Como tirar manchas do rosto? Dicas para clarear a pele


Pode ser por causa da idade ou pelo excesso de sol que elas surgem. Algumas são charmosas sardas, mas outras manchas podem ser incômodas e até afetar a sua autoestima. Por isso, confira como tirar manchas do rosto e recuperar a sua aparência com dicas simples e baratas.

Formas de tirar manchas do rosto

Tirar manchas do rosto não precisa ser um processo complexo ou caro. Muita gente pensa que isso só é possível com peelings químicos e aplicações de laser. Claro que esses métodos são eficientes, porém são caros e pouco acessíveis.

Você pode discutir com o seu dermatologistas outras maneiras de se livrar das indesejáveis marcas, muito mais simples e que cabem no seu bolso. Há cremes e produtos à venda em lojas de cosméticos que funcionam muito bem. Também é possível fazer soluções caseiras, com ingredientes naturais para tirar manchas do rosto.

Produtos para tirar manchas do rosto

Como dito, são muitos os produtos bons para isso. Busque por tônicos clareadores apropriados para o seu tipo de pele. Os mais eficientes são os que contêm ácido hialurônico, porque promovem a regeneração celular e a cicatrização. Isso faz com que as manchas provenientes de espinhas e feridas, aquelas avermelhadas, sumam rapidamente.

O ácido também ajuda a reduzir o melasma, manchas escuras que surgem por causa da exposição excessiva aos raios ultravioletas. Também são comuns em mulheres durante a gravidez. Nesse caso, cremes à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinoico e ácido azelaico podem ser mais indicados.

Normalmente, o médico manda manipular uma solução específica para o seu tipo de pele e para o seu problema. Por essa razão é bom conversar com um profissional de saúde antes de comprar um creme clareador. Também porque, em peles oleosas, os cremes podem causar efeitos colaterais.

Melhores produtos dermocosméticos

Qualquer dermocosmético deve ser receitado por seu dermatologista. É ele quem vai saber do que sua pele precisa. Você pode ir para a consulta tendo pesquisado algum desses produtos a seguir e perguntá-lo se é recomendado para o seu caso.

Vichy Normaderm Skin Corrector, por exemplo, é um dos mais procurados para quem tem a pele acneica. Ele não só remove manchas, como diminui o brilho, seca as espinhas e hidrata o rosto na medida certa.

O gel Neostrata Targeted Pigment Lightening deixa a pele mais uniforme graças a ação de hidroáxidos, que promovem a renovação celular. Pode é ficar um pouco caro para o seu bolso, já que o produto é importado. Mas vale a pena pela sua eficácia, que é 100% comprovada.

Agora se você quiser clarear a pele e esconder manchas ao mesmo tempo, o Clareador Facial Isdin Active Unify é a escolha perfeita! O fluído possui cor, que você pode escolher conforme o seu tom de pele. Porém não se trata de uma simples maquiagem. Ele atua no clareamento das manchas enquanto disfarça sardas e outros sinais.

Remédios caseiros

Alguns componentes da natureza são ótimos para tirar manchas do rosto. Você pode experimentar antes de tentar algo farmacêutico, por exemplo. Conheça as opções.

Limão

Pode ser utilizado em diversos peelings caseiros. A grande quantidade de vitamina C na fruta atua como um antioxidante poderoso na renovação da pele. Isso diminui os desgastes e tende a deixar a pele mais lisa e renovada.

Só tenha atenção:nada de usar o limão no rosto e se expor ao sol. Isso causará ainda mais manchas e pode até ser perigoso. Todos os peelings com frutas e outras substâncias ácidas devem ser feitos à noite. Assim você evita o risco.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio é outro composto favorito das blogueiras de beleza. Contudo, o seu uso no rosto é arriscado e pode causar irritações e ressecamento. Evite as receitas caseiras que incluem a substância, a não ser quando receitado por um especialista de confiança.

Argila verde

As máscaras com essa argila são muito eficientes e funcionam também para hidratar a pele, deixando-a muito mais radiante.Tem potencial de remover toxinas do rosto, sem irritá-lo. Ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, seja na sua versão em pó ou já pronta, misturada com outros ativos.

Chá de camomila

É recomendado para usar como tônico clareador facial, acalmam a sensação de coceira na pele e ajuda no processo de cicatrização. Também funciona bem e ainda ajuda a desinchar alguns tipos de olheiras.

Pepino

O legume possui uma variedade de nutrientes benéficos e basta aplicar algumas rodelas dele diretamente na pele por alguns minutos. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias, o que inibe a formação de infecções.

Máscaras caseiras

Confira abaixo algumas receitas de máscaras para tirar manchas do rosto.

1. Máscara de leite de magnésia

O leite de magnésia é um alcalinizante. Você pode usá-lo para várias coisas, inclusive como um desodorante natural e menos poluente. No rosto, ele ajuda a remover manchas como melasmas. A máscara é simples e fácil de fazer. Confira!

Ingredientes

Leite de magnésia: 1 colher (sopa);
Ovo: uma clara.

Modo de preparo e uso

  1. Misture bem os dois ingredientes e aplique com um pincel no rosto limpo e lavado;
  2. Deixe agir por uns 20 minutos. A máscara deve secar por completo. Depois é só puxar e lavar o rosto com água fria e sabão neutro.

2. Máscara de aveia com limão


O limão é ótimo para tirar manchas incômodas do rosto. Ele é um alcalinizante e clareador natural. Já aveia é rica em nutrientes e tem poder hidratante, que ajuda a melhorar a tez da sua pele.

Ingredientes

Farinha de aveia fina: 1 colher (sopa);
Suco de limão: 1 colher (sopa);
Água: 1 colher (sopa).

Modo de preparo e uso

  1. Em uma tigela limpa, misture os três ingredientes até obter uma pasta. Se ficar muito mole, coloque mais farinha de aveia. E se estiver muito grossa, ponha mais água;
  2. Aplique no rosto e deixe agir por 30 minutos. Depois remova o excesso com uma gaze e lave bem o rosto.

Não faça esse tratamento se for sair ao sol imediatamente.

3. Máscara de Bepantol e pepino

O Bepantol é uma pomada cicatrizante com inúmeras vantagens e benefícios. Já o pepino é rico em minerais que ajudam a revitalizar a pele e diminuir as manchas e olheiras. Juntar os dois ingredientes numa máscara pode ser a solução para o seu problema.

Ingredientes

Bepantol: 1 colher (chá);
Pepino: 4 rodelas;
Água: 1 colher (sopa).

Modo de preparo e uso

  1. Misture os ingredientes com a ajuda de um mixer ou processador de alimentos. Quando obter uma textura de creme, passe no rosto com a ajuda de um algodão;
  2. Deixe agir por 30 minutos para que a pele absorva os nutrientes;
  3. Enxágue e lave o rosto com sabão neutro.

4. Leite de Colônia com mel

Fácil de encontrar em qualquer farmácia ou mercado, essa combinação pode reestabelecer o equilíbrio da sua pele. Teste em uma região menor antes e, em caso de ardor ou qualquer outra reação inesperada, retire-o do rosto imediatamente.

Ingredientes

Leite de Colônia: 1 colher (sopa);
Mel: 1 colher (sopa).

Modo de preparo e uso

  1. Misture os dois ingredientes até ficarem homogênios;
  2. Espalhe pelo rosto e deixe ficar de 15 a 20 minutos;
  3. Passado esse tempo, lave com água morna;
  4. Comece com a quantidade indicada e, se necessário, faça um pouco mais, na mesma proporção.

Tratamentos para tirar manchas do rosto

Em centros cosméticos e dermatológicos, você encontra tratamentos profissionais para retirar manchas, marcas de expressão e até mesmo sardas da pele do rosto. São tratamentos que já na primeira consulta você vê grande diferença! Veja abaixo quais os que estão disponíveis no mercado atual:

Laser fracionado

O laser promove uma renovação das camadas superficiais da pele na região aplicada. É ótimo para tirar manchas provocadas por espinhas e cicatrizes de acne mais profunda. Porém o ablativo pode ser bem dolorido, tanto é que exige a necessidade de anestesia local.

Já o laser não ablativo não causa dor, apenas vermelhidão. Também não precisa da anestesia, contudo não remove manchas com a mesma eficiência.

Microdermoabrasão

Essa técnica também é chamada de peeling de cristal e é voltada para pessoas com poucas manchas. É ideal para todos os tipos de pele e promove uma esfoliação leve durante 30 minutos.

Para ver resultados é preciso fazer pelo menos três sessões.

Tatuagem

Há alguns tatuadores se especializando em utilizar a técnica para cobrir e disfarçar cicatrizes e manchas. Pode ser uma boa se você tem uma marca mais escura ou de maior dimensão.

Tenha cuidado com a aplicação. Procure pessoas profissionais e de confiança, do contrário o resultado pode ser ainda pior.

Causas das manchas do rosto

Para tirar manchas do rosto, é preciso saber o que as causam. Como já foi mencionado, as mais comuns são provenientes de melasmas e de cicatrizes. Há também outros tipos, como aquelas causadas pela idade, que surgem a partir dos 40 anos e estão diretamente ligadas aos cuidados que você tem com a sua pele.

Outro problema comum que causa manchas é a dermatite. Alergias e irritações podem deixar o seu rosto todo vermelho e com bolinhas. Quando esse é o caso, a causa das manchas pode ser mais complexa. É possível que seja algo que você come e não deveria ou até uma irritação por uso de cosméticos.

As micoses também deixam marcas. Uma das mais conhecidas é o “pano branco“. A doença é comum no verão e pode ser transmitida por fungos. É difícil diagnosticá-la por causa dos sintomas: manchas brancas na pele.

Tirar manchas do rosto provenientes desses fungos vai depender de um tratamento médico adequado. Se você nota que pode ter essas manchas, procure um médico imediatamente.

Como prevenir manchas do rosto?

A melhor forma de prevenção é sempre utilizar filtro solar. Mesmo as manchas causadas por doenças podem ser agravadas pelo sol. Então o uso de protetor é crucial e deve ser levado a sério.

Ter outros tipos de cuidado com a sua pele também evita ter que remediar depois para tirar manchas do rosto. Evite usar cremes ácidos se for sair ao sol, use chapéus e viseiras para proteger o rosto e sempre faça a limpeza da pele de forma adequada.

Se alimentar bem e tomar muita água também são formas de prevenção. Você é o que você come, então evite os excessos de gorduras e abuse das frutas ricas em vitamina C.