Como usar óleo de coco para cozinhar? Veja dicas e cuidados


O coco sempre foi uma fruta popular em todo o país, mas as partes consumidas eram a polpa fresca ou seca, ralada, ou ainda a água extraída do seu interior. Agora, é a vez do óleo de coco entrar nas dietas de alimentação saudável. Esse óleo costuma ser usado para incluir em diversas receitas, mas há dúvidas sobre usar óleo de coco para cozinhar, especialmente por causa da temperatura elevada que pode tirar suas propriedades.

Em primeiro lugar é importante escolher um óleo de qualidade, que pode ser extravirgem, ou seja, extraído da fruta fresca, ou até refinado, extraído da fruta seca, quando o objetivo for aquecê-lo em altas temperaturas.

A quantidade a ser consumida deve ser equilibrada, já que esse óleo possui uma elevada quantidade de gordura saturada, aquela que aumenta o colesterol, mesmo também contendo muitas vitaminas e minerais ótimos para a saúde.

Então, dentro dessas condições, usar óleo de coco para cozinhar é bom sim, e você vai ver agora quatro formas de utilizá-lo para ter uma alimentação mais gostosa e saudável.

4 Formas de usar óleo de coco para cozinhar

A maioria dos óleos vegetais são sensíveis às altas temperaturas, em especial os extravirgens, o que faz com que percam importantes propriedades quando levados a mais de 180 °C. Mas não é o caso do óleo de coco. Então, se você quiser usá-lo para pratos que não vão superar essa temperatura, pode ser o extravirgem. Se usar para ferver entre 180 °C e 200 °C, escolha o refinado. Veja as dicas:

1. Óleo de coco para refogar, grelhar e saltear

Nesses tipos de pratos ou até mesmo em assados, o óleo de coco refinado é a melhor escolha, desde que tenha uma marca de sua confiança, com renome no mercado, que produza o óleo de qualidade, realmente puro. Com uma colher de sopa para uma porção que sirva uma pessoa, já será o suficiente para ter uma refeição mais saudável do que se usar outros óleos vegetais.

2. Óleo de coco para cozinhar sobremesas

Naquelas receitas de sobremesa em que se utiliza o óleo de milho, soja, canola ou a manteiga, pode substituir pela mesma quantidade de óleo de coco. Se não for levar acima de 180 °C, use a versão extravirgem que é mais saborosa e aromática.


3. Óleo de coco para lanches

Nos lanches da manhã ou da tarde, que são as vitaminas, granolas com fruta, iogurtes e bolos saudáveis ou até sanduíches com salada, inclua uma colher de sopa de óleo de coco extravirgem para absorver seus nutrientes e deixar a refeição ainda mais gostosa.

4. Óleo de coco como tempero

Por fim, se você costuma usar outros óleos vegetais para temperar a salada, mude para o óleo de coco. A única opção que pode manter e alternar com o óleo de coco é o azeite de oliva extravirgem, que também é muito saudável quando não submetido a altas temperaturas.

Benefícios do uso do óleo de coco na alimentação

Embora seja uma rica fonte de gorduras saturadas, consideradas ruins para o organismo, não é à toa que óleo de coco tenha uma fama tão boa e seja tão utilizado e recomendado pelos nutricionistas. Entre os benefícios do óleo de coco estão:

  • Melhora o metabolismo;
  • Melhora a saúde bucal;
  • Melhora a função cerebral;
  • Combate infecções;
  • Redução da gordura visceral;
  • Prolonga a saciedade;
  • Fornece antioxidantes para melhorar o funcionamento das células;
  • Melhora a saúde das articulações.

Além disso o óleo de coco também pode ser usado para fazer tratamentos capilares e aplicar na pele, deixando-a mais hidratada e nutrida. Pode aplicar como máscara facial e capilar, removedor de maquiagem e sobre machucados.

Cuidados a ter

Os cuidados que precisa ter para obter todos os benefícios do óleo de coco para cozinhar é saber o momento de usar a versão extravirgem ou refinada.

Também tenha cuidado para não exagerar na quantidade, pois, conforme mencionado anteriormente, ele contém uma alta quantidade de gorduras saturadas que estimulam o acúmulo do colesterol ruim nas paredes das artérias.

Mas se usar com cuidado, de preferência na quantidade recomendada por um nutricionista, conseguirá obter todos os benefícios da fruta para melhorar sua saúde.