Cuscuz engorda ou emagrece?


O cuscuz é um prato típico africano feito à base de farinha. Ele é muito simples de ser preparado, mas é facilmente excluído das receitas de quem busca emagrecer. Apesar disso, pode ser facilmente combinado com diferentes vegetais e acompanhamentos, mas será que o cuscuz engorda devido à sua composição?

Cuscuz engorda: sim ou não?

Popularmente é dito que o cuscuz engorda, porém é um dos grãos que contém uma boa variedade de nutrientes. Ele pode ser um grande aliado na dieta se for consumido sem exagero e também conciliado com uma alimentação saudável.

A versão do cuscuz integral é ainda melhor, pois não passa pelo processo de refinamento, em que se perde muitos nutrientes. Apesar disso, não é recomendado que o cuscuz seja substituído por completo na alimentação no lugar de outros grãos como a quinoa e o arroz integral, pois eles são ainda mais ricos. O ideal é que haja a maior variedade de grãos possíveis na alimentação para que a nutrição de diferentes compostos seja consumida.

Propriedades nutricionais do cuscuz

Muito dizem que o cuscuz engorda, mas pouco se diz sobre seus minerais e vitaminas. O cuscuz pode deixar de ser um inimigo na sua dieta se for consumido com moderação.

Fonte de proteínas

O cuscuz é uma rica fonte de proteína vegetal, sendo essa de 12% da quantidade diária recomendada. A proteína vegetal é benéfica para a saúde da pele e os tecidos musculares. A proteína do cuscuz, assim como a maioria dos vegetais, é magra e atua diretamente na manutenção dos tecidos e dos órgãos.

Contém fibras

Além da quantidade de proteínas, o cuscuz contém fibras, que auxiliam na saúde digestiva e intestinal. As fibras têm um papel muito importante no emagrecimento, pois regulam e estimulam o intestino, fazendo com que as toxinas sejam eliminadas através das fezes. As fibras também previnem a prisão de ventre, ajudando a movimentação da comida durante todo o trato digestivo.

Quando feito de grãos integrais, o cuscuz é ainda mais rico em fibras. Esse grão promove ainda mais saciedade, absorvendo água e inchando-se no sistema digestivo, o que ajuda no processo de emagrecimento.

Vitaminas

No caso do cuscuz comum, o grão é refinado e por isso perde vários nutrientes durante a sua fabricação. Já o integral oferece sempre mais vitaminas, proteínas, fibras e minerais.


O cuscuz é rico em vitamina B6, niacina, tiamina, ácido fólico e outros. Ele ajuda a prevenir inflamações do organismo enquanto ajuda a estimular a energia, mantendo os glóbulos vermelhos saudáveis.

Minerais

Os minerais são fundamentais para o organismo, e essa é uma das grandes vantagens do cuscuz. Apesar de muitos acreditarem que o cuscuz engorda e que não contêm grande valor nutritivo, os minerais contidos nesse alimento são fósforo, magnésio, zinco, manganês, ferro e 61% da quantidade diária recomendada de selênio.

Os danos provocados pelos radicais livres no organismo podem ser prevenidos, os ossos são fortificados, o sangue estimulado. O consumo de cuscuz também ajuda a regular os níveis de colesterol e a melhorar o funcionamento do cérebro e nervos.

Como fazer cuscuz?

Visto como um prato pesado, acredita-se que o cuscuz engorda. No entanto, além de todos os benefícios desse alimento, também é possível preparar uma versão dele ainda mais light, acrescentando mais legumes na receita. Você ainda pode utilizar ovos cozidos, azeitonas, milhos e muitos outros ingredientes para deixá-lo ainda mais nutritivo e saboroso.

Ingredientes

  • Brócolis médio: 1;
  • Alho: 1 dente;
  • Alcaparras: 2 colheres de sopa;
  • Azeite: 1 colher de sopa;
  • Sal e pimenta-do-reino: a gosto.

Modo de preparo

1. Lave o ramo de brócolis e corte-o em pequenos pedaços e cozinhe-o no vapor, até que fique macio.

2. Leve o brócolis a um liquidificador e triture-o juntamente com o dente de alho e com o cuscuz até que se torne um farinha encorpada.

3. Passe a mistura para a frigideira e refogue com uma colher de azeite e as alcaparras.

4.  Quando o cuscuz estiver coma textura desejada, retire do fogo e passe o conteúdo para uma forma de pudim. Leve à geladeira por duas horas e sirva.