Como tirar mancha de roupa branca? Veja os melhores produtos


As peças de roupa brancas são muito bonitas, mas nem tão fácies de cuidar. Há quem use porque gosta e quem precise por causa do trabalho. Em todo caso, a maior preocupação é como tirar mancha de roupa branca, caso aconteça esse infortúnio. Para solucionar essa questão, veja a seguir as melhor dicas e faça o teste nas suas peças.

6 Dicas infalíveis para tirar mancha de roupa branca

Há certos produtos que parecem impossíveis de tirar da roupa branca, como tinta de caneta, sangue e vinho. Mas se tiver os cuidados certos e usar as soluções adequadas, você vai ter sua roupa branquinha de volta. Os principais aliados desse processo são o vinagre branco, o sal, o limão e bicarbonato de sódio. Veja quando usar cada um deles:

1. Mancha de suor

Depois de um longo dia de suor, é quase inevitável não ter uma mancha nas axilas da camisa. Na roupa branca, então, essa mancha facilmente amarela e se você não fizer alguma coisa, não vai mais sair.

A dica para quando você chegar em casa e perceber esse tipo de mancha é não colocar no cesto de roupa onde ela vai secar. Já deve colocar diretamente de molho em 1 litro de água. Depois escolha se prefere misturar a essa água 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou 3 colheres de sopa de vinagre branco.

Se escolher o bicarbonato, deve deixar de molho por meia hora depois lavar normalmente. Se escolher o vinagre, deixe de molho por 10 minutos depois lave normalmente.

No caso de ser uma mancha antiga, já bem seca, então faça uma pasta com bicarbonato de sódio e suco de limão, aplique sobre a mancha e deixe agir por 45 minutos. Depois desse tempo, coloque a peça de molho em água com sabão por 1 hora e meia e em seguida lave normalmente.

2. Mancha de café

Tirar mancha de roupa branca no caso de derramar café não é difícil. Se acabar de derramar e estiver em casa, tire a peça na hora e passe a mancha por água muito quente. Dessa forma a mancha de espalha e solta, não penetrando em uma parte do tecido. Se não puder tirar a roupa na hora, esfregue um cubo de gelo em cima, até a mancha sair.

Para remover uma mancha de café que já está seca, faça uma mistura de água morna com bicarbonato, aplique sobre a mancha e espere que o produto absorva o café. Depois lave na máquina como de costume.

Se o café que derrubou tiver leite integral, que contém gordura, então o ideal é aplicar água oxigenada sobre a mancha e em seguida lavar.


3. Mancha de vinho

Ao contrário do café, a água quente não funciona para tirar mancha de roupa branca com vinho. Pelo contrário, ela vai fazer a mancha se fixar ainda mais. Então, se a mancha ocorreu na hora, pressione algumas folhas de papel-toalha em cima para absorver o líquido ao máximo. Se não tiver papel-toalha coloque um punhado de sal. Logo em seguida lave a peça com água e sabão comum.

A dica do vinagre também funciona para esse caso. Faça uma mistura que tenha 1 medida de água para 3 medidas de vinagre branco e aplique sobre a mancha. Deixe agir alguns minutos, depois lave.

4. Mancha de ferrugem

Esse é o tipo de mancha que parece não sair jamais. Porém experimente aplicar suco de limão com sal sobre a mancha. Coloque a peça em uma bacia de água e deixe agir até perceber que a mancha está saindo. Enxague bem e lave normalmente.

5. Mancha de tinta de caneta

Para tirar mancha de roupa branca quando o problema for tinta de caneta, precisa agir rápido. Pressione algumas folhas de papel-toalha para absorver a tinta. Depois coloque bastante álcool em um chumaço de algodão e passe sobre a mancha até que saia tudo ou quase.

Se não tiver álcool por perto, experimente usar leite. Coloque um papel-toalha por baixo da mancha, um pouco de leite por cima da mancha e mais um papel sobre o leite. Aperte e repita o processo até sair quase ou toda a tinta. Depois lave normalmente.

6. Mancha de sangue

Se por acaso sofrer um ferimento e um pouco de sangue pegar na roupa branca, pode começar tentando água fria com sabão. Faça isso o quanto antes, assim que a mancha acontecer. Outra dica é colocar água com gás sobre a mancha e deixar de molho até que o sangue desprenda do tecido. A terceira dica é aplicar água com sal e também deixa no molho um tempo até soltar.

Se o sangue já estiver seco, passe água oxigenada de 10 volumes, deixe agir e depois lave a peça normalmente. Na ausência da água oxigenada, se tiver uma aspirina, também poderá usá-la. Amasse o comprimido, misture com um pouco de água para formar uma pasta e aplique sobre a mancha. Deixe agir depois lave.

Loading...