Confira quais doenças que você pode ter por falta de vitamina D


1 – Osteoporose

Quando não recebem reposição de cálcio e vitamina D, os ossos se tornam fracos e quebradiços.

Isso porque a ausência de vitamina D provoca uma compensação por parte do organismo, que usa todo o cálcio do nosso corpo, esgotando nossas reservas.

2 – Asma

Deficiência de vitamina D prejudica os pulmões, causando complicações em quem sofre de asma.

Por outro lado, quando a vitamina D é presente de maneira adequada no organismo, há a melhora no problema, já que a vitamina D bloqueia a passagem das proteínas responsáveis por causar inflamações nos pulmões.

3 – Aumento do colesterol ruim

Outro benefício da vitamina D é que ela equilibra os níveis de colesterol, tanto bons, como ruins.

Quando há falta desta vitamina, há um risco de aumento do colesterol ruim que pode desencadear em outros diversos problemas de saúde.

4 – Alergias

Outro distúrbio causado pela carência de vitamina D são as alergias que surgem graças à baixa imunidade, resultado da escassez de vitamina D.

Dentre as principais alergias estão aquelas causadas por alimentos.

5 – Depressão

Doenças silenciosas, como a depressão, também podem ser provocadas pela ausência de vitamina D no organismo.

A vitamina D também é bastante importante para o bom funcionamento do cérebro, órgão relacionado a distúrbios como este.

6 – Diabetes

A ausência de vitamina D provoca alterações nos níveis de glicose no sangue, estando diretamente relacionada ao diabetes tipo 2.


7 – Artrites Reumatoides

Pesquisas indicam que a presença regular de vitamina D no organismo protege as mulheres de desenvolver artrites reumatoides.

8 – Doenças cardiovasculares

A Falta de Vitamina D está relacionada a doenças cardiovasculares e hipertensão, já que melhora a imunidade do corpo e o controle de inflamações.

9 – Câncer

Pesquisas apontam que a falta de vitamina D deixa a imunidade baixa, abrindo espaço para o aparecimento de diversos tipos de câncer.

Para quem se encontra em tratamento contra a doença, as chances de resposta aos tratamentos são superiores quando há bons níveis de vitamina D, segundo pesquisas internacionais.

10 – Doenças da boca

Queda de dentes, enfraquecimento da arcada dentária e outros problemas bucais estão diretamente ligados à carência de vitamina D.

Como resolver o problema de falta de vitamina D

A melhor maneira para solucionar a carência de vitamina D no organismo é tomando sol todos os dias, de preferência pela manhã (até as 10h) e à tarde (após as 15h).

Em tempos frios ou nublados, a vitamina D pode ser suprida com a alimentação. Alguns alimentos que são ricos em vitamina D são o atum, o salmão, a sardinha, gema de ovos, queijos, bife de fígado, cogumelos e ostras.

Em último caso, peça uma suplementação de vitamina D manipulada em farmácias ao seu médico.