Como tirar mancha de esmalte da roupa?


Fazer as unhas por conta própria é muito fácil para alguns e nem tanto para outros. Mas até mesmo quem tem prática corre o risco de se sujar com o esmalte. E quando isso acontece, o que se faz para tirar mancha de esmalte da roupa?Acetona resolve? Veja as melhores dicas para resolver o problema sem estresse.

5 Formas de tirar mancha de esmalte da roupa

Quando você acaba de pintar as unhas e sem querer passa a mão na roupa, não sabe se fica mais triste pela unha estragada ou pela roupa manchada. Mas a boa notícia é que para as duas coisas tem solução. Aliás, dependendo de quantos detalhes havia na sua unha decorada, tirar mancha de esmalte da roupa pode ser mais fácil.

1. Acetona

Como a acetona é feita exatamente para remover esmalte, esse é o primeiro produto que você pode experimentar para tirar a mancha da roupa. Mas atenção, nem todos os tecidos podem ser molhados com a acetona. Alguns correm o risco de manchar ou desbotar.

Na dúvida, faça um teste primeiro em uma parte mais escondida da peça e espere secar. Se não acontecer nada, aí sim você pode usar para tirar mancha de esmalte da roupa.

A forma de fazer isso é primeiro removendo o excesso de esmalte. Se a mancha for recente e ainda estiver molhada, passe um papel-toalha, higiênico ou um pano que possa sujar. Se estiver seca, passe uma espátula ou outra ferramenta que ajude a raspar o excesso de esmalte.

Em seguida, coloque um pouco de acetona em um algodão ou pano limpo. Separe só o pedaço do tecido que estiver manchado, sem deixar molhar do outro lado. Então aplique a acetona e vá esfregando de leve até o esmalte sair. Depois lave a peça normalmente.

2. Talco

O talco, assim como o bicarbonato de sódio e a maisena, são substâncias que ajudam a absorver determinados líquidos. Então, caso não possa usar a acetona no tecido, essa pode ser a solução, se a mancha for recente.

Você só vai precisar polvilhar um pouco de talco sobre a mancha e esperar algumas horas para que ele faça a absorção. Depois, remova o talco com uma escova de dentes velha ou um paninho seco e veja quanto da mancha que restou. Faça movimentos circulares por cima para ajudar a remover. Para finalizar é só colocar a roupa para lavar.


3. Spray inseticida

A terceira forma de tirar mancha de esmalte da roupa é usando spray inseticida. Esse método exige um cuidado especial com o manuseio, pois você não pode deixar pegar o líquido no seu rosto, nem respirar profundamente quando apertar o spray. Também precisa cuidar para não fazer isso perto de crianças e animais de estimação. Só use esse método caso os outros não funcionem.

Para aplicar, o procedimento começa da mesma forma que os demais, removendo o excesso de esmalte com um pano, papel-toalha ou raspando caso esteja seco.

Depois, com cuidado, aplique o spray sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, pegue uma escovinha de dentes velha que usa para a limpeza doméstica e esfregue fazendo movimentos circulares sobre a mancha.

Por fim, enxague a peça em água morna e depois que tirar todo o veneno pode lavar na máquina normalmente. Se não tiver ou achar muito perigoso lidar com o spray inseticida, experimente usar o spray de cabelo.

4. Éter

Essa dica é para tecidos de lã e seda, que vão estragar se usar as dicas anteriores. O éter também é um produto químico e precisa ser usado com muito cuidado. O primeiro passo é remover o excesso de esmalte da peça, como nas outras formas de remoção.

Feito isso, coloque um pano por centro do tecido para proteger as partes não manchadas, deixando a mancha para cima. Molhe um algodão com um pouco de éter e aplique sobre a mancha, esfregando de leve.

No caso de não remover por completo, tente aplicar um pouco de álcool com outro pedaço de algodão. Deixe a roupa de molho em água morna e adicione um pouco de detergente para tecidos sensíveis.

5. Sabão neutro e água morna

Essa é a misturinha simples que serve para muita coisa. Ela pode ser usada para tirar mancha de esmalte da roupa de couro. Primeiro misture um pouco de água morna com o sabão neutro e mexa bem para fazer espuma. Em seguida, aplique só a espuma sobre a mancha e passe um pano para remover. Com cuidado para não espalhar. Depois que tirar todo o esmalte passe um pano seco.