Como usar e benefícios da argila no cabelo


Quando se usa um bom produto para tratar dos cabelos, não é apenas um benefício que se obtém. No caso de usar argila no cabelo, o resultado será de menos oleosidade, redução da queda, fortalecimento dos fios, aumento do brilho e melhor oxigenação, o que contribui para o crescimento acelerado.

Se é por todos esses resultados que você está buscando, veja outros benefícios de usar argila no cabelo, conforme cada tipo de argila, e também aprenda a fazer a aplicação do jeito certo.

Benefícios da argila para o cabelo

A argila é uma substância natural, extraída da natureza, mas que você encontra em lojas especializadas em produtos cosméticos. Na hora de comprar, escolha argila esterilizada, que pode ser a mesma usada em máscaras faciais. A diferença é que cada cor de argila age melhor em cada tipo de cabelo. Veja a seguir.

1. Argila verde

A argila verde oferece um melhor resultado em cabelos oleosos ou mistos. Ela ajuda a eliminar a caspa, as doenças do couro cabeludo, como dermatites, além de controlar a produção do sebo que causa o excesso de oleosidade.

2. Argila branca

Esse tipo de argila é o mais suave, recomendado para todos os tipos de cabelo. As loiras e platinadas podem usar sem medo, seja como máscara para reparação dos fios ou aplicada especificamente na raiz, com água, para promover uma desintoxicação capilar, já que a argila branca absorve as impurezas.

3. Argila preta

A argila preta, que também pode ser cinza, vai trazer ótimo resultado para que luta contra a queda de cabelo. É claro que se a queda for muito acentuada, pode ser sintoma de um problema de saúde, então se mesmo com o tratamento da argila, a queda persistir, procure um dermatologista.

4. Argila vermelha

Essa é a opção perfeita para as ruivas, que pode ser usada como máscara, pois ela também serve como tonalizante para avivar a cor natural dos fios. Na raiz, com água, pode ser aplicada para o efeito de desintoxicação.

5. Argila roxa

Mais uma recomendação especial para cabelos loiros e platinados, é a argila roxa. Ela ajuda a amenizar o tom amarelado que ocorre com a ação do tempo. Então é uma opção para evitar passar produtos industrializados destinados a essa finalidade.

6. Argila rosa

Para os cabelos secos, a argila rosa é ótima para fazer máscara de hidratação ou, assim como as outras, para aplicar direto na raiz e desintoxicar o couro cabeludo, deixando os fios mais macios e sedosos.


Como usar argila no cabelo?

Em primeiro lugar é importante saber que argila demais resseca. Então, não use com tanta frequência. Uma vez na semana ou a cada quinze dias é o suficiente, de acordo com os demais tratamentos que você costuma fazer e com o estado do seu cabelo, se está muito danificado ou apenas necessita da manutenção normal.

A argila é comprada em pó e você precisa diluir em água para aplicar nos cabelos. Mas se quiser fazer máscaras com mais nutrientes também pode misturá-la com óleos vegetais naturais, vinagre de maçã, clara de ovo, mel e infusão de ervas.

Todos esses ingredientes são normalmente utilizados para promover a hidratação, a limpeza e trazer mais saúde aos cabelos e também à pele. Escolha um ou dois e faça sua máscara capilar caseira.

1. Preparando a argila

Coloque 4 colheres de sopa de argila em um recipiente. Para diluir você pode adicionar água natural, água de coco ou infusão de ervas. Se usar vinagre, dilua duas partes iguais de vinagre e água antes de misturar ao pó de argila.

Depois misture muito bem para que fique um creme homogêneo e vá adicionando água para dar o ponto certo, que é um ponto médio. Não pode ficar nem muito grossa nem muito fina, pois a intenção é conseguir passar tranquilamente nos cabelos e não escorrer. Deve ficar como um creme.

2. Aplicação na raiz

A aplicação da argila pode ser feita com a raiz úmida ou seca, você escolhe o que mais gostar. Com a ajuda de um pincel de pintura capilar, vá aplicando a argila somente no couro cabeludo, parte por parte. Escolha um lado e vá fazendo até chegar ao outro, assim é mais organizado e você não esquece de alguma parte.

Depois de aplicar em todo o couro, massageie com os dedos e deixe agir por 15 a 20 minutos. Passado esse tempo, enxágue com água morna ou fria e depois aplique seu shampoo e seu condicionador de costume.

3. Aplicação nos fios

Para utilizar a argila no cabelo todo, comece lavando apenas com shampoo, escorra bem e depois aplique a argila em todo o comprimento dos fios, mecha por mecha. Depois de 15 ou 20 minutos de espera, enxague e aplique só o condicionador que já usa.

Se o objetivo for de hidratação, você pode misturar na argila diluída um pouco de mel, clara de ovo, água de coco ou um pouco de máscara hidratante pronta. Lembre-se que adicionar óleos vegetais é melhor para cabelos cacheados e secos, do que para lisos e oleosos.

De modo geral, não ultrapasse os 20 minutos de espera para remover a argila no cabelo ou ela poderá ficar muito dura e acabar ressecando os fios. Agora é só fazer o teste e conferir o resultado depois de algumas semanas de tratamento.