Como secar roupa no frio: 7 dicas para colocar em prática agora


Mesmo para quem ama o frio do inverno, colocar roupas quentinhas e ficar embaixo das cobertas, tudo tem um lado meio difícil de lidar. Nesse caso, as baixas temperaturas também trazem a umidade, o que torna mais demorado secar roupa no frio. Mas como é justamente nessa época que as roupas mais pesadas e grossas precisam ficar secas, veja as dicas de como acelerar esse processo.

7 Dicas para secar roupa no frio rapidamente

Na falta do sol e com o excesso da umidade, o jeito é partir para os truques caseiros que ajudam a secar roupa no frio sem precisar ficar esperando 3 dias e ainda assim acabar com cheiro ruim. Veja o que pode fazer:

1. Coloque menos roupa na máquina

Quando for lavar roupa no frio, pense que as peças vão precisar de mais espaço para secar, então, só coloque na máquina a quantidade que vai caber com sobra no varal. Assim elas vão secar mais rápido e logo você vai poder bater outra maquinada.

2. Otimize o espaço no varal

Seguindo a dica anterior, pelo fato de colocar menos roupa na máquina, o varal não vai ficar cheio. Isso é ótimo porque você vai poder deixar as peças bem esticadas, permitindo que as partes mais grossas fiquem expostas e sequem mais rápido.

3. Tenha um varal de roupa íntima

Em qualquer supermercado você encontra aqueles pequenos varais redondinhos de pendurar apenas as roupas íntimas. Eles são uma ótima solução para abrir mais espaço no varal principal. É possível pendurá-los em qualquer canto da casa, mas lembre-se de deixar mais próximo de uma janela ou porta para que o ar circule e não fique cheiro de mofo nas peças e na casa.


4. Aposte nos cabides

Outra maneira eficaz de ter mais espaço no varal e permitir secar roupa no frio mais rápido é usando cabides. Ao pendurar a roupa no cabide e pendurar o cabide no varal, a peça vai ocupar muito menos espaço, além de ventilar por inteiro quando tiver um ventinho.

5. Invista em uma secadora

Se você estava esperando o momento certo para investir em uma secadora de roupas, esse momento chegou. A secadora é uma bênção para ter roupas bem secas, quentinhas e cheirosas quando quiser. Mas lembre-se que ela não é muito grande, além de aumentar consideravelmente a conta de energia.

6. Use ventilador

Na falta da secadora, um ou dois bons ventiladores vão ajudar a arejar o ambiente, especialmente se você mora em apartamento onde não vai pegar muito vento. Mesmo que as roupas fiquem na varanda, ele ajuda.

O vento do ventilador, mesmo que seja frio, faz a roupa secar em um tempo menor do que levaria sem ele. O ideal para a eficácia dessa dica é manter portas e janelas abertas o tempo todo, sempre que possível.

7. Use um secador para emergências

No caso de precisar secar uma determinada peça com urgência e não ter uma secadora, o seu secador de cabelo será o melhor aliado. Para isso, só precisa deixá-lo ligado no quente em uma distância média da peça e esperar que faça o trabalho. Tome cuidado com o tipo de peça para não desbotar nem modificar a estrutura do tecido por causa do excesso de calor.

Loading...