Como passar roupa sem usar ferro? 8 Soluções simples


Seu ferro de passar estragou? Ou talvez, como a maioria das pessoas, você só não goste de ficar horas na frente da tábua de passar. Então a solução está aqui! Conheça alternativas de como passar roupa sem usar ferro e coloque mais praticidade na sua rotina.

Soluções para passar sem ferro

As dicas selecionadas abaixo de como passar roupa sem usar ferro são tanto para os preguiçosos de plantão, quanto para quem precisa passar roupa, mas o ferro estragou e só um improviso básico pode salvar. Confira!

1. Panela com água quente

Se o seu ferro deu para trás e você tem uma reunião de trabalho, que precisa ir com sua camisa social, use uma panela.

Para que essa dica dê certo, a panela precisa ter um fundo liso e bem limpo, ou poderá manchar a roupa, cuidado. Para evitar esse problema, coloque uma toalha fina de algodão entre a roupa e a panela.

Você só vai precisar colocar um fundo de água na panela, deixar esquentar bem no fogo, tampar a panela para manter o calor e para não deixar a água derramar. Então, passe a panela na roupa, da mesma forma que faria com o ferro.

2. Chapinha

Sua chapinha tem mais utilidade do que alisar seus cabelos. Ela pode ser um ótimo ferro improvisado para passar colarinhos, mangas e barras de roupas.

Só tenha o cuidado de verificar se o tecido não é muito delicado, ou poderá rasgar com o calor da chapinha. Se tiver dúvida, coloque um pano fino de algodão entre a peça e a chapinha.

3. Secador de cabelo

Se a chapinha funciona, o secador também. Nesse caso, a dica é colocar a peça no cabide e ir passando o secador de cabelo bem quente por ela, enquanto vai alisando com a mão.

O próprio vento com pressão que sai do secador ajuda a alisar a peça. Cuidado para não se queimar.

4. Ferro no fogão

Se não tiver nenhuma das opções anteriores à disposição e o seu ferro estiver estragado, vai ele mesmo! Embora as dicas sejam de como passar roupa sem usar ferro, teoricamente ele não está sendo usado na sua forma plena, então está valendo.


Acenda uma boca do fogão e aproxime a chapa do ferro para que aqueça, mas sem encostar no fogo.  Deixa a uma distância segura e não deixe aquecer demais nas laterais do ferro, pois pode derreter, conforme o material do ferro.

Depois, coloque um pano fino de algodão sobre a roupa e aplique o ferro normalmente. Mas como ele vai esfriar mais rápido, precisará repetir o processo até que a roupa esteja do seu gosto.

5. Estenda corretamente

Estender a roupa sem fazer dobras vai fazer com que ela seque muito mais lisa. Se tiver um varal de chão, pode colocar a pesa esticada por cima dele.

Se for um varal de corda, coloque uma toalha grossa sobre a corda e depois coloque a peça de roupa por cima para evitar marcas. Não use pregador. Depois de seca, passe as mãos sobre a peça para alisar.

6. Micro-ondas

Tire total proveito do seu micro-ondas, usando-o também para finalizar a secagem das roupas e ajudar a deixá-las lisas.

Para isso, depois que as peças já tiverem um pouco secas e ainda úmidas (mas não muito), dobre-as bem certinho como se fosse guardar e coloque no micro-ondas por cinco minutos. Pode colocar mais peças empilhadas, mas sem abarrotar o interior do aparelho.

Ah, muita atenção! Jamais coloque no micro-ondas peças com botões, zíper ou qualquer detalhe em metal ou plástico. Apenas tecido puro. Tome cuidado também com os materiais das estampas.

7. Vapor do chuveiro

Quando for tomar banho, aproveite para passar sua camisa. Basta colocá-la em um cabide e deixar pendurada no banheiro enquanto você toma uma ducha quente.

O vapor da água vai ajudar a alisar a peça. Depois tire do banheiro para que a roupa não umedeça, e passe as mãos para alisar melhor.

8. Use um peso

Se precisa que a roupa fique lisa para as próximas horas, estique-a sobre uma mesa ou balcão e coloque uma peça plana e mais pesada por cima, cobrindo toda a peça.

Antes de colocar o peso, arrume bem a roupa, esticadinha, ou qualquer dobra esquecida vai deixar uma marca ainda maior de amassado! Deixe a roupa com o peso por pelo menos uma hora e dê uma conferida depois.