

Cuidados antes de passar roupa

Preste atenção nos detalhes sobre passar roupa, pois tudo contribui para que você fique o menor tempo possível na frente da tábua. Até mesmo os detalhes que você nem imagina. Veja só.

1. Sacuda as peças antes de estendê-las

O hábito de sacudir as peças antes de colocar no varal é importante para que não fiquem amarrotadas. Se ficarem, vão secar amarrotadas e aí será muito mais trabalhoso de desamassar com o ferro. Então sacuda para deixar a peça bem solta. Assim também vai ajudar a secar mais rápido.

2. Não esgarce as peças ao estender

Depois de ter dado algumas boas sacudidas na peça de roupa, coloque-a no varal sem esticar demais e sem deixar o pregador muito apertado. Se fizer isso, ela vai secar esticada e depois não há ferro que faça voltar ao normal. Dependendo do tecido, nem mesmo lavar de novo vai resolver. Então, tenha delicadeza e deixe a peça ficar pendurada no seu formato natural. Coloque o pregador de modo que mantenha a peça no lugar, mas que fique frouxinho.

3. Não esqueça a roupa no varal por dois dias

Não é porque o sol está rachando lá fora que vai ser bom para as roupas ficarem bem sequinhas. Tudo tem limite. Você não deve deixar as roupas no sol mais tempo do que o necessário ou elas ficarão duras. Se isso acontecer também vai ser um pouco mais demorado para passá-las.

4. Dobre as roupas antes de passar

Assim que recolher as roupas do varal, nada de amontoar tudo de qualquer jeito em cima da cama ou de uma cadeira. A menos que goste muito passar roupas e não se importe em ficar um bom tempo tentando desamassá-las. Ao invés disso, dobre com cuidado cada peça ou, se possível, coloque no cabide, para que elas fiquem o mais lisas possível até a hora de passar. Principalmente se for levar alguns dias para passar, quanto mais tempo a peça ficar amarrotada, pior vai ser.

5. Separe as peças por etiqueta

Não se esqueça de observar a etiqueta das peças. Isso é importante porque algumas roupas realmente não pode ser passadas com o ferro, então evita estragá-las. Para essas, procure deixá-las no cabide ou com uma dobra bem caprichada, já que vai usar assim mesmo, sem passar.

Para algumas peças também são recomendadas temperaturas específicas, então separe de modo que vai lembrar quando precisar regular a temperatura do ferro. É um cuidado que vale a pena para não acabar queimando aquela blusa novinha.

6. Facilite sua vida para a hora de passar roupa


Assim que estiver dobrando as peças retiradas do varal, organize a pilha de roupas por ordem de dificuldade, deixando as mais difíceis no topo. Assim, quando chegar no final e já estiver cansando, terá apenas as mais fáceis para fazer. E as peças mais difíceis e duras, que necessitam de mais atenção e um pouquinho de força, serão as primeiras, quando você ainda estiver com mais disposição.

7. Pode fazer o contrário da dica anterior

Por outro lado, o ideal é que você passe primeiro as peças mais delicadas, que necessitam que o ferro esteja em uma temperatura mais baixa. Para o final ficam as peças mais pesadas que necessitam de temperatura mais quente. Pode ser que assim o processo seja mais rápido, então entre essa opção e a anterior, só precisa escolher a que você achar melhor. Pense pelas duas perspectivas.

Cuidados enquanto estiver passando roupa

Agora, os cuidados para ter enquanto está passando roupa, com o mesmo objetivo de acelerar o processo e também para evitar acidentes. Veja só:

8. Encha o reservatório de água do ferro

O primeiro passo, se o seu ferro for a vapor, é encher o reservatório dele com água antes de ligá-lo na tomada. Outro lembrete importante é que nesse reservatório deverá colocar apenas água pura, nunca misture qualquer outro líquido, não importa qual seja. Qualquer coisa diferente de água que queira aplicar na peça, deverá ser aplicado diretamente nela.

9. Preaqueça o ferro

Enquanto você ainda estiver alguma coisa para terminar de fazer antes de começar a passar a roupa, já ligue o ferro com uns minutinhos de antecedência para ir esquentando. Mas jamais deixe-o em um local perto das crianças ou animais de estimação. Só faça isso se não tiver pequenos em casa ou se tiver um quarto que vá ficar fechado.

10. Faça bom uso do amaciante de passar

Quando começar a passar roupa, sempre que pegar uma nova peça para passar, borrife um pouco de amaciante especial para isso. Ele ajuda a desamassar a peça e deixa mais cheirosa. Só cuidado para não passar demais e acabar demorando mais para conseguir secá-lo com o ferro.

11. Proteja tecidos delicados

Para passar roupa de tecidos muito delicados, que possam ser passados, o primeiro passo é usar a temperatura correta recomendada. Mesmo assim, vale ter um cuidado extra. Coloque uma fronha ou toalha de louça limpa entre o ferro e a peça para proteger.

12. Não passe o ferro em cima de zíper e botão

O ferro é feito para os tecidos. Então, tenha o cuidado de não passá-lo por cima dos zíperes e botões. Para isso é que existe a borda salva botões, para que você possa passar o ferro rente ao botões sem passar por cima deles.

13. Fique de olho na água

Se estiver passando muita roupa ou estiver utilizando um nível de vapor mais intenso, lembre-se que o reservatório é pequeno e a água vai acabar. Então, quando acontecer, retire o ferro da tomada e encha o reservatório. Fique de olho nisso.