Conheça os benefícios do chá preto para a saúde


Se você já ouviu falar ou experimentou o chá verde, vai achar interessante saber que o chá preto é produzido a partir da mesma planta, a Camellia sinensis. Aliás, além desses dois tipos, dessa planta também se faz o chá branco e o chá oolong. O que muda entre eles é o modo de processamento.

A planta Camellia sinensis é de origem chinesa e indiana, portanto essa é a origem do chá. Atualmente já existem plantações em outras partes do mundo, inclusive no Brasil, devido ao simples fato de que esses chás são o segundo tipo de bebida mais consumida no mundo. Veja agora quais são os benefícios do chá preto para a saúde, como preparar e quais os cuidados que deve ter ao consumir.

Para que serve?

Uma das principais e mais procuradas características desse chá é o seu alto teor de cafeína. Logo, ele pode ser consumido em substituição a uma xícara de café. Em 240 mililitros dele, você consome 45 microgramas de cafeína.

Sendo assim, é uma ótima fonte de estimulante para quem busca por ter mais energia ao longo do dia. Como a cafeína atua no sistema nervoso central, ele vai influenciar inclusive no seu estado de humor, no nível de concentração e no comportamento. Veja mais benefícios:

1. É rico em antioxidantes

Tem uma grande quantidade de polifenóis e catequinas, que são substâncias antioxidantes. Quer dizer que eles atuam na regeneração das células do corpo que estão envelhecidas e adoecidas por falta de oxigênio.

2. Contribui com a saúde cardiovascular

Outro ótimo benefício é que o seu consumo regular contribui com o tratamento de disfunções que podem ocorrer nas artérias do coração nas pessoas que já apresentam problemas cardíacos.

Ele também ajuda a prevenir doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, como o colesterol alto, em quem é saudável.

3. Atua no controle da diarreia

Há pessoas que sofrem frequentemente com quadros de diarreia. O problema precisa de tratamento médico, mas uma das opções naturais para usar regularmente é esse chá. Ele contém substâncias chamadas taninos, que ajudam a controlar esse distúrbio intestinal.

4. Atua no tratamento da asma

Beber uma xícara de chá preto em uma crise de asma é uma ótima maneira de abrir as vias aéreas e melhorar a passagem do ar, aliviando os sintomas.


Chá tipo preto emagrece?

O chá preto é um bom aliado em uma dieta saudável que prevê o emagrecimento. Além de contribuir com todos os benefícios já mencionados, importantes para facilitar o emagrecimento, ainda há outro ponto importante. Em uma xícara desse chá há somente duas calorias.

Outro ponto importante que o relaciona ao emagrecimento é que ele contém flavonoides inibidores de um tipo de enzima necessária para a absorção de gordura. Logo, sem essa enzima, a gordura vai embora do corpo sem ser digerida.

Aqui vale lembrar que o corpo também necessita de gorduras saudáveis, então não pode simplesmente tomar um monte de chá sempre que comer fontes de gordura boa, ou seu organismo vai ficar deficiente desse macronutriente.

Então, deve tomar uma quantidade equilibrada, como uma xícara ao dia, e combinada com uma dieta saudável e a prática de atividade física. Assim irá emagrecer com mais facilidade e com muita saúde.

Como fazer chá preto?

A receita do chá preto é bem simples. Quando for comprar, prefira as versões em pacotinhos com a planta picada e desidratada ao invés do chá de saquinho. Isso porque as versões em saquinho nem sempre são puras, podendo haver mistura com outros tipos de chá.

Ingredientes

Chá preto: 1 colher (sobremesa);
Água: 700 mililitros;
Mel: 1 colher (sopa);
Canela: 1 pau.

Modo de preparo

  1. Coloque a água para aquecer e desligue assim que iniciar a fervura. Coloque o chá, abafe e deixe por 5 minutos;
  2. Depois coe, sirva em uma xícara e misture a canela e o mel apenas na xícara. Vá bebendo ao longo do dia.

Contraindicações e cuidados a ter

O principal cuidado que deve ter com relação ao consumo desse chá é por causa da cafeína. Por isso ele precisa ser consumido com ainda mais cuidado por pessoas que sofrem de insônia, arritmia cardíaca, estresse constante, pressão alta e ansiedade.

Basicamente é a mesma recomendação que se faz sobre o café. Além disso, também por causa da cafeína, deverá evitar tomar esse chá à noite para que ele não prejudique o sono. Se não tiver nenhum problema relacionado, pode beber até três xícaras ao dia, tranquilamente.

Loading...