Cuidados com a pele no inverno para mantê-la saudável e bonita


Em qualquer época do ano é importante cuidar bem da pele para mantê-la saudável e bonita. Mas nos meses mais frios, a tendência é que qualquer tipo de pele fique mais ressecada e precise de atenção extra. Por isso, veja quais são os melhores cuidados com a pele no inverno, seja para  pele oleosa, seca, mista ou prejudicada pelo sol ou pelos efeitos da idade.

Cuidados com a pele oleosa

Mesmo quem tem pele oleosa sente que ela fica mais áspera no inverno. Um misto de oleosidade com secura que parece formar uma camada protetora, mas que o aspecto não é dos melhores.

Comece os cuidados com a pele no inverno lavando o rosto três vezes ao dia usando um sabonete neutro. Não é necessário usar loção de limpeza, a menos que não seja oleosa. Em seguida, um adstringente é bom para prevenir a oleosidade e a acne.

A pele oleosa não dispensa hidratação, pois no inverno ela também resseca. Então escolha um hidratante sem óleo, seja em gel, gel-creme ou com silicone. Depois da limpeza e hidratação, não esqueça do protetor solar para o seu tipo de pele.

Cuidados com a pele seca

Pessoas com a pele naturalmente seca percebem que esse efeito se intensifica no inverno, já que há mais vento e menos umidade no ar.

Para não ficar com a pele escamada e rachada, a dica é escolher bons cremes hidratantes, com ceramidas e nutrientes, para utilizar no corpo todo. Use especialmente nas partes que ficam mais expostas, como rosto, pescoço, colo e mãos.

Evite sabonetes comuns e esfoliantes diariamente. Prefira esfoliar e fazer limpeza de pele apenas uma vez por semana, sem fazer um processo muito longo, para não remover a hidratação da pele.

Tome cuidado com os banhos excessivamente quentes, pois eles ressecam ainda mais a pele. Ao sair do banho, aplique um hidratante ou óleo nutritivo, especialmente se for à noite, para que ele entre em ação durante o sono.


Ao longo do dia, pode aplicar um hidratante várias vezes para manter a pele macia e nutrida. E não se esqueça do protetor solar quando estiver na rua.

Cuidados com a pele mista

A pele mista é a mais comum, mas requer atenção extra porque precisa combinar tanto produtos para pele seca quanto para pele oleosa. Os cuidados com a pele no inverno incluem lavar duas vezes ao dia, com sabonete suave, de preferência vegetal, de camomila ou de melissa.

Depois aplique gel de limpeza e tônico ou adstringente da chamada zona T, do nariz e testa. Em seguida aplique um bom hidratante para pele mista, também duas vezes ao dia. O protetor solar deve ser usado mesmo no inverno e pode ser o mesmo para pele oleosa, evitando géis.

À noite, antes de dormir, é interessante usar um produto mais leve, que na composição tenha ácido glicólico, mandélico ou alfa-hidroxiácido.

Atenção extra à pele prejudicada pelo sol ou pela idade

Os cuidados com a pele no inverno valem também para quem pegou muito sol no verão e, claro, para as peles de pessoas que já estão sentindo os efeitos da idade. Nesse período, o tipo de pele varia muito conforme as mudanças hormonais que estão ocorrendo no organismo.

Então o melhor é consultar um dermatologista para saber quais os melhores produtos para aplicar no seu tipo de pele. Procure evitar tanto o ressecamento quanto o surgimento de acne.

A pele que sofreu ação do sol necessita de bastante hidratação para retomar o seu aspecto normal. É importante utilizar hidratantes e protetor solar sempre que sair na rua e manter essa hidratação, mesmo nos ambientes fechados.

Fazer máscaras faciais hidratantes ajuda bastante também. Quando a pele estiver voltando ao normal, então deve utilizar os produtos recomendados para o tipo específico de pele.

Loading...