Como usar água oxigenada para limpar os ouvidos


A água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio, é um produto muito conhecido para diversos fins, mas quando o assunto é usá-la para a saúde, ficam dúvidas que precisam ser tiradas. No caso de usar água oxigenada no ouvido, a verdade é que não faz mal e pode usar sim, mas com cuidado. Veja a seguir como fazer a aplicação, qual é o efeito que ela causa e outros usos para esse produto.

Como usar água oxigenada no ouvido?

A razão de usar água oxigenada no ouvido é para ajudar na cicatrização e desinfecção de feridas ou no alívio de dores leves. Ela não deve ser colocada em grande quantidade na intenção de remover a cera.

Se houver cera em excesso, o médico otorrinolaringologista deve ser procurado para fazer a remoção e descobrir a causa do problema. Isso porque a cera é uma proteção para o ouvido, e se tirar demais pode acabar causando uma infecção séria.

Então, para fazer a aplicação da água oxigenada no ouvido deve-se aquecer meia xícara de água, apenas para ficar morna, e depois completar a xícara com água oxigenada. Deve colocar a mistura em um conta gotas ou seringa sem agulha.

A pessoa deve deitar virada de lado, então é feita a aplicação de algumas gotas no ouvido, deixando agir por até 5 minutos. Para remover, deve virar para o outro lado, assim o líquido vai sair. Está pronto. Esse processo deve ser feito esporadicamente, não todos os dias.

Benefícios da água oxigenada

Por ser um produto bactericida e antisséptico a água oxigenada tem o principal benefício de promover a limpeza e desinfecção. Sendo assim, ela tem os seguintes benefícios:


1. Antifúngico

A água oxigenada pode ser usada para eliminação de fungos, como da frieira. Pode-se usar colocando os pés de molho em uma solução com metade de água comum e metade de água oxigenada, deixando agir por 15 minutos. Depois se deve secar muito bem.

2. Desinfecção de feridas

Sejam na pele ou nas mucosas, como dentro da boca ou na garganta, a água oxigenada misturada com água comum ajuda a desinfetar e cicatrizar as feridas e irritações. Mas importante, ela nunca deve ser ingerida, apenas usada para bochecho ou gargarejo, cuspindo em seguida. Se for usar na pele é só aplicar com um algodão sobre a ferida e deixar secar.

3. Limpeza da pele

Não só para ajudar a desinfetar e cicatrizar feridas, a água oxigenada também pode ser aplicada para remover manchas da pele e reduzir o efeito da acne, junto com os produtos adequados para cada tipo de pele. Antes de usar, consulte um dermatologista.

Outros usos da água oxigenada

Além desse uso para limpeza do ouvido, a água oxigenada serve para muitas outras coisas, como esterilização de instrumentos, pois é bactericida, na limpeza doméstica para tirar mofo, remoção de ferrugem, de manchas de sangue da roupa. Outro uso muito popular da água oxigenada é para descolorir os cabelos.

Então, é um produto seguro, pois é composto de hidrogênio e oxigênio, mas mesmo assim precisa ser usado com cuidado, sem excesso e com luvas. A aplicação em excesso ou de uma água que tenha mais do que 10 volumes, pode causar irritação na pele. Da mesma forma, deve haver cuidado especial ao misturá-la com outras substâncias.