Como recuperar unhas danificadas por gel e acrílico


As técnicas de unhas de gel ou de acrílico são a grande tendência em alongamento de unhas. Mas ainda que sejam maneiras maravilhosas de deixar as unhas mais compridas e firmes, diferente das tradicionais unhas postiças, que são bem frágeis, essas técnicas têm um lado negativo. Algumas vezes podem deixar as unhas danificadas após um longo período de uso contínuo. Então veja como recuperar unhas danificadas por gel e acrílico.

Como recuperar as unhas danificadas após retirar o gel

Depois de remover as unhas de gel, é muito comum que as unhas originais fiquem enfraquecidas por causa do tempo que ficaram cobertas sem a devida oxigenação. Então a primeira medida a ser tomada é recuperar a força das unhas para depois fazer uma nova reaplicação do gel. Veja as dicas recomendadas pelos especialistas no assunto:

1. Faça a remoção com um profissional

Nada de querer retirar as unhas de gel sozinha em casa. É grande o risco de danificar as unhas de uma forma mais profunda. São necessárias ferramentas específicas para esse processo, além do treinamento profissional para fazer sem machucar.

Vá, de preferência, no mesmo profissional que as colocou. Se não for possível ir no mesmo, vá em outro, mas procure saber exatamente qual produto foi usado quando suas unhas foram feitas.

2. Mantenha as unhas feitas

Continua sendo importante manter as unhas feitas depois da remoção do gel para recuperar unhas danificadas. Mas para isso, deve tomar alguns cuidados especiais. Veja na próxima dica.

3. Faça massagens estimulantes

Sempre que for fazer as unhas naturais após ter removido o gel, depois que tirá-las do molho, é importante fazer uma massagem estimulante da circulação para que as unhas voltem a crescer fortalecidas. Mas tenha paciência porque elas estão se recuperando e podem demorar a crescer.

4. Use vitamina E

Quando for fazer a massagem estimulante sobre os dedos e as unhas, utilize um óleo para unhas com vitamina E que é essencial nessa fase de recuperação.

5. Não lixe como de costume

Para recuperar unhas danificadas por gel, os cuidados também incluem não lixar com força. Apenas o necessário para alisar depois de cortar. Quanto mais lixar, mais quebradiças as unhas podem ficar.


Recuperar unhas danificadas por acrílico

Além da falta de oxigenação que as unhas naturais sofrem enquanto estão com as unhas do alongamento por cima, há também o contato contínuo com a química do produto. Então, se antes da aplicação você já tinha unhas fracas, prepare-se para vê-las ainda mais fracas. Já se costumava ter unhas bem fortes, elas podem até ficar fracas ao retirar o acrílico, mas a tendência é que consiga recuperar unhas danificadas em pouco tempo. Veja o que fazer.

1. Mantenha as unhas curtas

Além das dicas já mencionadas para quando remover as unhas de gel, que também valem para as unhas de acrílico, o ideal é manter as unhas naturais curtas. Assim você evita que elas quebrem o tempo todo por causa da fragilidade, permitindo que se recuperem mais rápido.

2. Não exagere na remoção de cutículas

Outra dica importante é tirar o menos possível de cutículas, pois elas servem como proteção para as unhas. Logo, colaboram com a nutrição de toda a região e protegem as unhas frágeis da contaminação por fungos ou bactérias.

3. Trate qualquer contaminação

Não deve acontecer, mas não é impossível que aconteça de uma unha com gel ou acrílico por muito tempo acabar contaminada. Há esse risco quando a unha não está bem colada e acaba entrando água por baixo, criando o ambiente perfeito para os fungos. Então deve fazer o tratamento para eliminar os fungos com urgência.

4. Mantenha as unhas fortalecidas

Assim como é importante aplicar massagem com óleo de vitamina E, a base fortalecedora também é bem interessante. Mantenha as unhas feitas, curtas, tratadas e com base para estimular o crescimento e a nutrição adequada.

5. Não esmalte

Apenas a base é o suficiente nesse período de recuperar unhas danificadas. Evite passar esmaltes de qualquer tipo, mesmo os fortalecedores, pois eles contêm várias outras químicas que as suas unhas não necessitam por enquanto.

Com todos esses cuidados, e também com uma alimentação bem saudável, rica em vitaminas e minerais vindos de alimentos naturais, vai ser bem simples recuperar unhas danificadas por gel ou acrílico. Tenha paciência, pois a natureza tem seu tempo e o mais importante é ter unhas bem saudáveis e bonitas, mesmo que sejam sem os alongamentos.

Loading...