Como Usar Fio Dental Corretamente


Todos sabem que o uso da escova dental faz parte da nossa higiene básica do dia a dia.

Porém, quase sempre nos esquecemos de outro item importante para a nossa higiene bucal, o Fio Dental.

Isso ocorre em parte pela nossa dificuldade com o uso do fio, o que acaba nos tomando muito tempo durante o dia.

Portanto, hoje queria conversar sobre como passar o fio dental corretamente.

PORQUE DEVEMOS USAR O FIO DENTAL ?

Desde pequeno fomos orientados a realizar a escovação dos dentes. Quando realizamos esse processo, limpamos a parte da frente e de trás dos dentes além da parte de cima ( oclusal dos dentes ).

Acontece que a escova dental não alcança o espaço entre os dentes. Cada elemento dentário tem um contato com o do lado, chamado ponto de contato. Na nossa alimentação, restos alimentares podem se acumular nessa região e a melhor maneira para a sua remoção é usando o fio dental.

Portanto, o uso do fio dental é complementar a escova. Sem o uso dele, a higiene bucal não estará completa, já que o alimento irá se acumular entre os dentes, causando inflamação e sangramento dessa região.

AFINAL, COMO PASSAR O FIO DENTAL ?

O fio dental inicialmente pode parecer ser muito difícil de ser usado, já que a sua técnica parece muito mais complicada do que a da escova dental. Porém, com a prática ela se torna fácil e rápida. Veja abaixo a técnica de como passar o fio dental.

A técnica correta é a seguinte:

1 -Pegue cerca de 50 centímetros de fio dental e enrole frouxamente a maior parte dele em volta de cada dedo médio (enrole mais em um dedo do que no outro) deixando 5 centímetros de fio entre eles.

2 – Com os seus polegares e os dedos indicadores segurando o fio estendido, deslize-o suavemente para baixo entre os seus dentes, tomando cuidado para não pressioná-lo contra a sua gengiva.


3  – Curve o fio em volta de cada dente dando a forma de um “C” e mova-o para cima e para baixo nos lados de cada dente, inclusive abaixo da linha gengival. Desenrole um novo pedaço do fio conforme você passa de dente para dente

MAS AO PASSAR O FIO DENTAL MINHA GENGIVA SANGRA MUITO !

É muito comum ouvir essa frase dos nossos pacientes.

Realmente, quando não se usa constantemente o fio dental, nos primeiros dias de uso a gengiva pode sangrar e incomodar. Isso pode indicar que você tem uma inflamação na gengiva.

Porém, persista em seu uso, após alguns dias realizando a técnica correta esse sangramento deve parar. Caso não pare, você deve procurar atendimento com o dentista.

E SE EU USAR PONTES OU APARELHO DENTÁRIO, QUE IMPOSSIBILITE O USO DO FIO DENTAL?

Nesse caso você terá que usar um fio dental de inserção, onde ao invés de colocar o fio pela parte de cima, você vai entrar com ele na parte da frente dos dentes.

Como exemplo temos o SuperFloss, que apresenta uma ponta rígida que permite inseri-lo entre os dentes, em volta do aparelho, ou sob a ponte; um fio mais esponjoso, para a limpeza de espaços mais amplos, e um fio normal para a limpeza dos dentes.