Conheça os perigos e riscos ao fazer as unhas


Muitas mulheres costumam fazer as unhas pelo menos uma vez por semana. Pela comodidade, é comum que grande parte delas prefira fazer as unhas fora de casa, em um salão. Mas saiba que essa preferência pode trazer alguns riscos e perigos.

Perigos e riscos

Um dos maiores perigos de fazer as unhas fora de casa está relacionado à higiene. Nem todo salão trabalha com materiais esterilizados ou mesmo limpos. Há possibilidade de você pegar algumas infecções, por exemplo. Veja abaixo outros riscos.

Cutículas

A cutícula é uma pele que une a unha com a pele superior dos dedos. Quando tira-se a cutícula, você passa a abrir um caminho para que possíveis bactérias e sujeiras entrem em seu organismo.

Em casa você garante um ambiente livre desses problemas. Em um salão, no entanto, nem sempre. Por isso é preciso ter muita certeza de onde você está indo.

Alicate de unha e sangue

O risco é ainda maior quando se tira a cutícula e há sangramento. Se for ferida por um alicate que foi usado em outra cliente antes de você, há riscos de você ser contaminada por alguma doença. O problema é que nem sempre é possível ter certeza se o objeto foi devidamente higienizado ou não.

Lixas de unhas e pés

As lixas dificilmente são esterilizadas. Por isso, seu corpo fica suscetível a contrair fungos se o objeto tiver sido utilizado em alguma cliente anterior com alguma infecção fúngica. Um exemplo de doença causada por fungos é a micose.


Pessoas com diabetes

As pessoas com diabetes devem ter ainda mais cuidado, pois quando apresentam alguma infecção, o organismo pode aumentar os níveis de glicose no sangue.

Palitos de unha

Por serem de madeira, dificilmente foram esterilizados, o que pode facilmente transmitir fungos e doenças.

Cuidados que você deve ter

Se preferir, leve o seu próprio material de unhas para a manicure utilizar. Desta forma você sabe se foi ou não esterilizado corretamente.

Esteja atenta ao material utilizado pela profissional. Você pode pedir que utilize apenas materiais descartáveis caso você não possua um kit de unhas próprio na sua casa.

Para manter a saúde das suas unhas, é importante que você dê tempo antes de aplicar um novo esmalte. Assim como a pele, a unha precisa “respirar” para que mantenha-se saudável, pois a aplicação de esmaltes e produtos químicos com muita frequência a deixam fraca.

Quando possível, procure fazer as unhas você mesma. Você é a pessoa que conhece melhor os limites do seu corpo e que pode perceber quando uma atividade está sendo invasiva para o seu organismo ou não.

Loading...