Como tirar tinta de caneta de boneca


Quem nunca viu uma boneca toda riscada que atire a primeira pedra. Em casas com crianças, isso é muito comum, mas nem tudo está perdido. Saiba como tirar tinta de caneta de boneca e recupere-as.

Quem diz que esse trabalho é muito difícil, não está fazendo do jeito certo. Para isso, pegue essas dicas e acabe com essa maquiagem mal feita!

6 Formas de tirar tinta de caneta de boneca

É uma situação muito chata quando você encontra uma boneca que antes era tão linda, ser transformada em um personagem de filme de terror. Os riscos feitos nas bonecas tiram bastante a beleza delas. Por isso, veja diversos modos de como tirar tinta de caneta de boneca definitivamente.

1. Saponáceo com esponja de aço

Esse é um dos métodos utilizados para quando a situação é muito grave, removendo as manchas mais densas sem precisar misturar diversos componentes químicos.

É necessário que se tome cuidado na hora da limpeza com esse produto, pois o saponáceo é extremamente forte e reativo, devendo ser mantido longe do alcance de crianças.

2. Acnase

O Acnase é uma pomada especialmente elaborada para tratar cravos e espinhas. Além disso, ela possui diversas outras funções por conta do seu princípio ativo, chamado de peróxido de benzoíla.

O peróxido de benzoíla possui um papel muito importante na limpeza, podendo ser usado para tirar tinta de caneta de boneca muito facilmente, deixando-a limpinha como no estado original. Confira o passo a passo:

  1. Aplique a pomada em cima dos riscos e manchas de caneta;
  2. Não economize e cubra bem as manchas;
  3. Em seguida, leve a boneca para o sol e posicione o brinquedo de maneira que o sol bata nos lugares das manchas cobertas com a pomada;
  4. Conte no relógio o tempo: são necessárias 3 horas para a pomada agir;
  5. Depois disso, remova os resíduos de pomada e das manchas com um pano limpo.

3. Álcool

Com um pano branco e álcool, friccione a mancha com força. É necessário que se tome cuidado para não estragar a pintura, pois o álcool pode desbotar o revestimento externo da boneca.


Se o álcool não remover os riscos completamente, é importante que se complemente com uma lavagem feita com sabão neutro logo depois do aplique.

Para essa segunda aplicação, é necessário lavar com sabonete e esponja. Faça faça movimentos circulares até removê-la.

4. Creme dental

É comprovado que o creme dental possui um forte efeito de clareamento, tornando o produto limpado por ele muito mais brilhante. Por conta de suas propriedades químicas, ele também serve para tirar tinta de caneta de bonecas.

Para isso, é necessário que se esfregue a parte riscada com uma escovinha molhada numa mistura de pasta e água.

5. Bicarbonato de sódio

Para aplicar essa eficiente técnica, é importante que se faça uma pasta de bicarbonato de sódio. Faça a quantidade proporcional ao tamanho da mancha.

Depois que a pasta estiver pronta, aplique-a na região afetada, esfregando suavemente em movimentos circulares. Deixe-a no local durante 10 minutos e depois a retire bem com um pano seco.

Por último, lave com água e sabão de coco, até que as manchas saiam definitivamente.

6. Leite morno

Por possuir um caráter apolar, o leite adere muito bem à mancha de caneta, removendo-a facilmente. Isso porque ele consegue dissolver o material do qual a tinta de caneta é composta.

Depois de aplicar o leite morno com um pano, lave bem a região com água e sabão neutro. Essa lavagem posterior vai ajudar a boneca a não ficar com cheiro de leite.